SescTV exibe show inédito, gravado no Brasil, com o jazzista norte-americano Archie Shepp

 
Além de tocar saxofone e cantar, o músico fala, entre outros temas, sobre as misturas, nas músicas, de elementos de diferentes culturas, em especial da africana 
Dia 26/09, quarta, às 22h
 
  
Um dos relevantes nomes na história do Free Jazz, o cantor e saxofonista Archie Shepp, nascido em 1937 na Flórida – EUA, apresenta grandes standardsacompanhado pelos músicos Darry Hall, no baixo acústico; Steve McCraven, na bateria; Tom Mclung, no piano;  e o paulistano Maurício Takara, na percussão, como convidado. 
  
O espetáculo - que integra o projeto Jazz na Fábrica e foi gravado no Sesc Pompeia, na capital paulista, em maio de 2011 – tem direção para TV de Camila Miranda e estreia no dia 26/09, quarta, às 22h, no SescTV. 
  
Pontuando o show, Shepp comenta a nuances da cultura africana encontrada na brasileira, como o Yorubá e o Candomblé; conta que, durante os mais de 30 anos que leciona nos Estados Unidos, sempre pautou em suas aulas a América do Sul, o Brasil, as Índias Ocidentais, a Jamaica e Cuba, além de destacar a influência das músicas desses lugares na sonoridade das canções norte-americanas. 
  
Shepp é contra a separação e ao rótulo dado para as composições, como jazz e blues. Segundo ele, esses nomes confundem e impedem que a música se desenvolva. "Elementos como chamada e resposta, batida de palmas, pés, tudo isso os negros africanos levaram da África para o Novo Mundo. Através da escravidão, da evolução, do sincretismo, da combinação da religião tradicional africana com as religiões europeias...", explica. O artista garante que a música tocada hoje, chamada de jazz, é uma combinação de elementos culturais, em especial o africano. 
  
Referindo-se a sua visita ao Brasil, Shepp diz que o sentimento foi o mesmo em relação com a África, pois são lugares que nunca tinha ido, mas que foram essenciais para a formação de sua identidade. 
  
O repertório do show abre com Don´t Get Around Much Anyone, composição de Duke Ellington, e na sequência Hambone, canção oriunda do folclore tradicional negro. Para tocá-la, o baterista Steve McCraven utiliza o próprio corpo como instrumento. O show contempla ainda RevolutionRound Midnight; e Down Home New York
  
  
  
Sobre o SescTV
  
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010. 
  
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 
  
SERVIÇO: 
  
Musical 
  
Archie Shepp 
Estreia: 26/09, quarta, às 22h 
Reapresentações: 27/09, às 16h; 28/09, às 10h; 29/09, às 19h; e 30/09, às 07h, 16h e 23h. 
Classificação indicativa: Livre 
Direção para TV: Camila Miranda 
Produtora: Fuego Produções 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado