TV Cultura exibe documentário inédito sobre Caravaggio

 


Produzido pela emissora em HD, com direção de Helio Goldsztejn, especial retrata a vida do gênio italiano e traz entrevistas com os maiores especialistas do país. No ar na próxima segunda (1/10), às 23h30

 


Para aqueles que ainda não tiveram como ver a exposição Caravaggio e seus seguidores, em cartaz no Masp (Museu de Arte de São Paulo) até domingo (30), e também para aqueles que querem saber mais sobre a vida e a obra do gênio italiano, a TV Cultura leva ao ar, na próxima segunda-feira (1/10), a partir das 23h30, o documentário inédito Caravaggio, o mestre dos pincéis e da espada, sobre a fascinante história de um dos maiores pintores da humanidade.

 

Além de retratar a vida e a obra do artista, o especial, produzido em HD e dirigido por Hélio Goldsztejn, mostra todos os detalhes e bastidores da maior exposição sobre Caravaggio trazida para o Brasil. O documentário ainda conta com entrevistas de renomados especialistas do país: André Tavares (historiador da arte), Fábio Magalhães (curador da exposição), Lorenzo Mammi (filósofo e historiador), Luciano Migliaccio (historiador da arte), Luiz Marques (historiador da arte) e Carlos Ebert (fotógrafo de cinema)

 

Mestre da pintura, da luz e da sombra, Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) foi um artista de personalidade violenta, polêmica e transgressora. O mesmo gênio que pintou para a Igreja e o poder tinha como modelos os homens e mulheres do povo. Ele costumava retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma: vendedores, músicos ambulantes, ciganos e prostitutas.

 

Outra característica de suas obras são os efeitos de iluminação criados pelo jogo de luzes e sombras, que causam um impacto realista em seus quadros.

 

O pintor morreu aos 39 anos, no sul da Toscana.  Apesar de curta, sua vida foi o suficiente para torná-lo imortal. 

 

 

Direção Geral: Hélio Goldsztejn

Direção e roteiro: Alexandre Handfest

Realização TV Cultura e Base 7

Duração: 53 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado