PROJETO LEVADA Oi FUTURO APRESENTA SEU ÚLTIMO MÊS DE SHOWS E RESERVA SURPRESA PARA NOVEMBRO


 

·         Em sua última edição em 2012, projeto leva ao Oi Futuro em Ipanema Eleonora Falcone (12 e13/10), Ellen Oléria (19 e 20/10) e a banda Isadora (26 e 27/10)

 

·         Nos dias 2 e 3 de novembro o projeto apresentará os shows de encerramento de um grande artista que há 30 anos vem fazendo parte de todos os movimentos mais importantes da música brasileira e que estará lançando álbum solo

 

·         Com início em maio, o Levada Oi Futuro terá reunido, até seu encerramento, 20 artistas de 12 estados do país em 40 shows que lotaram o centro cultural em Ipanema

 

O Oi Futuro apresenta em outubro Eleonora Falcone (dias 12 e 13), Ellen Oléria (dias 19 e 20) e Isadora (26 e 27), em shows no centro cultural em Ipanema. Ao todo, o projeto com patrocínio da Oi por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro terá reunido 20 artistas nacionais, em 40 shows, com o objetivo levar ao público expoentes de várias regiões do país e novos trabalhos de nomes já estabelecidos dos mais variados gêneros musicais.

 

Em sua última edição em 2012, o projeto contará com atrações que reforçam ainda mais sua vocação inovadora. O público terá a oportunidade de conhecer em outubro a MPB paraibana de Eleonora Falcone, a mistura brasiliense de Ellen Oléria e a eletrônica carioca da banda Isadora. 

 

Produzido pela Zucca, o projeto tem curadoria de Jorge LZ (DJ, produtor e apresentador do programa Geleia Moderna, da rádio Roquette Pinto FM) e Roberto Guimarães, curador do Oi Futuro: "Graças à constância e à quantidade de shows, o projeto pode traçar um painel bem consistente do que está acontecendo pelo Brasil. A cada mês, pudemos misturar nomes que nunca tinham se apresentado no Rio – e que demostraram ser incríveis, como Renata Swoboda, de Santa Catarina – com nomes de trajetória maior, mas que raramente se apresentam no Rio, como Bixiga 70 e Tatá Aeroplano. O Levada acabou sendo também plataforma de lançamentos de CDs no Rio, que, com o projeto, conheceu o novo trabalho do Lirinha", exemplifica Roberto. Jorge LZ lembra ainda que o Levada Oi Futuro mostrou que a diversidade é um dos pontos altos da nova música popular brasileira. "O projeto contou com atrações das cinco regiões do país, retratando o quão interessante é a produção musical nacional atual. O que norteou a programação não foi o estilo, mas a qualidade", enfatiza.

 

As atrações de outubro

 

Primeira atração deste mês no Levada Oi Futuro, Eleonora Falcone nasceu na Paraíba, mas criou-se cantora no final da década de 1980, no Rio de Janeiro. Com dois CDs na bagagem e parcerias com Marcos Sacramento, Suely Mesquita, Pedro Luís e Walter Galvão, Eleonora aporta dias 12 e 13 de outubro no Oi Futuro, em Ipanema.  No ir e vir entre Rio e João Pessoa, a cantora consolidou-se como intérprete de personalidade, navegando por estilos e linguagens diversos. Seu trabalho é marcado pelo ineditismo do repertório e por discos de produção independente, num cenário onde a liberdade de expressão e o descompromisso com as exigências do mercado fortalecem sua identidade artística. Neste show, como sugere o título "Duas Margens", ela mostrará tanto o repertório do CD carioca "Apetite" como o paraibano de "Eu tenho um pedaço de sol que guardo comigo desde menina". Acompanhará Eleonora o trio formado por Anderson Mariano (violão/guitarra), Adriano Ismael (baixo) e Flávio Boy (bateria/percussão).

 

A segunda atração do mês é a brasiliense Ellen Olléria, formada atriz pela Universidade de Brasília e que desde o ano 2000 atua no circuito cultural como cantora, compositora e instrumentista autodidata. Ellen ganhou inúmeras edições do Festival Universitário FINCA (Festival Interno de Música Candanga), da UnB, e multipremiada no Festival de Música Tom Jobim do Sesc – DF e no Festival de Música dos Correios. Ellen Olléria mostrará aos cariocas sua mistura de samba, jazz, pop, afoxé, hip hop e rock dias 19 e 20 de outubro, no palco do Oi Futuro, em Ipanema. A aprovação de produtores, críticos, músicos e do público em geral comprovam a versatilidade dessa artista completa, que em 2012 lança seu segundo projeto: o DVD "Ellen Oléria e Pret.utu ao vivo no Garagem", com as participações de Hamilton de Holanda, Emicida, GOG e Gérson King Combo.

 

Mesmo sendo carioca, a banda Isadora ainda pode ser considerada novidade por aqui, fato que, com os shows dias 26 e 27 de outubro no Levada Oi Futuro, em Ipanema, tende a mudar. Lançando seu primeiro álbum, "A eletrônica e musical figuração das coisas", a banda rearranja tendências e confunde fronteiras com seu trabalho elaborado, com muitas camadas de sons e sobreposição de elementos sonoros. O nome Isadora é tanto inspiração como homenagem à bailarina americana Isadora Duncan, precursora do que hoje se conhece como dança moderna. Em seu primeiro álbum, a banda buscou os elementos da experiência vanguardista da bailarina para produzir uma música de movimentos improváveis, mas harmonicamente belos. As referências são Radiohead, Caetano Veloso, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Bach, John Coltrane, Erik Satie, Funk Carioca, Piazzola e Avishai Cohen, entre outras tantas. Sua formação traz Bruno Cosentino na voz, violão e guitarra; o colombiano/costa-riquenho/brasileiro Andrés Patiño, no violão e na guitarra; Bernardo Prata, no baixo; Gabriel Carneiro na bateria; e Pedro Tié no piano e texturas eletroacústicas.

 

Grande panorâmica da música de vanguarda é no Oi Futuro em Ipanema

 

Inaugurado em setembro de 2009, o Oi Futuro em Ipanema tem sua programação voltada para a música e o audiovisual, já tendo sido palco de apresentações de grandes artistas nacionais e internacionais. O teatro de 120 lugares vem recebendo o que há de mais contemporâneo e inovador na música, colocando o centro cultural como radar de tendências em diversos gêneros e estilos, atuando em três frentes. A primeira delas é a apresentação de novos nomes, por meio do Mapa Oi Novo Som – panorâmica de bandas e artistas com diferentes sotaques – e do Ouve.Aí, programação que prestigia a nova cena da música instrumental brasileira. Uma segunda frente, a partir de 2012, é o lançamento de artistas e bandas que estão despontando e de novos álbuns, com o Levada Oi Futuro. Uma terceira iniciativa é abrir espaço àqueles que estão se firmando como os mais inventivos de suas cenas, por meio de festivais como o Novas Frequências, mais voltado para a música internacional de vanguarda, e o Sonoridades, que celebra misturas inusitadas de gêneros e estilos, sob a batuta de Nelson Motta.

 

Sobre o Oi Futuro

 

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam a democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

 

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal.

 

Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

 

SERVIÇO

 

LEVADA Oi FUTURO OUTUBRO/NOVEMBRO 2012

Atrações Outubro: Eleonora Falcone(12 e 13), Ellen Olléria (19 e 20), Isadora(26 e 27)

Local: Oi Futuro

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar – Ipanema

Horários: sextas e sábados, às 21hIngressos: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia

Duração: 90 minutos

Classificação etária: 14 anos

Capacidade de público por sessão: 120 pessoas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado