Reportagens de Zero Hora e Rádio Gaúcha vencem o 34º Prêmio Vladimir Herzog


Trabalhos realizados por profissionais do Grupo RBS são os únicos gaúchos a constar na lista dos premiados

 


Trabalhos de Zero Hora e Rádio Gaúcha vencem a 34º edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. A grande reportagem de ZH "Filho da Rua: alternativas para o drama dos meninos das esquinas", com texto de Letícia Duarte, fotos de Jefferson Botega e edição de Rodrigo Muzell, foi premiada na categoria especial "Criança em situação de risco". A série de reportagens da Rádio Gaúcha sobre adoção "À espera de um lar", de Renata Colombo, recebeu Menção Honrosa na categoria "Rádio". Pela primeira vez, o julgamento dos trabalhos e a divulgação dos resultados da premiação foram realizados em sessão pública, com transmissão ao vivo pela internet na quarta-feira (10).

 

Publicada em um caderno especial de 16 páginas encartada na edição de 17 junho, a reportagem de ZH é resultado de três anos de apuração de Letícia Duarte, desde março de 2009, e conta a história de Felipe*, um menino de rua de 14 anos que teve sua trajetória acompanhada de perto pela repórter. Além do suplemento, o trabalho rendeu também o Painel RBS "Filho da Rua: alternativas para o drama dos meninos das esquinas", realizado no dia 18 de junho, para ampliar a discussão em torno do tema e buscar soluções para o problema entre especialistas e representantes do governo e do Judiciário. Conheça o trabalho: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/pagina/filho-da-rua.html. Confira o Painel RBS na íntegra no site www.painelrbs.com.br.

 

Produzida pela repórter Renata Colombo, da Rádio Gaúcha, a série especial de quatro reportagens sobre adoção foi veiculada de 16 a 19 de janeiro no programa Chamada Geral – Segunda Edição. Escute: Rio Grande do Sul tem 791 crianças na fila de adoçãoPais que entram na fila de adoção sem fazer exigênciasMesmo quem não tem preconceito se torna vítima da fila de adoção no RS e Como uma promotora de Gravataí conseguiu elevar de 2 para 28 o número de adoções de crianças em abrigos do município.

 

34º Prêmio Vladimir Herzog

Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o prêmio reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos nas mais diversas mídias. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de outubro, às 19h30, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica (Tuca), em São Paulo. Mais informações em www.premiovladimirherzog.org.br.

 

*Os nomes do menino e da família foram trocados para preservar as identidades, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado