SescTV estreia “Biblioteca del Corpo”, coreografia de Ismael Ivo


Inédito, o espetáculo mostra corpos arquivados em caixas de vidro, fazendo alusão a uma grande biblioteca. Os compartimentos se rompem e os indivíduos saem em busca de compartilhar informações 
31/10, quarta, às 24h
  
Inspirado no conto "A Biblioteca de Babel", do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899 – 1986), o espetáculo Biblioteca del Corpo foi concebido e dirigido pelo bailarino e coreógrafo paulistano Ismael Ivo - que vive no exterior desde1983. A dança é apresentada por 25 integrantes do projeto L´ Arsenale dela Danza, da Bienal de Dança de Veneza, na Itália. Esse projeto foi criado por Ivo e busca o aperfeiçoamento de bailarinos. O coreógrafo também é diretor da Bienal. 
Com estreia agendada para o dia 31/10, quarta, às 24h, no SescTV, a atração integra a série Dança Contemporânea, cuja direção para TV é assinada por Antonio Carlos Rebesco. 
Com cenário de Marcel Kaskeline, o espetáculo Biblioteca del Corpo mostra uma instalação que remete a uma enorme biblioteca, na qual corpos ficam expostos em compartimentos de vidro, tal qual livros arquivados em prateleiras. Quando esses cubos se rompem, os indivíduos saem em busca de troca de informações. 
Conta Ismael Ivo que todo bailarino é como se fosse uma obra autêntica. "Cada livro que é arquivado nessa biblioteca precisa ser aberto, precisa revelar as suas capacidades, emoções, seus desejos, as suas informações, explica. "Então, 'o indivíduo', como dizia Borges, 'passa a vida tentando encontrar a ordem', completa". 
Segundo o coreógrafo, para o escritor argentino, as pessoas sempre estão à procura da "ordem específica", que a direcione ao livro exclusivo do conhecimento. E, a partir do momento que esses corpos de libertam dos espaços onde estavam arquivados, eles iniciam as suas trajetórias no "percurso existencial", onde há "encontros, desencontros, acordos, desacordos, acertos, desacertos". Ivo assegura que esses acontecimentos podem levar o indivíduo a "encontrar a sua escritura" e "virar as páginas de seu próprio livro". 
Dança Contemporânea: 
A série instiga a reflexão sobre os rumos estéticos e conceituais da dança contemporânea na televisão; registra as técnicas aplicadas na elaboração de um espetáculo de dança; conta com as principais companhias de dança do País; e mostra making of e entrevistas. 
   
  
Sobre o SescTV
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010. 
  
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 
  
  
SERVIÇO: 
  
Dança Contemporânea 
  
Biblioteca del Corpo 
Concepção e coreografia: Ismael Ivo 
Estreia: 31/10, quarta, às 24h. 
Reapresentações: 01/11, às 18h; 03/11, às 21h; e 05/11, às 16h. 
Classificação indicativa: 16 anos 
Direção para TV: Antonio Carlos Rebesco 
Produtora: Pipoca Cinevídeo 
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado