SescTV estreia programação especial que integra o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Viodeobrasil 2012


São sete programas sobre a filmografia do cineasta britânico Isaac Julien

  
Explorando a multiplicidade da linguagem audiovisual, SescTV estreia no dia 22/10, segunda, às 23hVideobrasil na TV – Isaac Julien,  programação especial que integra uma das plataformas de ações do 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_VideoBrasil, edição 2012. 
  
São sete programas gravados durante a exposição Isaac Julien: Geopolíticas, apresentada pela primeira vez no Brasil, com curadoria de Solange Farkas, entre os dias 4/9 a 16/12 na Unidade do Sesc Pompeia, na capital paulista. Composta por quatro instalações, a exposição traça um painel da filmografia desse cineasta britânico, cuja obra possui um viés político-poético e foca as questões da homossexualidade negra. Cada episódio é pontuado por depoimentos de Julien, considerado um dos relevantes nomes da arte em meios audiovisuais. 
  
O primeiro programa, Passagens: Caixa Preta - Cubo Branco, aborda a filmografia de Isaac Julien, desde os coletivos de cinema independente de Londres à turnê internacional de Ten Thousand Waves. 
  
Julien, que nasceu em 1960, conta que o gosto pela arte surgiu na Zona Leste de Londres, onde cresceu em meio a muitos artistas. Estudou pintura, escultura e fotografia, se formando numa época de efervescência política e muito criatividade na área cultural, naquela capital. O interesse por filmes nasceu quando ele tinha 20 anos de idade. 
  
Hoje, com uma extensa filmografia, o cineasta comenta sobre algumas de suas produções, entre elas, Looking for Langston (Procurando por Langston), de 1989, que discute questões ligadas à homossexualidade do negro; e Ten Thousand Waves, de 2010, na qual diversas imagens se desenrolam em várias telas. Para Julien, este tipo de trabalho pode ser uma nova experiência, com ou sem narrativas nas imagens. 
  
Ainda sobre seus filmes, ele diz que ao mesmo tempo que gosta de provocar por meio de sua obra, também procura seduzir o público; e  tal sedução é construída a partir das diferentes formas usadas para filmar, seja na estética ou nas diversas intervenções pictóricas. 
  
Isaac Julian fala do comprometimento que tem em contar uma história por meio da imagem. Ele assegura que é relevante relacionar essas imagens com a poesia. "Porque é um modo de ter uma abordagem mais lírica na construção das imagens", explica. 
  
O cineasta expõe seu interesse pelo novo no cinema; por direcionar o próprio olhar para diversos lugares no mundo; e por biografias de personalidades, esta porque além de analisar pessoas, ele contextualiza o presente que sempre está ligado ao passado. Na produção Derek, de 2008, Julian aborda a filmografia do cineasta britânico Derek Jarmas, que morreu, em 1994, vítima do vírus da AIDS. 
  
Sobre o SescTV
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010. 
  
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 
  
  
SERVIÇO: 
  
Videobrasil na TV – Isaac Julien 
  
Passagens: Cubo Preto – Cubo Branco 
Estreia: 22/10, segunda, às 23h 
Classificação indicativa: 16 anos 
Direção: Marco Del Fiol e Jasmin Pinho 
Curadoria e direção geral: Solanfe Farkas 
Produtora: Mão Direita / Casa Redonda 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado