Festival Adaptação chega a sua 3° edição com mostra de filmes e debates em homenagem aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

 Sessões de cinema no Complexo do Alemão, Especial Joaquim Pedro de Andrade e pré-Balada Literária estão entre os destaques

 

Festival será promovido de 08 e 18 de novembro no Oi Futuro, Instituto Moreira Sales e Espaço Itaú de Cinema

 

Inspirado nos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Festival Adaptação 2012 apresenta filmes e debates que dialogam com o evento considerado um marco na cultura brasileira e responsável por revelar novos rumos para a produção artística do Brasil. A programação completa está no site do festival www.festivaladaptacao.com.br.

 

Entre os dias 08 e 18 de novembro, o Oi Futuro, o Instituto Moreira Sales (IMS) e o Espaço Itaú de Cinema receberão longas e curtas-metragens de renomados roteiristas e diretores que estabelecem conexões com o trabalho dos artistas e intelectuais do passado. A curadoria do Festival Adaptação é assinada pela jornalista Carolina Benjamin e pela roteirista Rita Toledo, sócias na produtora DAZA ao lado da atriz Leandra Leal. O roteirista e professor Lucas Paraizo também é um dos curadores.

 

"A curadoria se propõe a exibir obras que dialoguem com a produção dos artistas de 1922 e das posteriores gerações de artistas e intelectuais no Brasil. A ideia é exibir filmes e propor discussões sobre o ideário modernista e sua atualidade, contemplando os movimentos que beberam nesta fonte, como é o caso do Cinema Novo e do Tropicalismo", afirma Carolina Benjamin.

 

No dia 08 de novembro, a pré-estreia do documentário "Futuro do pretérito: tropicalismo now", dirigido por Ninho Moraes e Francisco César Filho, vai abrir o Festival em grande estilo, no Espaço Itaú de Cinema. Mistura de documentário, intervenção artística, show musical e esquetes teatrais, o filme fala do movimento que revolucionou a cultura e os costumes no Brasil no final dos anos 1960 e ecoa até hoje, assim como a Semana de 1922.

 

Mostra de filmes e debates

O Especial Joaquim Pedro de Andrade exibirá a obra completa do diretor carioca em cópias de 35 mm restauradas. Entre os destaques, o longa "O Homem do Pau-Brasil" (1981), uma desafiadora homenagem a Oswald de Andrade, além do clássico adaptado de Mário de Andrade, "Macunaíma" (1969). Também será exibido o primeiro filme que ele dirigiu, "O Poeta do Castelo".

 

"Joaquim Pedro de Andrade desempenhou papel singular na relação entre esses dois grupos-chave da cultura moderna brasileira: os cineastas do Cinema Novo e os modernistas de 1922. Sua obra ganha muita força quando exibida por completo, e poderemos assistir a cópias recém restauradas, em ótimo estado de conservação", diz Rita Toledo.

 

Toda a programação reflete o espírito inovador do Modernismo e muitos filmes trabalham, de distintas formas, o imaginário sobre a brasilidade. "Girimunho" (2011), de Helvécio Marins e Clarissa Campolina e "Crede-mi" (1996), de Bia Lessa e Dany Roland, por exemplo, são obras que trazem o interesse pela realidade do "sertão" e possuem inspiração na literatura de Guimarães Rosa.

 

Febre do Rato (2011) e O Baixio das Bestas (2007), ambos de Cláudio Assis, também serão exibidos, seguidos de uma mesa de debates com o renomado roteirista dos filmes, Hilton Lacerda.

 

Ao lado de filmes que conquistaram a crítica e o público nos últimos anos, obras que já se tornaram referência do cinema brasileiro, como "Pindorama" (1970), de Arnaldo Jabor, "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), de Glauber Rocha, e "Jubiabá" (1985), de Nelson Pereira dos Santos. "Oswaldianas", série de cinco curtas-metragens adaptados de diferentes textos do modernista Oswald de Andrade, será exibido por completo em cópias 35mm em exibição rara nas salas cariocas.

 

Os encontros com cineastas e pensadores renomados são oportunidades de reflexão para o público após as sessões de cinema. Ninho Moraes, Luiz Caldas, Hermano Vianna, Clarissa Campolina, Felipe Bragança, Bia Lessa, Hilton Lacerda, Adirley Queirós, Nelson Pereira dos Santos e José Carlos Avellar fazem parte do time de debatedores.

Mostra de filmes gratuita no Alemão e Pré-Balada Literária

 

Nesta 3° edição do Festival Adaptação, a Praça do Conhecimento, na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, vai abrigar sessões de cinema e curso com o professor Hernani Heffner, entre os dias 12 e 15 de novembro. O filme de abertura é o premiado "Baile Perfumado" (1997), dirigido por Paulo Caldas e Lírio Ferreira.

 

Também será exibido na comunidade, exatamente na localidade de Nova Brasília, o aclamado "A cidade é uma só?", de Adirley Queirós, premiado no Festival de Tiradentes de 2012. O filme traz uma reflexão sobre os 50 anos da Capital Federal, apresentando de forma inventiva a questão da exclusão no espaço da cidade desde sua criação. A obra será exibida após o curta-metragem "Brasília, Contradições de uma Cidade Nova", de Joaquim Pedro de Andrade.

 

"Desde a primeira edição do Festival, temos a intenção de levar atividades para comunidades de baixa renda. Neste ano, através de uma parceria com o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), pudemos dialogar com o pessoal do Alemão, ouvir as demandas e compor uma programação em conjunto, absorvendo o que mais interessou a eles dentro da grade do Festival. Nosso objetivo é que essa parceria se solidifique e se aprofunde com o tempo, rendendo frutos para todos os envolvidos", conta Carolina.

 

Para que o intercâmbio de experiências esteja garantido, foram reservadas vagas para pessoas ligadas à Praça do Conhecimento frequentarem as demais ações de formação realizadas na Zona Sul. Jovens da comunidade atuarão como monitores das mostras de filmes e debates.

 

No último fim de semana do Festival, a Balada Literária, estabelecida há sete anos na capital paulista, vai ganhar uma prévia carioca com direito a sarau de poesias e encontro com José Miguel Wisnik, Marcelino Freire, organizador do evento em São Paulo, e Sérgio Vaz, poeta e organizador da Semana de Arte Moderna da Periferia e do Sarau da Cooperifa, que agitam os bairros periféricos de São Paulo há 11 anos.

 

O Festival Adaptação é viabilizado através da Lei do ISS da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. A Contax assina o patrocínio e o projeto ainda conta com o apoio cultural do Oi Futuro, Instituto Moreira Sales (IMS) e PUC-Rio, além de apoio do Bar Astor, Boteco Belmonte, Promenade Apart-Hotéis e Azul Linhas Aéreas Brasileiras, e promoção pela Auwe, Canal Brasil, Globo Universidade e Rede Globo.

 

A produtora DAZA nasceu em 2010 a partir da iniciativa de três parceiras em torno do desejo de realizar projetos culturais inovadores, capazes de promover a reflexão acerca do mundo contemporâneo e atuar de forma ativa e diferenciada na economia da cultura no Brasil. Além do Festival Adaptação, que chega à sua terceira edição, a produtora tem entre suas realizações o projeto Operação Sônia Silk - série de três longas-metragens rodados em janeiro deste ano, com equipe e elenco em comum (Leandra Leal, Mariana Ximenes e Jiddu Pinheiro) e coproduzidos pelo Canal Brasil.

 

SERVIÇO:

Festival Adaptação – 3° edição

 

Mostra de filmes

Instituto Moreira Sales (IMS)

Entre os dias 09 e 18 de novembro

Espaço Itaú de Cinema (sala 3)

Entre os dias 09 e 14 de novembro

Oi Futuro em Ipanema

Entre os dias 13 e 18 de novembro

Ingresso: R$ 12,00 (inteira) / R$ 6,00 (meia-entrada)

 

Debates

Instituto Moreira Sales

Entre os dias 09 e 15 de novembro

Entrada gratuita

 

Oi Futuro em Ipanema

Dias 16, 17 e 18 de novembro

 

Programação no Complexo do Alemão

Praça do Conhecimento – Nova Brasília

Dias 12, 13, 14 e 15 de novembro

Sessões a partir das 20h

Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado