SescTV exibe documentário do britânico Isaac Julien sobre o artista Derek Jarman


 
A produção integra a série Videobrasil na TV - Isaac Julien, que reúne sete filmes-chave do artista britânico, exibidos todas as segundas, às 23h

O SescTV exibe, no dia 26/11, às 23h, o filme Derek (2008, 78', vídeo, cor), do cineasta inglês Isaac Julien. O documentário, codirigido por Tilda Swinton e Colin MacCabe. homenageia o cineasta, pintor e escritor Derek Jarman (1942-1994), considerado um dos artistas mais originais da Grã-Bretanha.

Com sua arte underground, Derek respondia à era Thatcher com um "cinema de pintor", criando montagens vibrantes a partir de imagens e ideias. Ao longo de sua carreira, Derek trabalhou em parceria com outros artistas e músicos, tais como o bailarino Michael Clarke e a banda Smiths.

Para Julien, o filme é um resgate à memória de Derek, cuja trajetória é marcada também pelo ativismo gay. "Em 2008, ficou claro para nós que as pessoas não lembravam do Derek, que o cinema que ele representava não era tão poderoso, tão inspirador. Foi muito importante contar a história dele", afirma Julien. O filme apresenta ainda entrevista com Derek, gravada em 1991, quando ele, diagnosticado com Aids, estava à sombra de sua morte.

O documentário integra a programação Videobrasil na TV – Isaac Julien, reunindo sete filmes do artista inglês, exibidos pelo SescTV entre 22/10 e 3/12, sempre às 23h. Cada programa traz ainda depoimentos exclusivos do próprio Isaac Julien, comentando os filmes e destacando o processo de criação de cada um. A direção dos episódios é de Marco Del Fiol e Jascim Pinho.

No próximo dia 3/12, o canal exibe o sétimo e último episódio do Videobrasil na TV – Isaac Julien: Mar de Telas, no qual Isaac Julien apresenta imagens e comenta a instalação da obra Ten Thousand Waves, de 2010, na qual diversas imagens se desenrolam em várias telas. Para Julien, este tipo de trabalho pode ser uma nova experiência, com ou sem narrativas nas imagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado