VIVA celebra o centenário de Luiz Gonzaga com exibição do 'Som Brasil'



No dia 13 de dezembro de 1912, nascia Luiz Gonzaga, uma das figuras mais importantes e criativas da Música Popular Brasileira. E, para comemorar o seu centenário, o VIVA apresenta o "Som Brasil" especial em homenagem ao compositor. Elba Ramalho, Marina Elali, o grupo Cabrueira e o cantor Rubi interpretam as canções do eterno Rei do Baião no
dia 01 de dezembro, à 0h.

Luiz Gonzaga do Nascimento cresceu no povoado do Araripe, a 700 km de Recife, no sertão de Pernambuco. Iniciou sua carreira ainda criança, quando aprendeu a tocar acordeão com o pai. Através do exército, viajou pelo país e, em 1939, no Rio de Janeiro, tocava choros, sambas, foxtrotes e participava de programas de calouros nas rádios. Em 1941, o músico começou a ser reconhecido por seu trabalho. Gonzagão apresentou, no programa de Ary Barroso, a música de sua autoria "Vira e Mexe", sucesso que fez ele  assinar seu primeiro contrato com uma gravadora. A partir daí, Luiz Gonzaga foi trabalhar na Rádio Nacional e, da parceria com o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, nasceu a sua marca registrada: o figurino de vaqueiro com o gibão e o chapéu de couro.

Exibido originalmente em 2008 pela TV Globo, o "Som Brasil Especial Luiz Gonzaga",comandado por Letícia Sabatella, traz Elba Ramalho para abrir a festa. A cantora interpreta as clássicas "Baião", "Juazeiro", "Asa Branca" e "Vida de Viajante". O cantor goiano Rubi, acompanhado por quatro músicos, apresenta sua versão de "Respeita Januário", "Assum Preto" e "A Volta de Asa Branca". Já as canções "Dezessete e Setecentos", "Morte do Vaqueiro" e "Pau de Arara" recebem a interpretação do grupo paraibano Cabrueira. E Marina Elali canta "Qui nem Jiló", "Xote das Meninas" e "Sabiá".

Com mais de 50 anos de carreira e quase 200 discos gravados, Luiz Gonzaga faleceu em 1989 e também é lembrado no programa através de imagens de arquivo e declarações marcantes, como "Nasci para ser humilde, nasci para ser simples. Nasci para unir as pessoas, para unir gente. E me tornei um cantor de massa em São Paulo."

Som Brasil

O "Som Brasil" estreou na TV Globo em 1981 com o objetivo de divulgar a música regional brasileira. Inicialmente, o programa era dirigido e apresentado pelo cantor Rolando Boldrin, responsável também pela criação e formato da atração. Ao longo do tempo, o Som Brasil sofreu algumas mudanças e começou a ser apresentado por atrizes como Patrícia Pillar, Letícia Sabatella e Camila Pitanga. Além disso, o musical passou a homenagear grandes compositores e a abrir espaço para novos artistas ainda pouco conhecidos pelo público. No VIVA, o "Som Brasil" é exibido desde o lançamento do canal, em maio de 2010.

Som Brasil

VIVA - Canal Globosat 

No ar dia 15 de dezembro, à 0h

Horário Alternativo: Domingos, às 19h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado