Autor de atentados da Noruega em 2011 é personagem de série do BIO


Dois atentados em julho de 2011, que resultaram na morte de 77 pessoas, chocaram o mundo e, especialmente, a Noruega. O autor eraAnders Behring Breivik, um extremista de direita que deu início à matança ao estacionar uma van branca carregada de explosivos, próxima aos escritórios do primeiro-ministro, no centro de Oslo. A explosão do carro-bomba deixou dezenas de feridos e oito mortos. Em seguida, ele se dirigiu à Ilha de Utoyea e metralhou jovens social-democratas, reunidos no local, fazendo outras 69 vítimas.

 

N episódio inédito, O Cruzado da Morte, da série A Maldade de Perto – atração do BIO no dia 10/12, segunda-feira, às 23h – os detalhes da tragédia vêm à tona por meio de depoimentos de amigos, familiares e colegas de Anders Behring Breivik, 33 anos, até então considerado uma pessoa comum, amável, com quem conviviam e em quem confiavam. Para eles, Breivik jamais seria capaz de cometer esse tipo de atrocidade.

 

Antes do ataque do dia 22 de julho de 2011, Anders enviou uma mensagem por e-mail para mais de mil pessoas e, em seguida, divulgou um vídeo em que anunciava que estava prestes a matá-las. Era tudo parte de um plano, que vinha sendo desenvolvido havia nove anos, contra os muçulmanos e o multiculturalismo do país. Em seu julgamento, o criminoso foi convicto e defendeu os seus atos, alegando terem sido motivados para o bem de seu país. O júri descartou qualquer possibilidade de internação em hospital psiquiátrico e o condenou a 21 anos de prisão, que poderá ser prorrogada enquanto for considerado perigoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado