SÉRIE USA CIÊNCIA PARA DESVENDAR FATORES QUE RESULTAM EM MORTES ACIDENTAIS


 
Especialistas e reconstiuições explicam mortes como a do ator Brandon Lee e a do bateirista do Led Zeppelin, John Bonham

Dramatização da morte de Brandon Lee
 

O acaso também está sujeito a princípios científicos para acontecer – essa é a premissa da qual parte a série AS MAIS ESTRANHAS FORMAS DE MORRER (CURIOUS AND UNSUAL DEATH), que estreia episódios da sua segunda temporada a partir de quinta-feira10 de janeiro, às 20h40.

A produção analisa a ciência envolvida em mortes acidentais. Todas as histórias têm em comum o fato de retratarem fatalidades motivadas por circunstâncias curiosas: um pneu furado que ocasiona uma explosão, a casa que vai aos ares por conta de um míssil da Segunda Guerra enterrado há décadas sob a cozinha, e a morte do ator Branden Lee, no set de filmagens do filme do qual era protagonista. Os estudos de casos e análises em profundidade oferecidos pela série provam que o acaso pode ser explicado, mas nunca controlado.

Reconstituições e animações computadorizadas contextualizam os fatos enquanto especialistas fornecem o repertório científico que os telespectadores precisam para entender a conjunção de fatores que resultou no trágico fim dos envolvidos.

Os episódios agrupam três casos de acordo com temas, conforme as breves sinopses que seguem abaixo:

Na hora e no lugar errados
Um animador de festas infantis estava dirigindo a caminho de um aniversário, quando o seu companheiro, um elefante inflável gigante, começou a encher de ar sozinho, dentro do carro. Ronald Opus tentou cometer suicídio pulando de um prédio de dez andares, mas fracassou, porque foi morto por uma bala perdida, quando subia as escadas. Richard Layton caçava com seu irmão, Bruce. Richard disparou contra um pássaro, mas atingiu Bruce, que estava a seis quilômetros de distância.

Diversão
Quatro paraquedistas foram contratados para promover a abertura de um mercado quando correntes de vento interromperam a apresentação e fizeram com que um deles perdesse a vida. Leslie Harvey, guitarrista de uma banda de rock, morreu eletrocutado em pleno palco, diante da plateia lotada. Brian Gatefield jogava videogame dentro de um barco, quando uma onda enorme atingiu a embarcação.

Morte sob pressão
Um camponês romeno fazia geleia de ameixas em seu fogão a lenha quando sua casa explodiu por conta de um míssil da Segunda Guerra Mundial que estava há décadas enterrado sob seus pés. Lois Baumeren foi atingido por jato de vapor de água quente vindo de uma tubulação subterrânea que rompeu o aslfalto em Nova York. Uma briga entre dois caminhoneiros terminou quando um deles tentou furar o pneu do outro com uma faca – o ar pressurizado impulsionou a faca de volta para sua própria garganta.

Natureza
Um pescador usou um cabo elétrico como método para pegar peixes, mas acabou eletrocutado também. Joanne Mary Davidson teve a barraca onde estava arrastada por uma rajada de vento fostíssima, que tirou-lhe a vida. Mohammed Junaid Hussain escalava uma montanha e acabara de chegar ao cume, quando teve de procurar abrigo por conta de uma tempestade repentina. Ele então recebeu uma ligação em seu telefone celular, o que atraiu um raio mortal.

Melhores amigos 
Nick Berrena estava mostrando decidiu contar com a ajuda de um amigo para testar o colete à prova de balas de Kevalr, mas o produto falhou. Tim Lyndon foi morto por seu amigo enquanto brincavam com uma pistola de pregos. Brian Middleton armou uma vingança que deveria provocar a alergia crônica de seu irmão, Conrad, mas acabou tirando-lhe a vida.

Tarefas domésticas
Jodie Lane passeava com seis cachorros em Nova York quando os animais pisaram em uma placa de metal eletrificada. Claude François tentou consertar a lâmpada enquanto estava na banheira, tomando um banho de imersão. Hans Pendler foi sufocado por um rolo de papel de parede ultra resistente.

Eles deveriam saber...
Damian Biev voltava para o hotel depois de uma longa noite de bebedeira quando, desavisado, urinou em um trilho de ferrovia eletrificado. Robert Overcrocker dirigia um jet ski sobre Niagara Falls com a intenção de lançar-se sobre a queda d'água com um paraquedas, mas o equipamento não funcionou no momento decisivo. Em 1711, o cientista Georg Richmann ouviu trovões e correu em direção a eles para tornar-se a primeira pessoa que morreu durante um experimento com eletricidade de que se tem registro.
 
Segurança
Arthur de Souza Coelho instalou um dispositivo de segurança em seu carro que funcionava como uma cerca elétrificada, para protegê-lo contra roubos, mas esqueceu-se de desligá-lo antes de encostar no próprio veículo. Georgie Markov foi assassinado com uma dose de cianeto disparada por um guarda-chuva de espiões, no auge da Guerra Fria. Até hoje, a KGB é vista como a principal suspeita. Megan Frey foi confundida com um alvo falso durante um treinamento de soldados.

Carros
David Willis voltava de uma festa de Halloween quando perdeu o controle do carro e foi sufocado pelo pirulito que comia. Isabella Duncon foi jogada para fora do carro pela echarpe que vestia, quando esta enroscou na roda do conversível. Serena Sutton-Smith bateu na traseira de um carro, mas não tirou o pé do acelerador. Os pneus se desgastaram e as faíscas que saíram das rodas atingiram o motor e fizeram o carro dela pegar fogo rapidamente.

Marido e mulher
Ralf e Pia Broom foram mortos por um lustre enorme que despencou sobre a mesa de jantar. O sargento John Winter colocou 750 quilos de explosivos no carro da esposa – o resultado foi ouvido a 14 quilômetros de distância e nenhum traço do carro ou da vítima foram encontrados, apenas uma cratera de cinquenta metros. Helena Simms, esposa do cientista nuclear Harold Simms, teve um caso com seu vizinho. Como vingança, Harold contaminou sua maquiagem com um composto de urânio, matando-a lentamente ao longo de três meses.

Personalidades
O ator Brandon Lee foi morto no set de filmagens de "O Corvo" durante uma cena na qual o personagem era baleado. O lutador profissional Owen Hart pretendia fazer uma entrada impactante no ringue, suspenso por cabos de aço que falharam. John Henry "Bonzo" Bonham era mais conhecido como o baterista do Led Zeppelin. Em 25 de setembro de 1980, após uma noite de festa com groupies, Bonham foi encontrado morto. A causa foi edema pulmonar – o astro engasgou com o próprio vômito.

Esportes
Ray Chapman, do Cleveland Indians foi atingido por um arremesso lançado por Carl Mays, do New York Yankees. Essa foi a primeira e única morte registrada no beisebol profissional. Ronnie Davison se apresentava em um circo como bala humana e foi vítima de um erro de cálculo que o levou à morte, em 1967. Ueli Gegenschatz, um basejumper conhecido internacionalmente, pulou da Torre Sunrise, em Zurique, na Suíça, quando, em queda livre, percebeu que o equipamento falhou.

Férias
Milka Sloan voltava de um mergulho noturno. Molhada e descalça, ela colocou a chave eletrônica na fechadura metálica e foi instantaneamente eletrocutada. Tayna Nickens foi sugada para o fundo de uma banheira com defeito e os esforços de um salva-vidas, um policial e seis amigos não foram suficientes para salvá-la. Lori Keevil-Matthews estava de férias na Califórnia e quis ver uma instalação do famoso artista Christo. O projeto "Umbrellas" consistia em milhares de guarda-sóis amarelos e gigantes. Uma tempestade de vento arrancou um dos guarda-sóis e jogou Lori contra as pedras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado