TV Cultura investe em música e arte na programação de fim de ano

 

Entre os dias 23/12 e 1/1/2013, a emissora apresenta concertos internacionais, festival britânico de música pop e um "show da virada" com artistas da nova cena musical brasileira

 

A TV Cultura preparou uma programação especial de fim de ano que promete agradar crianças, jovens e adultos. Entre os dias 23 de dezembro e 1º de janeiro de 2013, a emissora leva ao ar uma série de atrações, que inclui desde um musical do TV Cocoricó com diversos artistas que marcaram presença no programa ao longo do ano, até o show da virada do Cultura Livre, estrelado por músicos como Karina Buhr, Tulipa Ruiz, O Terno, Tatá Aeroplano e Filipe Catto.

 

O pacote também traz uma roda de viola especial com Inezita Barroso e convidados no Viola, Minha Viola, além de concertos com os crianças do Projeto Guri e o da Orquestra Filarmônica de Viena. Eles serão apresentados na faixa Clássicos.

 

Ainda no campo da música, a TV Cultura importa um dos mais grandiosos festivais do universo pop: o Glastonbury. O show que vai ao ar é o de 2011, com Coldplay, U2 e Beyoncé na lista de atrações. 

 

Segue a programação detalhada:

 

Viola, Minha Viola. Dias 23/12 e 30/12, às 9h

Viola preparou dois especiais, um para cada data. Na edição natalina, que vai ao ar dia 23, Inezita Barroso recebe a Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Nalva Aguiar, além das duplas As Galvão, Rodrigo Mattos e Praiano e Lucas Reis e Thácio. No especial do Réveillon, no ar dia 30, haverá uma roda de viola e cantoria com as Irmãs Barbosa, Juliana Andrade e Jucimara, Roberto Corrêa, Badia Medeiros e Léu, da dupla Liu e Léu.

 

Clássicos Especial com Projeto Guri. Dia 23/12, às 16h

Para comemorar a chegada do Natal, cerca de 200 crianças e adolescentes do Projeto Guri apresentam obras sobre a data especial e contam suas experiências natalinas. Eles sobem no palco do Teatro Franco Zampari com diversas formações: Orquestra de cordas, Coral Juvenil, Coral Infantil, Trio de violões, Camerata de violões e Banda Sinfônica. O maestro Samuel Kerr conversa com as crianças sobre as mais diferentes festas populares brasileiras e a tradição do Natal em outros países da América Latina.

 

BBC Proms – Especial MGM. Dia 23/12, às 23h

Trata-se de um concerto, gravado no Royal Albert Hall em Londres, que celebra os 75 anos dos musicais da Metro Goldwin Mayer, a MGM. O repertório traz as famosas canções da era de ouro de Hollywood. A regência é de John Wilson.

 

Vila Sésamo. Dia 24/12, às 7h

A TV Cultura exibe episódio especial em que Garibaldo e Bel procuram enfeites para a árvore de Natal da Vila.

 

TV Cocoricó. Dia 24/12, às 11h30

A atração reuniu em um único programa alguns dos artistas que cantaram com a turminha do paiol ao longo da temporada. Entre os destaques, Lenine, Daniel, Inezita Barroso, Caju e Castanha, Tiê, Jair Oliveira, Max B.O. e Wandi Doratiotto.

 

Especial Doctor Who. Dia 24/12, às 21h30

A série do viajante do tempo e espaço acabou, mas, para contemplar os fãs do Doctor Who, a TV Cultura resolveu resgatá-la especialmente para compor o pacote de atrações do fim de ano. No dia 24, a emissora exibe dois episódios especiais, de uma hora de duração cada, com temática natalina:A invasão de Natal e Um conto de Natal.

 

Missa do Galo. Dia 24/12, à 0h

A TV Cultura exibe a tradicional Missa do Galo, celebrada pelo Papa Bento XVI, direto do Vaticano.

 

Quintal da Cultura Especial de Natal. Dia 25/12, às 14h30

Ludovico, Dorotéia e companhia divertem a criançada com esquetes e brincadeiras ligadas à data.

 

Aventuras de Dan Cruickshank na Arquitetura. Estreia dia 25, à 0h45

O historiador Dan Cruickshank viaja pelo mundo à procura de diferentes tipos de arquitetura. A proposta é mostrar como as edificações revelam inspirações, engenhosidades e crenças.

 

Cultura Documentários: Theatro Municipal 100 Anos. Dia 29/12, às 15h

Quando completou 100 anos, em 12 de setembro de 2011, o Theatro Municipal de São Paulo ganhou o documentário Theatro Municipal - 100 anos de arte, produzido pela TV Cultura e Secretaria Municipal de Cultura. O filme mostra a história de arte do espaço com imagens dos acervos da TV Cultura, Cinemateca Brasileira – TV Tupi e do próprio teatro. Depoimentos de músicos, historiadores, pesquisadores e jornalistas que participaram de sua história, em algum momento, relembram fatos marcantes ocorridos ao longo do centenário.

 

Clássicos apresenta a Orquestra Filarmônica de Viena. Dia 29/12, às 21h45

Nesta edição do Clássicos, a Orquestra Filarmônica de Viena – Gala Mozart se apresenta sob a regência de  Daniel Harding, tendo como solistas Anna Netrebko, Magdalena Kozená, Ekaterina Siurina, Patricia Petibon, Thomas Hampson, René Pape e Michael Schade. Criada em 1842, a Orquestra Filarmônica de Viena foi considerada a melhor orquestra da Europa por diversas vezes.

 

Cultura Documentários: Pinacoteca – Um Novo Olhar. Dia 30/12, às 15h

A relação entre a trajetória da Pinacoteca do Estado de São Paulo e a história da arte no Brasil é quase metonímica. As nove mil peças que o acervo possui passam pelo classicismo, modernismo, regionalismo, arte contemplativa e pela influência das vanguardas europeias. A prova desta confluência de movimentos, fundamental para a consagração das artes plásticas no País, é a exposição Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. É com base nela, e no período de reforma do espaço onde está exposta – o 2º andar –, que a TV Cultura apresenta um documentário especial sobre o museu, sua importância no cenário nacional das artes e, sobretudo, seu conteúdo expositivo.

 

Clássicos apresenta Cantatas de Bach. Dia 30/12, às 16h

O programa exibe um concerto só de cantatas de Johann Sebastian Bach sob a regência de John Eliot Gardiner, com participação do Coro  Monteverdi e da English Baroque Soloists, de Londres. O maestro Gardiner é fundador dos dois conjuntos, cuja especialidade é o repertório barroco. Ele é regente titular da Sinfônica da Rádio do Norte da Alemanha e frequentemente é convidado para se apresentar frente às principais orquestras do mundo.

 

Cultura Documentários: Caravaggio – Mestre dos Pincéis e da Espada. Dia 30/12, às 20h

Dirigido por Alexandre Handfest e Hélio Goldsztejn, o documentário retrata a fascinante história de um dos maiores pintores da humanidade.

 

Glastonbury Festival. Dia 30/12, às 23h

Trata-se de um dos festivais mais badalados do mundo, que reúne consagrados nomes da música pop internacional. Na edição que a Cultura exibe, a de 2011, estão escalados Coldplay, U2, Beyoncé, entre outros artistas.

 

Especial Maria Schneider e Big Band. Dia 31/12, às 21h45

A TV Cultura exibe, com exclusividade, a gravação do show da maestrina Maria Schneider no Sesc Pinheiros. O espetáculo traz Schneider regendo 21 músicos na 3ª Mostra Tom Jobim, da Escola de Música do Estado de São Paulo. Entre os destaques dessa formação estão Edu Ribeiro, Luiz Guéllo, Paulo Braga, Toninho Ferragutti, Eduardo Neves, Vinicius Dorin e Mané Silveira. No repertório, composições da própria jazzista norte-americana. Maria Schneider é um dos grandes talentos do jazz no mundo. Aclamada pela crítica e pelos músicos como representante tanto do clássico quanto da vanguarda, ela é compositora, arranjadora e band-leader. Suas influências nos remetem a Duke Ellington e também ao seu mentor Gil Evans. Maria Schneider e sua orquestra já receberam nove indicações ao Grammy e ganharam dois desses prêmios.

 

Cultura Livre Especial. Dia 31/12, às 23h

O programa apresentado por Roberta Martinelli, que acompanha os desdobramentos do universo musical brasileiro ganha, no dia 31, uma versão "show da virada". Em clima de festa, 20 artistas, entre eles Filipe Catto, Karina Buhr, Pélico, Tata Aeroplano, Tulipa Ruiz e Kiko Dinucc, se apresentam no palco do Teatro Franco Zampari, sob a condução dos garotos da banda O Terno.

 

Especial Gonzalo Rubalcaba. Dia 1º/1, à 0h45

O espetáculo que a TV Cultura exibe com exclusividade é uma apresentação solo de Gonzalo Rubalcaba no Teatro Alfa como parte da 3ª Mostra Tom Jobim, da Escola de Música do Estado de São Paulo. No repertório, composições próprias de seus recentes discos e de outros autores, como seu avô, Jacobo Rubalcaba, e do brasileiro Hermeto Paschoal. O pianista cubano Gonzalo Rubalcaba é reverenciado junto com Chucho Valdés como um dos grandes nomes da música cubana. Com 49 anos de idade, gravou mais de 30 discos, foi indicado 14 vezes ao Grammy e ganhou o prêmio quatro vezes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado