UM FINAL DE SEMANA EM HYDE PARK: Bill Murray e diretor falam sobre o presidente Roosevelt

"Roosevelt é o mais formidável personagem que já fui convidado a interpretar", afirma categoricamente o ator Bill Murray sobre o seu papel em UM FINAL DE SEMANA EM HYDE PARK, no qual interpreta o ex-presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt. Em junho de 1939, Roosevelt recebeu o Rei e a Rainha da Inglaterra na residência de campo do governante em Hyde Park, Nova York – marcando a primeira vez na história em que um monarca britânico visitou oficialmente o território americano. Conforme a Grã-Bretanha se aproximava de uma guerra com a Alemanha, a visita tinha um caráter que ia além do diplomático, já que o apoio de Roosevelt (e dos EUA, por consequência) seria mais do que estratégico. 

"Escolhendo seguir contra os interesses imediatos de seu partido e contra a política de isolacionismo defendida por seu próprio eleitorado, FDR (Franklin Delano Roosevelt) ofereceu uma verdadeira esperança para a Inglaterra, no que parecia ser uma situação sem qualquer esperança", diz o diretor do filme, Roger Michell ("Um Lugar Chamado Notting Hill"). Murray concorda, dizendo ainda que a decisão do estadista poderia mudar as existências de milhões de pessoas. "Em seu papel de liderança, ele acabou obrigado a caminhar por uma linha fina de envolvimento com o estava acontecendo no além-mar, ao mesmo tempo em que tentava reconstruir uma América devastada pela Grande Depressão. Ele teve que colocar numa balança as suas responsabilidades fiscais e militares. Roosevelt sabia quando seria a hora de se comprometer e quando seria a hora de ser forte", completa. 

 

Franklin Delano Roosevelt (nascido em 30 de janeiro de 1882 e falecido em 12 de abril de 1945) foi o 32º presidente dos EUA, governando de 1933 a 1945. Figura central durante os principais eventos mundiais do século 20, liderou o país em uma de suas épocas mais difíceis, enfrentando não apenas a Depressão econômica, mas também a Segunda Guerra Mundial. Costurando uma coalizão política que realinhou o cenário norte-americano por décadas, ele instituiu o chamado "New Deal" – uma variedade de programas com o objetivo de ampliar as ofertas de trabalho para os desempregados e regulando as relações econômicas de grandes instituições de Wall Street. 

 

Misturando uma história real com tramas ficcionais, UM FINAL DE SEMANA EM HYDE PARK mostra que este encontro com o Rei e a Rainha da Inglaterra acabou misturando a política com a complexa estrutura doméstica da vida de Roosevelt, fazendo com que sua esposa Eleanor (Olivia Williams), sua mãe Sara (Elizabeth Wilson) e sua secretária Missy (Elizabeth Marvel) desempenhassem um papel fundamental. O filme, contado sob o ponto de vista de Daisy (Laura Linney), vizinha e confidente íntima de Roosevelt, mostra que este final de semana criou um laço especial não apenas entre duas nações, mas também entre o presidente e a simpática jovem.  

UM FINAL DE SEMANA EM HYDE PARK estreia 
nos cinemas de todo o Brasil no dia 11 de janeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado