“Entre Fronteiras” visita cidade sul-africana autônoma fundada por descendentes de europeus

 

Acompanhado apenas de sua câmera, Luís Nachbin atravessou o oceano Atlântico para retratar os diferentes povos, idiomas e costumes da África, marcada pelo escravismo e pela dominação imperialista. A nova aventura faz parte da segunda temporada de Entre Fronteiras, no ar às sextas-feiras, 19h30, no Canal Futura.

No próximo episódio, dia 11, Nachbin viaja até Orania, cidade da África do Sul habitada somente pelo grupo étnico-social africâners, como são conhecidos os descendentes de europeus, sobretudo de holandeses e alemães. Com o fim do apartheid, na década de 1990, a minoria branca foi para o exílio, mas algumas famílias resolveram criar um município autônomo. Com cerca de mil moradores, o local possui até uma moeda própria, o Ora. 

"Na nova constituição da África do Sul, que entrou em vigor em 1997, não se faz mais qualquer distinção de raça ou etnia. Na prática, porém, é fácil perceber que insatisfações e ressentimentos ainda estão à flor da pele de muita gente no país", conclui o documentarista. 

Nesta edição africana, Entre Fronteiras apresenta histórias surpreendentes e heróis do cotidiano, que contribuem para a construção de um olhar original e sensível sobre um continente tão presente na história e na memória coletiva do Brasil.

Entre Fronteiras - África é fruto da parceria entre Canal Futura, Turner e Matrioska Filmes.

                                                                   

Entre Fronteiras – África

Às sextas-feiras, 19h30

Reprises: sábados, 21h30 e domingos, 13h30

Duração: 30 minutos

Classificação: livre 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado