Jornal Futura exibe reportagens da TV Unesp

 
Série ensina a arte de tocar e construir violas artesanalmente

Reportagens produzidas pela TV Unesp mostram projeto cultural na cidade de Torrinha (SP) que ensina e preserva a tradição da viola caipira. Orquestra de Violeiros se apresentou no final do ano passado, na Fazenda Lageado, no campus de Botucatu.

O Jornal Futura, telejornal diário em rede nacional do Canal Futura, exibe a partir desta terça-feira (29/01) uma série de reportagens produzidas pela TV Unesp sobre a viola caipira.

A equipe de jornalismo da TV Unesp foi a Torrinha, município a 260 quilômetros da capital paulista, mostrar o projeto da ONG Amigos de Torrinha. O projeto ensina a arte de tocar e construir violas artesanalmente (luthieria), além de manter uma orquestra de violeiros.

Nas duas primeiras reportagens, o repórter Guilherme Tavares e o repórter cinematográfico Vanderlei D'Lucca mostram em detalhes o processo de fabricação das violas. Também revelam as histórias de vida das pessoas que participam das aulas. São moradores de várias idades e profissões, desde crianças a aposentados, que convivem num mesmo espaço de aprendizado para aprender mais sobre a cultura tradicional caipira.

A terceira reportagem aborda as lendas e folclore em torno dos violeiros, as simpatias para virar um bom "tocador" e discute a origem das diferentes afinações do instrumento. Na última reportagem, a equipe da TV Unesp acompanhou os bastidores e a apresentação da Orquestra de Violeiros de Torrinha na Fazenda Lageado, no campus da Unesp em Botucatu.

O Jornal Futura vai ao ar diariamente ao vivo, às 17h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado