Oi Futuro apresenta a exposição de fotos ‘Por ruas distantes’

·         Mostra fica em cartaz no centro cultural do Flamengo de 17 de janeiro a 24 de março

·         Fotografias tiradas com luz natural retratam a diversidade do cotidiano no interior de Minas em contraste com a agitação de São Paulo

O Oi Futuro apresenta a partir do dia 17 de janeiro a exposição de fotografia 'Por ruas distantes', que integra o projeto Expofoto. A mostra, em cartaz no centro cultural do Flamengo até o dia 24 de março, reúne obras do artista Gustavo Gomes, realizadas entre 2010 e 2012 nas cidades de Cássia (MG), sua terra natal, e São Paulo (SP), onde mora há seis anos. As fotos foram tiradas com luz naturalno início da manhã ou no final da tarde, e retratam momentos espontâneos ocorridos nas ruas das cidades.

 

Com curadoria de Pedro Agilson, a exposição transmite o contraste entre a calma de uma cidade do interior mineiro e a agitação imagética de São Paulo, por trabalhos que se baseiam na cor, nas relações de luz e sombra e na interação visual dos moradores com o meio em que circulam. O artista fez o registro do que chamava a sua atenção no cotidiano, levando em conta a composição e a harmonia de cores.

 

"As fotos de Cássia têm caráter mais documental, pois o local está no limite entre a zona rural e urbana. O objetivo também é documentar o crescimento da cidade. Estes registros possuem certa distância e um olhar de contemplação das ruas e pessoas. Já as imagens de São Paulo estão repletas de informação e possuem maior proximidade com os locais e passantes" explica o artista.

 

Desde 2009, Gustavo Gomes tem se dedicado à fotografia de rua, desenvolvendo um trabalho em que busca registros espontâneos, principalmente nas cidades em que nasceu e em que atualmente vive. Jornalista por formação, atualmente trabalha com pesquisa de imagens. É membro dos coletivos de fotografia de rua Street-Photographers (www.street-photographers.com) e SelvaSP (www.selvasp.com).

 

Expofoto

 

"Por ruas distantes" marca a 50º edição do projeto Expofoto, que ocupa o 8º nível do Oi Futuro do Flamengo. O projeto foi criado em 2003, idealizado para o site do Museu das Telecomunicações. Em sua fase inicial, apresentava pequenos portfólios de um modo lúdico, convidando os internautas a passarem o mouse sobre a foto em busca de áreas sensíveis que remetiam a detalhes, movimentos ou às fotos seguintes.

 

Com a inauguração do Oi Futuro em 2005, a Expofoto ganhou um espaço de projeções no oitavo nível, um dos poucos espaços permanentes dedicados exclusivamente à fotografia no Rio de Janeiro. O projeto continua mesclando artistas tradicionais e de vanguarda que produzem fotojornalismo como documentação, trabalhos de gêneros definidos e transgêneros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado