Programa revela disputa de terras em comunidade quilombola no Ceará. A exibição é na próxima terça-feira, dia 15, no Canal Futura


 

 

SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira – 14h30

Reprises – 21h, exceto às terças-feiras

 

14/01 - segunda-feira – Baco dos trópicos

Direção: Iêda Rozenfeld

Enquanto parte do nordeste brasileiro vive a maior seca das últimas quatro décadas, uma região às margens do rio São Francisco tem parreiras que produzem até três colheitas por ano. Essas uvas são utilizadas para a produção de vinhos e espumantes e para exportação. Nesse local, a mão-de-obra feminina chega a ocupar 70% dos postos de trabalho. As atividades mais delicadas são destinadas a elas, que estão ajudando a transformar a vida de suas famílias.

 

15/01 – terça-feira – Quilombo de Queimadas

Direção: Kiko Alves

Em dezembro de 2008, a Superintendência do Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária) reconheceu a comunidade de Queimadas - a 600 Km de Fortaleza - como área remanescente de quilombos. A partir desse momento, um conflito de terras que já vinha se delineando entre proprietários e quilombolas eclodiu. São 8,5 mil hectares de terra que fazem parte do processo de desapropriação. Através do ponto de vista dos descendentes de escravos, moradores da região há séculos, o documentário "Quilombo de Queimadas" mostra as dificuldades e incertezas desse processo que vem se arrastando e transformando completamente a região.

 

16/01 - quarta-feira – Cidades Redesenhadas

Direção: Liliana Sulzabach

Os ilustradores, cartunistas e também humoristas Santiago e Edgar Vasques - ambos de reconhecido talento nacional e internacional – abordam neste programa questões urbanas como a especulação imobiliária, o tráfego caótico, a questão ecológica, a segregação dos condomínios. Os dois falam não só sobre a miséria estética, mas também sobre a miséria humana. Um tema tão difícil para um país que pretende ingressar num mundo mais justo, mas ainda com tantas disparidades. Pelo traço apurado destes artistas gráficos nada passa incólume.

 

17/01 - quinta-feira - Quem quer ser pesquisador?

Direção: Bruno Moraes

Jogador de futebol, modelo, artista, médico, advogado, dentista... Desde cedo, as crianças são estimuladas a responder a pergunta "O que você quer ser quando crescer?". As respostas variam, mas seguem o mesmo padrão estabelecido pela sociedade moderna: o importante é ser alguém bem-sucedido e referência para os demais. Quando se pensa na futura profissão, uma das últimas opções seria pesquisador. A falta de estímulo para pesquisa no Brasil e, principalmente, a importância dada ao papel dele - seja nos investimentos, seja perante a outras pessoas - são alguns dos fatores que contribuem para o baixo número de pessoas atuando na área. Alunos de escolas públicas e particulares da faixa etária de 8 a 14 anos, jovens pesquisadores, especialistas, educadores, filósofos e pesquisadores ajudam a analisar o que deveria ser feito para mudar esse quadro e garantir uma nova geração de pesquisadores.

 

18/01 - sexta-feira – Longe do Oeste

Direção: Rená Tardin Barros

O documentário "Longe do Oeste" mostra um aficionado por histórias de faroeste. Morador da pacata cidade de Bom Jesus de Itabapoana, no interior do Rio de Janeiro, Paulo Tardin está longe das aventuras e do cenário americano do século XIX, mas guarda, dentro de casa, uma coleção com mais de 30 mil títulos de filmes. A maioria deles, das décadas de 1920, 1930 e 1940. Há mais de 20 anos, Paulo realizou o sonho de viajar e conhecer os cenários que tanto o inspiram e, hoje, aos 67 anos, se diverte e se emociona ao se lembrar de cada obra, personagem e ator.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado