Projeto Poesia Visual inicia terceira edição no Oi Futuro com trabalhos de André Vallias e Ema M


Mostra faz parte do projeto Poesia Visual, ocupando nível térreo e galeria do 2º nível do centro cultural em Ipanema, a partir de 12 de janeiro

 

Abertura acontecerá no dia 11, quando também será inaugurada a nova galeria do Oi Futuro

 

O projeto Poesia Visual inicia novo ciclo em 2013 com as exposições do paulista André Vallias e da portuguesa Ema M, sob curadoria de Alberto Saraiva. A mostra abre para o público no dia 12 de janeiro e acontece no andar térreo e na galeria do 2º andar do Oi Futuro em Ipanema.

 

"O projeto Poesia Visual amplia seu campo de ação e começa, neste terceiro ano, a apresentar artistas estrangeiros. Ema M. trabalha com livros-objeto e vídeo, que resultam numa videoinstalação, e Vallias constrói um poema que homenageia as tribos indígenas através de seus nomes, sinalizando um antigo embate sobre culturas diversas que nos lança para o primeiro momento de encontro entre o português e o índio", diz Alberto Saraiva, curador de Artes Visuais do Oi Futuro.

 

A obra de André Vallias é o poema  "Totem", construído com os nomes de 223 povos indígenas que vivem no Brasil. O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, que assina o texto de apresentação, cunhou o neologismo "onomatopoema" para denominar a criação de Vallias. "O poema foi inspirado pela campanha de solidariedade ao povo guarani kaiowá que se alastrou pelas redes sociais e grande mídia a partir de outubro de 2012. A partir do bordão 'sou guarani kaiowá' – um verso de sete sílabas –, fui ordenando os nomes dos outros povos, totalizando 26 quadras", explica o poeta.

 

"Totem" é composta por três itens: uma versão gráfica com 12 metros de comprimento, em forma de adesivo, diagramada numa tipologia geométrica criada por Vallias especialmente para o poema; uma vitrine informativa sobre os povos indígenas mencionados e um totem multimídia com um vídeo-animação da obra, que ficarão localizados no nível térreo do Oi Futuro.

 

A portuguesa Ema M apresenta quatro livros-de-artista na exposição intitulada "Ut Pictura Poesis". Os livros são seus projetos finais no Mestrado e Doutorado em Pintura, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Neles, a visualidade do texto poético cruza a imagem e a linguagem, o texto e a pintura, a escrita e o desenho.

 

Os quatro livros, únicos e encadernados manualmente, ficarão expostos em vitrines, acompanhados de projeções digitais, em loop, onde é possível visualizar virtualmente todas as páginas dos livros. O observador poderá confrontar o objeto e o seu conteúdo, simultaneamente. Deste modo, a característica que distingue este projeto surge sob o efeito da anamnese, onde a escrita passa a ter novos modos de apresentação, pela projeção digital.

 

Sobre André Vallias

 

O poeta, designer gráfico e produtor de mídia interativa realizou sua primeira exposição de poesia visual com a exibição de poemas serigráficos em 1987, na Galeria Macunaíma/Funarte - Rio de Janeiro. Vem participando de inúmeras mostras do gênero,  atuando também como curador. Foi responsável pela participação brasileira na grande exposição "Transfutur – poesia visual da União Soviética, Brasil e países de língua alemã" – Kassel na Alemanha (1989) e mais recentemente organizou, com Friedrich W. Block e Adolfo Montejo Navas, "POIESIS – poema: do pixel ao programa", Oi Futuro (2007). Publicou poemas e traduções em diversas revistas brasileiras e internacionais, como: Piauí, S/N, Artéria, Et Cetera, Cacto, Roda, Cortex, Alire, Visible Language, High Quality. Contribuiu nos livros "Media Poetry: an International Anthology", com organização de Eduardo Kac (org.), e "Cultura Digital Br", de Rodrigo Savazoni e Sergio Cohn. Em 2011, publicou "Heine, hein? – poeta dos contrários", a mais abrangente antologia há realizada em português da obra de Heinrich Heine (1797–1856). É editor da revista online Errática: www.erratica.com.br<http://www.erratica.com.br>

 

Sobre Margarida Prieto – Ema M.

 

A portuguesa Margarida Prieto, cujo pseudônimo é Ema M., é doutoranda em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Reallizou diversas exposições individuais, como "A viagem do ornitorrinco branco", na Fábrica das Histórias/ Casa Museu Jaime Umbelino – Portugal (2013), "Fabuleira", na Fundação D. Luís I – Portugal (2012), "Livro-Pintura/ Pintura-Livro", na Biblioteca Nacional – Portugal (2009), "O livro-pintura", na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa- Portugal (2008). A artista participou também de uma série de exposições coletivas, realizou ilustrações integrais em vários livros, coleções públicas e tem 15 obras publicadas.

 

Sobre o ciclo de exposições Poesia Visual

 

O ciclo de exposições do projeto Poesia Visual, com curadoria de Alberto Saraiva, iniciou as suas atividades em 2010, no Oi Futuro em Ipanema, e já recebeu artistas como Ferreira Gullar, Tadeu Jungle, Antonio Cicero, Roberto Corrêa dos Santos e Wlademir Dias-Pino. O Poesia Visual, que se constitui em um espaço único nos país para a difusão da Poesia Visual brasileira, busca valorizar repertórios experimentais que se movimentam na fronteira entre as artes visuais e a poesia, a partir da criação de um espaço de intervenção que ocupe toda a área de circulação do centro cultural. Com as novas linguagens no campo das Artes Visuais Contemporâneas, o ciclo de exposições possibilita que poetas visuais convidados expressem seu trabalho por intermédio de diversos suportes, como o vídeo, o áudio e a performance.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado