TV Cultura apresenta concerto em homenagem a Brahms

Clássicos deste final de semana traz Orquestra de Câmara da Europa no sábado (26) e Sinfônica Heliópolis no domingo (27)

O programa Clássicos do próximo sábado (26/1) exibe um concerto em homenagem a Brahms, realizado no Proms BBC 2011, com a Orquestra de Câmara da Europa sob regência do maestro holandês Bernard Haitink. O solista convidado é o pianista ucraniano Emanuel Ax. Juntos eles apresentam duas obras de Johannes Brahms (1833-1897): o Concerto para Piano e Orquestra, nº2 em Si bemol maior e a Sinfonia nº4 em Mi menor. A atração vai ao ar às 21h45, na TV Cultura.

A Orquestra de Câmara da Europa foi fundada em 1981 por um grupo de jovens músicos que antes integraram a Orquestra Juvenil da União Europeia. Com o intuito de continuar trabalhando juntos, no mais alto nível profissional possível, 18 instrumentistas permanecem na composição do núcleo atual de 50 componentes. O maestro Bernard Haitink descreve a orquestra como "um grupo de músicos excepcionalmente talentosos".

No domingo (27), às 16h, o programa traz uma gravação exclusiva da TV Cultura realizada na Sala São Paulo. Trata-se de um concerto da Sinfônica Heliópolis com o maestro e violinista lituano Julian Rachlin.

No programa, Rachlin rege os músicos de Heliópolis num repertório que reúne a Sinfonia Nº35 em Ré Maior, K. 385 "Haffner", de Wolfgang Amadeus Mozart , e a Sinfonia Nº 4 Opus 90 em Lá Maior "Italiana", de Felix Mendelssohn-Bartholdy.

Um dos mais respeitados violinistas da atualidade, Julian Rachlin possui intepretações marcantes e técnica refinada. Nascido na Lituânia e radicado na Áustria, foi aluno de Pinchas Zukerman e se tornou o mais jovem solista a se apresentar ao lado da Filarmônica de Viena, fazendo sua estreia sob regência de Riccardo Muti. Como regente, Rachlin tem realizado trabalhos com a Camerata Salzburg, o grupo Moscou Virtuosi e a Filarmônica de Câmara de Bremen. Por sua atuação filantrópica, Rachlin foi nomeado embaixador mundial da Unicef.

Classificação indicativa: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado