Filme “Os Residentes”, de Tiago Mata Machado, estreia no SescTV


 
Propondo a desconstrução da linguagem cinematográfica, a produção estreia no dia 17/02, domingo, às 23h
 
  
  
Ao produzir Os Residentes (2010), o principal objetivo do diretor Tiago Mata Machado não foi contar uma história linear, mas desconstruir a linguagem padrão do cinema, criando novas possiblidades. Uma proposta ousada e diferente, que sugere o retorno da experimentação livre da imagem e da linguagem cinematográfica, tendo a estética como uma de suas principais preocupações. Inédito no SescTV, o filme flerta com a arte contemporânea por meio da videoarte e das artes visuais e vai ao ar no dia 17/02, domingo, às 23h. 
  
A produção é dividida em blocos, cada um com o predomínio de uma cor, que aparece nos figurinos das personagens, na iluminação das cenas e, às vezes, com a finalidade meramente estética da obra.  Como pano de fundo, o longa traz a história de um grupo de jovens revolucionários, que sequestram uma artista plástica e a aprisiona em uma casa abandonada, como manifestação estética. 
  
Esse é o primeiro filme do diretor, que também é crítico de cinema e curador. Machado defendeu uma tese de doutorado sobre a obra do cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard, um dos representantes fundamentais da Nouvelle Vague, movimento artístico do cinema francês surgido no final dos anos 50 com o objetivo de criar novas linguagens para o cinema. 
  
Com Os Residentes, Machado foi premiado na 14ª Mostra de Tiradentes, na categoria de Melhor Filme da Mostra Aurora, realizada para homenagear diretores estreantes, e não agradou a todos no 34º Festival de Brasília em 2011, tornando-se alvo de polêmica. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado