José Paulo de Andrade completa 50 anos de Rádio Bandeirantes com homenagens


O dono da voz da emissora foi recebido com surpresas na manhã desta segunda-feira

 

 

 

 

O âncora José Paulo de Andrade comemora uma marca histórica: 50 anos de trabalho ininterruptos na Rádio Bandeirantes. Já atuou como repórter de campo, locutor esportivo, comentarista, apresentador e diretor do departamento de Jornalismo da emissora. Atualmente está à frente do "Jornal Gente" (segunda a sábado, das 08h às 10h) e de "O Pulo do Gato" (segunda a sábado, das 05h30 às 07h), programa em que completa 40 anos no comando no próximo mês de abril.

 

José Paulo ganhou uma homenagem dos colegas de bancada Rafael Colombo, Salomão Ésper e Thays Freitas durante a edição desta segunda do "Jornal da Bandeirantes Gente". Entrou no ar uma retrospectiva de sua vida pessoal e profissional, que continha áudios de coberturas marcantes, como no dia em que reportou o milésimo gol do Rei Pelé, em 19 de novembro de 1969, e ganhou uma festa dos colegas da redação. Além disso, foi entrevistado pelas outras rádios jornalísticas do Grupo Bandeirantes: BandNews FM, SulAmérica Trânsito e Bradesco Esportes FM.

 

Jornalista de profissão, advogado de formação, José Paulo é bacharel em Direito pelo Largo São Francisco, mas desde criança sonhou com uma carreira radiofônica. Conseguiu sua primeira oportunidade no começo da década de 60 na Rádio América e chegou à Rádio Bandeirantes AM 840 em 1963. Para manter a excelência jornalística nesses últimos 50 anos, o âncora conta que o importante é se manter atualizado. "Jornalista não tira férias, não pode ficar alheio aos acontecimentos por um dia sequer. Eu leio, leio, leio sem parar", diz.

 

De 1977 a 1994, foi diretor do departamento de Jornalismo da Rádio Bandeirantes, em um período conturbado da política brasileira. Após sofrer um enfarto, foi obrigado a diminuir o ritmo de trabalho e manteve somente a função de apresentador. Até hoje, ele aponta o tabaco como a principal causa do problema de saúde. "Se tem uma coisa que eu mudaria na minha vida, seria isso. Eu nunca teria começado a fumar", diz.

 

Dono de um estilo combativo, já se indispôs no ar com entrevistados notórios, como Orestes Quércia e Jânio Quadros. Dentre as milhares de coberturas jornalísticas, ele destaca a cobertura do sindicalismo durante a época da ditadura. "A Rádio Bandeirantes era a única que colocava o Lula ao vivo; as outras só entravam com material gravado. Era arriscado, por causa da censura, e até hoje o Lula reconhece a nossa postura", conta. "Também lideramos um movimento para a imprensa poder divulgar informações durante a 'Diretas Já'", relembra.

 

José Paulo ainda completa em abril deste ano 40 anos no comando de "O Pulo do Gato", um dos programas de maior audiência do rádio brasileiro. A atração começa às 05h30 da manhã, mas, segundo ele, levantar cedo deixou de ser um sacrifício há muito tempo. "Para acordar os ouvintes, preciso estar de pé mais cedo ainda. Meu despertador toca às 04h", diz.

 

O âncora também se tornou referência como apresentador do "Jornal da Bandeirantes Gente", desde abril de 1978. Ele sucedeu o jornalista Vicente Leporace e seu tradicional programa "Trabuco". Ele já dividiu a bancada com o saudoso Joelmir Beting e hoje em dia fica ao lado de Rafael Colombo e do antigo companheiro Salomão Ésper. "Tem pessoas que falam muito e não falam nada, já o Zé tem uma capacidade de síntese enorme. Ele passa a informação sem interesses subalternos. Tem um estilo incisivo, forte, firme, porém justo", opina Salomão, que trabalha ao lado do amigo há 52 anos.

 

Questionado se ainda tem um sonho profissional a alcançar, ele se diz feliz com a trajetória. "Eu acho que já é uma grande coisa manter o que foi conquistado. Neste ponto, sou conservador", afirma.

 

Crédito das fotos: Vanessa Lorenzini/Rádio Bandeirantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado