Programa investiga o papel dos bandeirantes na História do Brasil e as influências desses desbravadores na cultura paulista. No Canal Futura, dia 22, sexta-feira

 


 

SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira – 14h30

Reprises – 21h, exceto às terças-feiras

 

18/02 - segunda-feira – Vizinhos Queridos

Direção: Pedro Nogh

O programa Vizinhos Queridos vai até a Argentina descobrir o que os "hermanos" acham e esperam da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.  A partir deste tema, o documentário investiga a rivalidade entre os países vizinhos. O professor Pablo Alabarces, o jornalista Walter Vargas e o garçom Carlos Pino são argentinos de Buenos Aires que falam do Brasil sob o ponto de vista argentino.

 

19/02 – terça-feira – Palhaços de Rua

Direção: Rafael Bacelar Nogueira e Rodolfo da Silva Gomes

O trabalho de três artistas conduz a narrativa do documentário que trata de uma das mais antigas figuras presentes no cotidiano das cidades: os palhaços. Cláudio Wendell, Jorge Lira e Alexandre "Sr. Palhaço" experimentam e relatam como é ser palhaço fora do circo, na rua, refletindo sobre o contexto atual de seu fazer artístico. Malabarismos, piruetas, paródias e provocações burlescas encontram palco nos espaços públicos e ganham novas leituras na vida moderna.

 

20/02 - quarta-feira - Puxada do Mastro

Direção: Ronald Souza de Jesus

Olivença é um distrito de Ilhéus, no sul da Bahia, remanescente do povo indígena Tupinambá, onde ocorre um ritual de fé e tradição. Durante um surto de varíola ocorrido na aldeia por volta do século XVI, quando vários indígenas ficaram doentes, o pajé decidiu fazer uma promessa a São Sebastião, que se os índios fossem curados, levariam uma árvore da mata até a porta da igreja – um percurso de aproximadamente 6 km. Desde então, a Puxada do Mastro ocorre todos os anos, no mês de janeiro. Um ritual que se transforma ao longo dos anos e que atualmente envolve índios e não índios em uma festa popular e que se tornou parte do calendário municipal.

 

21/02 – quinta-feira – Os Caretas de Cariri

Direção: Kiko Alves

O Sala de Notícias trata de uma das mais tradicionais manifestações culturais do Ceará, o festejo dos Caretas de Cariri, realizado durante a Semana Santa na região. A festa de origem rural, que mistura o sagrado e o profano, une tradição e contemporaneidade com muita alegria e personagens mascarados que desfilam pelas ruas.

 

22/02 - sexta-feira - Vestígio dos Bandeirantes

Direção: José Roberto Vensan

Bandeirantes paulistas: caçadores de indígenas ou heróis desbravadores? "Vestígios dos Bandeirantes" mostra uma nova dimensão desses personagens, ao mesmo tempo tão controversos e tão importantes na história brasileira. Os bandeirantes são precursores do espírito empreendedor, multicultural e globalizado que define a cultura paulista até os dias atuais. Além disso, as casas bandeiristas, os principais vestígios dos bandeirantes que sobreviveram até nossos dias, são mostradas como testemunhas das mudanças ocorridas em São Paulo através dos séculos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado