Rádio Cultura FM prepara programação alternativa para o carnaval

 
Entre os destaques, que vão ao ar de 9 a 12 de fevereiro, estão obras sinfônicas, concertos ao vivo e música contemporânea

Quem estiver à procura de uma trilha alternativa para o carnaval encontrará refúgio na Rádio Cultura FM (103,3 Mhz - www.culturafm.com.br). A emissora preparou uma programação especial que contempla obras sinfônicas, concertos ao vivo, especiais comentados, música contemporânea, sacra e brasileira, além de uma curta temporada de ópera, que vai ao ar nos quatro dias do feriado, sempre às 15h. Os apresentadores e produtores da casa se unem a convidados para levar grandes atrações aos ouvintes.

Confira os destaques da programação:
• Sábado, dia 9
Às 8h, o pianista e compositor Amaral Vieira apresenta o oratório Os apóstolos, obra composta em 1903 pelo britânico Edward Elgar.
Na sequência, às 10h, Manuel da Costa Pinto recebe o jornalista Alexandre Agabiti Fernandez num programa dedicado ao Les luthiers. O grupo argentino apresenta obras barrocas como madrigais, cantatas e óperas do compositor fictício Johann Sebastian Mastropiero. O produtor Ralf Schwarz e a professora da USP Mônica Lucas tocam, ao meio-dia, o drama religioso Ludus Danielis, composto na primeira metade do século XIII em Beauvais, no norte da França.
Às 15h, tem início a mini-temporada lírica da Cultura FM, sob os cuidados da produtora Adriana Braga. A estreia fica com a ópera A cartucha de Parma, do compositor francês Henri Sauguet. A gravação foi feita em fevereiro de 2012 pela ópera de Marselha. Entre os solistas estão Nathalie Manfrino (soprano), Marie-Ange Todorovitch (mezzo-soprano) e Sébastien Guèze (tenor). A regência é de Lawrence Foster. A apresentação do programa é do maestro João Maurício Galindo, com comentários do jornalista Manuel da Costa Pinto – que fala sobre Stendhal, autor francês que escreveu o livro, La Chartreuse de Parme, no qual a ópera é baseada.

Das 18h às 20h30, Camila Fresca mostra que o carnaval inspirou vários compositores da música clássica: o programa Carnaval Sinfônico traz peças como o famosíssimo Carnaval de Veneza, de Paganini, o Carnaval romano, de Berlioz ou ainda o menos conhecido Carnaval canadense, de Benjamin Britten. Todas as interpretações foram captadas ao vivo em concertos cedidos pela EBU – União Europeia de Rádio e TV.

E, antes do primeiro dia de folia terminar, destaque para duas atrações: às 20h30, Amaral Vieira e Ralf Schwarz apresentam a Sinfonia nº 1, também conhecida como "Sinfonia Gótica" do compositor britânico Havergal Brian. E, às 23h, o produtor Júlio de Paula dá início a Latitudes – Paisagens sonoras da América Latina. Neologismo proposto pelo compositor canadense Murray Schafer, soundscape (ou "paisagem sonora") é todo ambiente acústico. Seus estudos estão a meio caminho entre a sociedade, a ciência e as artes. Este é o primeiro de três programas nos quais a palavra cede espaço à paisagem sonora, em gravações realizadas no México, Peru, Bolívia, Argentina e Brasil.
• Domingo, dia 10

A partir das 8h, Gilberto Tinetti apresenta uma seleção musical de duas horas com peças de carnaval para piano. Intérpretes como Nelson Freire, Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Piotr Anderszewski, Caio Pagano e Daniel Barenboim irão interpretar os carnavais de Saint Säens, Schumann, Villa-Lobos, entre outros.

Às 11h, vai ao ar uma entrevista inédita com dois dos maiores violonistas brasileiros, Fabio Zanon e Edelton Gloeden. Nesse bate-papo produzido por Bela Pulfer e intercalado com muita música, eles contam quais foram as primeiras gravações que chamaram sua atenção, suas principais influências e quais os jovens talentos que devemos prestar atenção. Na sequência, às 12h30, Pérola Paes apresenta, na íntegra, O lago dos cisnes de Tchaikovsky, obra clássica do repertório de balé.

Às 15h, a Cultura FM dá continuidade a transmissões das óperas do Metropolitan Opera House e apresenta Le comte Ory, de Gioacchino Rossini. No elenco estão o tenor Juan Diego Flórez, a soprano Pretty Yende e o barítono Nathan Gunn. A regência é de Maurizio Benini. Le comte Ory estreou em 20 de agosto de 1828, na Academia Real de Música, em Paris. No Metropolitan, a ópera foi apresentada pela primeira vez em 24 de março de 2011. A apresentação e os comentários são do maestro Walter Lourenção.

A partir das 17h30, vão ao ar dois grandes concertos sinfônicos gravados recentemente na Europa: Christian Thielemann comanda a Filarmônica de Berlim em concerto de sua temporada 2012-2013, com destaque para a participação de Maurizio Pollini solando no Concerto para piano n. 1 de Brahms. Na sequência, a Orquestra Sinfônica da BBC, regida por Juan Pons, traz obras de dois compositores italianos que, embora de épocas diferentes, aproximam-se em sua paixão pela voz humana: Giuseppe Verdi e Luciano Berio. Essa apresentação conta ainda com a participação do jovem tenor brasileiro Atalla Ayan.

Às 21h, o jornalista e crítico musical João Marcos Coelho trata de algumas efemérides de 2013 ligadas a compositores do século XX, como o austríaco Alexander von Zemlinsky. E, às 23h, vai ao ar o segundo programa Latitudes – Paisagens sonoras da América Latina.
• Segunda, dia 11 / Terça, dia 12

Após a série Ideias Musicais, dois programas, sempre às 12h, enfocam a obra do músico catalão Jordi Savall. Na segunda tem lugar Don Quijote de la Mancha: Musica, sonido y silencio. Montserrat Figueras, Hespèrion XXI e La Capella Reial de Catalunya, sob a direção de Jordi Savall, interpretam romances e peças em torno da novela de Miguel de Cervantes. Já na terça-feira, La Capella Reyal de Catalunya: 25 anos, dá início a uma série de quatro concertos que estão sendo transmitidos pela Rádio Pública da Catalunha por ocasião do aniversário de um dos mais importantes conjuntos de música antiga da Europa, fundado em 1987 por Jordi Savall e Montserrat Figueras. No programa, uma homenagem a Erasmo de Roterdã, humanista do Renascimento, autor de O elogio da loucura (1509). Com La Capella Reyal de Catalunya e Jordi Savall.

Nos dois dias, a faixa das 15h continua dedicada à ópera. Para celebrar os 200 anos de nascimento de Giuseppe Verdi, a obra escolhida para segunda-feira, dia 11, é Simon Boccanegra. A gravação foi realizada em abril de 2010 no Scala de Milão e traz Plácido Domingo cantando o papel de Simon Boccanegra, escrito por Verdi para o registro de barítono. Também estão no elenco o baixo Ferruccio Furlanetto, a soprano Anja Harteros e o tenor Fabio Sartori. A regência é de Daniel Barenboim. Para falar sobre a obra e a importância de Verdi e também sobre as novas gravações de Plácido Domingo no registro de barítono, o maestro Walter Lourenção conversa com o jornalista e escritor João Luiz Sampaio.

E, na terça-feira, dia 12, Lohengrin dá início às comemorações dos 200 anos de nascimento de Richard Wagner. A gravação, realizada em Estocolmo em abril de 2012, traz entre os solistas Michael Weinius (tenor), Emma Wetter (soprano), Lena Nordin (soprano) e Johan Edholm (barítono). A regência é de Alan Gilbert.

O horário das 21h será comandado por dois nomes bem conhecidos dos ouvintes da Cultura FM: na segunda, o violista Marcelo Jaffé comenta duas grandes obras sinfônicas: Os planetas, de Gustav Holst, e a Sinfonia n. 5, de Gustav Mahler. Jaffé destaca os principais pontos das obras, tornando mais rica a audição. Já na terça-feira, o maestro Júlio Medaglia apresenta "1913: o início da modernidade", programa dedicado a grandes obras da música moderna que estrearam há exatos cem anos, como A sagração da primavera, de Stravinsky, e Jeux, de Debussy.

A programação especial de carnaval da Cultura FM se encerra com o terceiro e último programa da série Latitudes – Paisagens Sonoras da América Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado