SÉRIE DESVENDA CIRCUNSTÂNCIAS QUE RESULTARAM EM ACIDENTES AÉREOS

 
 Reconstituições e depoimentos revelam causas e providências tomadas pela indústria para evitar novas tragédias

Cena de um dos episódios
 

A partir de segunda-feira18 de fevereiro, às 21h30, o Discovery apresenta os seis episódios inéditos que compõem a nova temporada de CATÁSTROFES AÉREAS (AIRCRASH CONFIDENTIAL). No momento em que a segurança das aerovaves é discutida em função das investigações sobre falhas no modelo Boeing 787 Dreamliner, a série se propõe a analisar acidentes intrigantes da aviação comercial. O objetivo é fazer uso de reconstituições e depoimentos para desvendar os motivos das tragédias e as providências que a indústria adota para evitar casos similares.

Cada episódio começa do marco zero de qualquer investigação: o mistério em torno das circunstâncias que ocasionaram os acidentes. Problemas mecânicos, eletrônicos e falhas humanas são as vertentes prováveis, mas cada uma delas apresenta diversas variáveis que necessitam averiguação.

Para constatar as causas dos acidentes a produção ouve passageiros, pilotos e investigadores, enquanto reconstituições colocam o telespectador no centro da ação. Entre os casos analisados está a falha no Boeing 737, que desencadeou dois acidentes antes que a engenharia chegasse à solução.

A seguir, as descrições de cada um dos episódios.

O mistério do Boeing 737 
Estreia: Segunda-feira, 18 de fevereiro, às 21h30
Durante seis anos um mistério envolveu o Boeing 737, a aeronave mais utilizada no mundo. Por duas vezes pilotos perderam o controle e os aviões caíram. Este episódio narra a busca pelas causas da falha e como os engenheiros chegaram à solução.

Erro no piloto automático
Estreia: Segunda-feira, 25 de fevereiro, às 21h30
Três aviões, dois acidentes, uma mesma causa: falha no sistema de piloto automático. Este episódio apresenta o terceiro tripulante da cabine, aquele que nos dias de hoje executa a maior parte das tarefas em voos comerciais – o piloto eletrônico. Os três casos demonstram que sistemas automáticos podem conduzir a enganos com consequências trágicas. O voo 1951da Turkish Airlines caiu quando o piloto automático considerou os dados de um altímetro com defeito e iniciou o procedimento de pouso no momento errado. A aeronave que levava o voo 301 da Birgenair entrou em pane quando o indicador de velocidade apresentou um defeito e fez com que o piloto automático desacelerasse bruscamente – neste caso, o piloto monitorava as ações dos sistemas automáticos e por isso foi capaz de assumir o comando a tempo de evitar a tragédia.

Cansaço do piloto
Estreia: Segunda-feira, 4 de março, às 21h30
Muitos comandandes experientes já cometeram erros graves depois de jornadas extenuantes. Este episódio conta três histórias trágicas nas quais o cansaço do piloto foi decisivo para que o pior acontecesse. A série acompanha as investigações, mostra as evidências que apontam para as decisões equivocadas como as causas dos acidentes, e reconstitui as ações de comandantes sobrecarregados.

Falha no sistema
Estreia: Segunda-feira, 11 de março, às 21h30
Voar nunca foi tão seguro e isso acontece graças à informatização das aeronaves. Mas um pequeno problema nos sistemas pode ocasionar uma sequência de falhas em cascata – então os pilotos estão por conta própria. Este episódio mostra como duas tripulações conseguiram aterrissar as aeronaves em segurança, contando com muita habilidade e com referenciais escassos. Os controles das aeronaves ficam cada vez mais sofisticados e isso exige que  pilotos fiquem atentos à possibilidade de um desastre iminente.

Falta de manutenção
Estreia: Segunda-feira, 18 de março, às 21h30
Um vôo decola de Phoenix, no Arizona, e atinge a altitude máxima prevista quando um buraco se abre na fuselagem. Passageiros lutam para respirar enquanto são sugados para fora da aeronave e os pilotos tentam desesperadamente aterrissar o avião com segurança. Mas o desastre não veio sem aviso. O problema estava lá antes da decolagem, mas não foi resolvido  no momento da manutenção. Este episódio mostra como falhas desse tipo determinaram acidentes como o que causou a morte do maior número de vítimas na história da aviação, e conta a história do comandante da British Airways que foi sugado para fora da cabine e sobreviveu.

Decolagem
Estreia: Segunda-feira, 25 de março, às 21h30
Uma aeronave russa cai no rio Volga em um acidente que que matou todos os integrantes de um famoso time de hockey local. A tragédia repercute em todo o mundo e os investigadores descobrem semelhanças com outros acidentes ocasionados por falhas na decolagem – um momento crítico do voo em que qualquer erro pode determinar um desastre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado