Manoel Carlos, Paulo Goulart, Monarco e Waldick Soriano são homenageados na série ‘Oitentinhas’

 

A partir de quarta-feira da próxima semana, dia 13, o programa 'Arquivo N' da Globo News presta uma  homenagem especial a quatro importantes personalidades brasileiras que completam ou completariam 80 anos em 2013. Em quatro episódios, a série 'Oitentinhas' conta a história e lembra os melhores momentos das carreiras do ator Paulo Goulart, do escritor Manoel Carlos e dos cantores Monarco e Waldick Soriano.   

 

No programa de estreia, o 'Arquivo N' traz o depoimento de Paulo Goulart, que conta como começou nas artes cênicas. De Ribeirão Preto, interior de São Paulo, ele se formou em Química Industrial e queria, a princípio, ser locutor de rádio. Quando se deu conta, estava na televisão onde participou de "Uma Rosa Com Amor", "O Dono do Mundo", "Mulheres de Areia", "Plumas e Paetês" e tantos outros trabalhos. Ao fazer um balanço sobre sua carreira, Paulo Goulart ressalta a necessidade de contribuir com o mundo. "O importante para mim é ser útil ao próximo dentro do meu ofício", destaca.

 

No segundo episódio, no ar dia 20 de março, a homenagem é para o escritor Manoel Carlos, que, em 1981, já com a experiência de  mais de 150 adaptações para a TV, escreveu sua primeira novela para a Rede Globo, "Maria, Maria", que teve direção de Herval Rossano e a atriz Nívea Maria no papel principal. Maneco abriu as portas de sua casa para o programa, mostrou o cantinho onde senta para escrever seus textos e adiantou alguns detalhes sobre seu próximo projeto e a inspiração para sua próxima personagem Helena.

 

No terceiro episódio, o cantor Monarco conta sua história ao telespectador. Filho do marceneiro e poeta José Felipe Diniz, ele nasceu no bairro de Cavalcanti, no Rio de Janeiro, e foi criado em Oswaldo Cruz, onde frequentava, desde pequeno, as rodas de samba e conhecia os bambas da Portela. Recebeu o apelido de Monarco aos seis anos e, aos onze , já compunha seus primeiros sambas para blocos do subúrbio. Trabalhou como guardador de carros, feirante e contínuo e em 1950 passou a integrar a ala dos compositores da Portela após ser apresentado a Natal, então presidente da escola de samba.

 

Encerrando o especial 'Oitentinha', no dia 03 de abril, o programa presta uma homenagem especial a Waldick Soriano, que também faria 80 anos em 2013 se estivesse vivo. Cantor e compositor, nascido no sertão da Bahia, Euripedes Waldick Soriano trabalhou como lavrador na juventude. Em 1958, foi para São Paulo tentar a carreira de cantor ou de artista de cinema, outro sonho que acalentava. Enquanto buscava oportunidades nas rádios, trabalhava como faxineiro, servente de pedreiro, motorista de caminhão e engraxate. Assim conseguiu gravar seu primeiro LP, o "Quem és tu". Nem imaginava o sucesso que faria nos próximos anos. Com suas famosas canções, como "Paixão de um Homem", "A Carta", "A Dama de Vermelho" e "Se Eu Morresse Amanhã",  foi símbolo de um estilo, de uma classe social, e de uma manifestação cultural. Sua canção "Eu não sou cachorro não" ganhou até versão em inglês.

 

A série especial 'Oitentinhas' estreia no 'Arquivo N' da Globo News na próxima quarta-feira, dia 13. O programa semanal vai ao ar às 23 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado