No dia 31 de março, domingo, o SescTV exibe documentários relacionados à ditadura militar

 
São eles: Jango – Como, Quando e Por que se Depõe um Presidente da RepúblicaPaulo Companheiro João; e Os Anos JK - Uma Trajetória Política 
  
  
  
No dia em que se completa 49 anos do Golpe Militar de 1964, 31 de março, o SescTV apresenta documentários relacionados a essa fase da história política brasileira: às 19hPaulo Companheiro João, dirigido por Lur Gomes, às 20hOs Anos JK – Uma Trajetória Política - que o canal estreia no dia 30/03, às 22h -, e às 22hJango – Como, Quando e Por que se Depõe um Presidente da República, estes de Silvio Tendler. 
  
O documentário Paulo Companheiro João (2005), de Lur Gomes, traz a história de Paulo Stuart Wright, nascido em Joaçaba, interior de Santa Catarina, e ligado à organização de cooperativas de pesca e formação de sindicato. Eleito deputado em 1962, Wright teve seu cargo cassado pelo Ato Institucional n° 5 (AI 5), viveu na clandestinidade, foi militante da organização católica Ação Popular (AP) e desapareceu em setembro de 1973. O documentário investiga o seu sumiço e questiona a repressão do regime militar. 
  
Os Anos JK – Uma Trajetória Política (1980) narra a carreira pública do mineiro, de Diamantina, Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902 – 1976), ou simplesmente JK, destacando sua rápida ascensão na política até se tornar presidente do Brasil (1956 e 1961), com um Governo fundamentado na democracia, no desenvolvimento econômico e na internacionalização do Brasil. Lançado durante a ditadura militar no Brasil, o filme é narrado pelo ator Othon Bastos e mostra depoimentos de políticos como Tancredo Neves, Magalhães Pinto e Henrique Teixeira Lott e do arquiteto Oscar Niemeyer. Imagens históricas permeiam o documentário, como a inauguração de Brasília em 1960, um sonho de Kubitschek, realizado pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. 
  
Jango – Como, Quando e Por que se Depõe um Presidente da República (1984) traça um panorama da vida política do ex-presidente do Brasil João Goulart, o Jango, deposto em 1964 pelo Golpe Militar. Narrado por José Wilker, o documentário tem trilha sonora de Milton Nascimento e Wagner Tiso e mostra depoimentos de Leonel Brizola, Frei Betto, Celso Furtado, Afonso Arinos, Magalhães Pinto, entre outros. O filme foi produzido quando o país vivia a Campanha das "Diretas Já". 
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado