BIO apresenta especial sobre o Green Day

 

Green Day começou a carreira fazendo um som cheio de energia, que trazia de volta, mas com novo fôlego, o memorávelpunk rock dos anos 1970 com pitadas de ska. A banda é destaque no BIO, no dia 19/4, sexta-feira, às 17h.

 

Originalmente intitulada Sweet Children, a banda foi formada na Califórnia em 1987 por Billie Joe Armstrong e Mark Dirnt. Mas começou a ser reconhecida no circuito do rock ao convidarem o baterista John Kiffmeyer, mais conhecido como Al Sobrante e ao mudar seu nome para Green Day, em referência ao fato de fumarem maconha o dia inteiro.

 

Após o lançamento de seu primeiro álbum 39/Smooth (1990), o Green Day e de uma turnê de sucesso na Europa, o Green Day passou a chamar a atenção das grandes gravadoras. Contratados pela Reprise Records e com seu novo baterista, Tré Cool, lançaram Dookie(1994), disco celebrado até hoje como um dos melhores representantes do punk, mas ao mesmo tempo criticado pela cena independente que alegou que o trio havia se vendido à indústria fonográfica. Sobre isso, o líder da banda Billy Joe Armstrong afirmou à revista Spin (especializada em música) não ter nenhum tipo de arrependimento: "eu não poderia voltar à cena punk, ou nós éramos o maior sucesso do mundo ou o maior fracasso. A única coisa que eu poderia fazer era subir em minha moto e seguir em frente".

 

Dez anos depois de terem atingido o sucesso mundial, já sem a mesma popularidade da época de Dookie, o Green Day deu nova guinada e em 2004 a banda retornou com um som diferente e mais melódico com o álbum American Idiot, que o consolidou entre os nomes essenciais da história da música – em 2010 foi inspiração para o musical da Broadway American Idiot – The Original Broadway Cast Recording.

 

Seus últimos trabalhos, a trilogia Uno!, Dos!, Tré!, lançada no ano passado, foram muito bem avaliados por crítica e público, mas o check-in de Billy Joe na reabilitação adiou a turnê. Plenamente recuperado desde 2013, ele de voltar aos palcos em breve. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado