Globo News prepara uma série de programas especiais em homenagem ao ano da Alemanha no Brasil

 

Em homenagem ao ano da Alemanha no Brasil, que começa a ser comemorado oficialmente em maio, a Globo News prepara uma série de mais de dez programas especiais sobre o tema. Os quatro primeiros vão ao ar em maio, a partir do dia 06, no 'Mundo S/A', 'Jornal das Dez', 'Globo News Especial' e 'Almanaque'.  

 

No 'Mundo S/A' de segunda-feira, dia 06 de maio, o telespectador faz uma viagem às origens do automóvel e conhece a história da Mercedes Benz. A repórter Leila Sterenberg foi à Alemanha, onde visitou o Museu da Mercedes e o Classic Center, a oficina das raridades da empresa. "Eu entrei em um carro de corrida de 1906 e conhecemos o carro considerado mais caro do mundo, avaliado em 50 milhões de euros!", conta Leila, que entrevistou ainda o CEO da empresa, que adiantou detalhes sobre o moderno carro elétrico que está chegando ao mercado.

 

Na semana seguinte, de 13 a 16 de maio, é a vez do 'Jornal das Dez' embarcar para a Alemanha para trazer reportagens especiais sobre o país. Em 'Olhar de Frankfurt', a equipe mostra que a famosa cidade vai muito além da bolsa de valores e do Banco Central Europeu. No dia seguinte, o telespectador conhece a história de Ulrike Meinhof, a filha da líder do Complexo Bader-Meinhof (ou Rote Armee Fraktion), grupo terrorista da antiga Alemanha Ocidental. Aos sete anos de idade, ela – que hoje é uma jornalista respeitada, dona de opiniões polêmicas – foi levada com a irmã gêmea pelo grupo, à revelia do pai, que tinha a guarda das filhas. E como está a Alemanha depois da Copa do Mundo? Na quarta-feira, o 'Jornal das Dez' conversa com um especialista alemão sobre o uso que os estádios e as instalações construídas para a Copa tiveram depois que o mundial terminou. Para encerrar a série, a equipe de reportagem visita o Estúdio Digital da Filarmônica de Berlim e mostra os bastidores desse templo da música, onde a pioneira orquestra faz transmissões ao vivo de seus concertos.

 

No domingo, dia 19 de maio, o 'Globo News Especial' mostra a diversidade cultural e étnica da Alemanha. Apesar dos entraves com imigrantes turcos no passado mais recente e, antes disso, do genocídio provocado pelo Holocausto, a Alemanha de hoje é cosmopolita e, sobretudo em Berlim, existe uma rica convivência entre pessoas de origens étnicas, religiosas e geográficas diferentes. Para mostrar essa diversidade, o  programa vai ao bairro que é o epicentro dessa troca, Kreuzberg, e entrevista os jovens que ora consomem kebab ora o salsichão com curry tipicamente alemão. O que eles acham dessa coexistência? Uma pesquisadora de linguística da Universidade de Potsdam analisa o chamado Kiezdeutsch, um dialeto urbano que mistura o alemão com palavras turcas e árabes. O programa traz ainda o depoimento de alguns brasileiros que foram atraídos por esse cosmopolitismo do país. Participam deste debate a DJ Grace Kelly – brasileira do interior da Bahia que hoje é sucesso na noite da capital alemã, cuja música é capaz de misturar o som nordestino às melodias dos Bálcãs ou do Oriente Médio – e um grupo de  jovens empreendedores paulistanos que tocam um espaço multifuncional em que profissionais de várias nacionalidades convivem e trocam experiências.  

 

Ainda em maio, a Globo News traz um 'Almanaque' especial no sábado, dia 25, com uma entrevista exclusiva com Daniel Brühl, um dos atores alemães mais requisitados do cinema internacional. Ele foi o protagonista de "Adeus, Lênin" e fez dezenas de outros filmes, como "Bastardos Inglórios", "Edukators", "Ultimato Bourne" e "E se vivêssemos todos juntos". A entrevista foi gravada no El Raval, seu bar em estilo catalão. Durante a entrevista, Daniel fala da vida em vários idiomas, já que tem mãe espanhola e nasceu em Barcelona, do amor pela Espanha e por Berlim, dos principais trabalhos, dos próximos projetos no cinema e do seu contato com o Brasil.

 

Em maio na Globo News:

 

Mundo S/A – Segunda, dia 06/05, às 23 horas

Jornal das Dez – De segunda a quinta-feira (dias 13, 14, 15 e 16 de maio), às 22 horas

Globo News Especial – Domingo, dia 19/05, às 20h30

Almanaque – Madrugada de sábado (dia 25/05) para domingo, às 24h05

 

Foto: Repórter Leila Sterenberg na oficina da Mercedes Benz, na Alemanha, em gravação de reportagem para o 'Mundo S/A'.

Crédito: Divulgação Globo News/ Rodrigo Bodstein

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado