Biblioteca Mario de Andrade ganha capítulo especial no programa Arquiteturas, do SescTV

 
Programa vai ao ar neste sábado, 11 de maio, às 21h; canal está disponível em todo o Brasil pelos sistemas Net, Sky e OiTV

A Biblioteca Mario de Andrade, na região central de São Paulo, ganha nesta sábado, 11 de abril, às 21h, um capítulo especial na série de televisão que está desvendando alguns dos mais importantes locais de convivência já definidos pela mão humana brasileira: o programa Arquiteturas, do SescTV (disponível em todo o País pelos sistemas Net, Sky e OiTV).

Em 52 minutos de duração, o programa irá se aprofundar na importância arquitetônica da biblioteca e na sua ligação com o convívio de pessoas, o uso coletivo. Construída a partir de projeto do arquiteto francês Jacques Pilon, é considerada marco da art déco na cidade, tendo sido, por isso, tombada pelo Compresp e Condephaat. Mas sua importância é ainda maior. A biblioteca fez parte de um novo projeto político de modernização do país, calcado no investimento em educação, cultura, industrialização e urbanização.


O Arquiteturas conta com 13 episódios (o primeiro, sobre o mineiro Instituto Inhotim, foi ao ar em 27 de abril; o segundo, sobre o mercado Ver-O-Peso foi exibido em 4 de maio). A cada sábado um ponto brasileiro recebe atenção. Dirigidos pelo jornalista Paulo Markun e pelo cineasta Sérgio Roizenblit, os programas mostram em detalhes obras arquitetônicas, com depoimentos e aprofundamento nas técnicas de renomados arquitetos nacionais - Paulo Mendes da Rocha, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e João Batista Vilanova Artigas, por exemplo.


Além dos episódios sobre o Instituto Inhotim (em Brumadinho, Minas) e o Mercado do Ver-O-Peso (Belém, Pará), será abordado o perfil arquitetônico da Biblioteca Mario de Andrade (São Paulo), da Igreja São Francisco (Ouro Preto, MG), da Fábrica da Natura (São Paulo), as Superquadras (Brasília, DF), do Copromo (Osasco, SP), dos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, do estádio Serra Dourada (Goiânia, GO), o Palácio Gustavo Capanema (Rio de Janeiro), do Museu de Arte Moderna – MAM – do Rio de Janeiro e do Sesc Pompeia (São Paulo).


"A série Arquiteturas viaja por um território muitas vezes ignorado pela televisão: a mistura de arte e técnica que singulariza determinadas edificações, transformando-as em marcas do talento humano e espaços de convivência. Os programas percorrem vários usos - teatro, mercado, escola, moradia, estádio, museu, biblioteca, igreja... todos unidos pela arquitetura, de ontem e de hoje, sempre talentosa", afirma Paulo Markun.


"A Biblioteca Mario de Andrade marca a expansão e a verticalização de São Paulo para além dos limites do centro velho, rumo ao eixo sudoeste, além da transferência e ampliação dos serviços, comércio e atividades culturais e de lazer para esta nova área da cidade. Das lojas de comércio requintado às sedes de escritórios e empresas, tudo passa a ser construído nas proximidades da praça Dom José Gaspar, com a biblioteca sendo o ponto central de um novo jeito social urbano que se constituía naqueles anos e que ainda hoje reverbera no centro", completa Markun.


Segundo seus autores e o SescTV, a série coloca em discussão na sociedade brasileira a importância de projetos arquitetônicos de uso público nas cidades. "A arquitetura é, assim como as outras artes, reveladora da história e da cultura de um povo. Com a série, o Sesc propõe um debate sobre a apropriação dos espaços e sobre a arquitetura como elemento de identificação de uma sociedade, em sua expressão do simbólico", afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.


A escolha dos projetos teve como critérios o uso coletivo, o longo período entre as construções (Ver-O-Peso é do século XVII, enquanto a Fábrica da Natura é do século XXI) - para que se identificassem diferenças e similaridades em um longo prazo - e a posição geográfica. "Queríamos espaços em regiões distintas do Brasil. Até as décadas de 1960 e 1970 a arquitetura brasileira era focada em prédios públicos. Na década de 1980 os projetos passaram a ser privados, com raras exceções, focando em residências, por exemplo. Queremos mostrar a importância da volta da arquitetura para a esfera pública. A boa arquitetura melhora a vida das pessoas", relata o jornalista Markun.


Para Sérgio Roizenblit, a série mostrou-se "uma oportunidade de percorrer o território brasileiro, objeto da minha pesquisa e paixão há mais de 20 anos, para filmar as principais obras arquitetônicas que marcaram a paisagem brasileira e mudaram sua cara de forma definitiva. Foi, sem dúvida, mais que um simples projeto, um grande prazer".


Além do horário especial aos sábados, 21h, os programas serão reexibidos pelo SescTV durante a semana: domingo, às 12h e às 20h; segunda-feira, às 10h e às 22h; terça, às 14h; quarta, às 15h; e quinta, às 8h.


SÉRIE ARQUITETURAS
Data Projeto
11/mai Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo
18/mai Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto, Minas Gerais
25/mai Fábrica da Natura, São Paulo
01/jun Superquadras de Brasília
08/jun Copromo (Cooperativa Pró-Moradia de Osasco), São Paulo
15/jun Theatro Municipal, Rio de Janeiro e São Paulo
22/jun Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU – USP, São Paulo
29/jun Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro
06/jul Estádio Serra Dourada, Goiânia, Goiás
13/jul Museu de Arte Moderna – MAM, Rio de Janeiro
20/jul Sesc Pompeia, São Paulo

SERVIÇO:
Arquiteturas
Terceiro episódio: Biblioteca Mario de Andrade
Reapresentações: Dia 12, às 12h e às 20h; Dia 13, às 10h e às 22h; Dia 14, às 14h; Dia 15, às 15h; Dia 16, às 8h
Classificação Indicativa: Livre
Direção: Paulo Markun e Sérgio Roizenblit
Produtora: Revanche Produções

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado