“De Volta” acompanha a liberdade temporária de presidiários no Rio de Janeiro

Após estrear na web, documentário chega à tela do Canal Futura dia 23 de maio

 

Qual é o conceito de liberdade para quem vive preso? Esse é o mote do novo documentário do Futura, "De Volta", que será exibido na TV, no dia 23 de maio (quinta-feira),  às 22h, após ter estreado, em uma ação inédita, na web do canal. O filme acompanha quatro dias na vida de Leandro, Sonia, Midiã e Anderson, detentos – com crimes e penas variadas – que ganham o direito à saída temporária no período de Natal em 2012.

Os quatro permitiram que a equipe da Coopas Multimagens, dirigida por Rafael Figueiredo, registrasse encontros de família, lugares revisitados, as expectativas, as surpresas e as decepções, antes do retorno ao presídio. O projeto, vencedor do 3° pitching Doc Futura, contou com a consultoria do antropólogo Luiz Eduardo Soares.

A partir da "amostra" de liberdade dada ao preso, "De Volta" suscita a reflexão sobre a importância da ressocialização dos condenados, principalmente, ao mesmo tempo em que traz à tona outros assuntos como a fruição e a percepção do tempo e a manutenção dos laços familiares.

"Quando o envolvimento com os personagens se estabelece, conseguimos entender de uma maneira sensitiva o que é ficar longe, para o preso e para a sua família. A prisão atinge a todos. Em geral, na sociedade, os detentos são definidos por sua condição. Entretanto, o indivíduo é pai, filho e amigo, além de presidiário", ressalta o diretor.

Os depoimentos do filme revelam os momentos privilegiados na vida de cada um dos indivíduos durante esse reencontro com o mundo além das grades. Cenas do cotidiano, como colocar o filho na cama ou cozinhar, ganham outro valor.

Atualmente, o Brasil possui 550 mil presos, uma população em crescimento constante. Para o documentário, foram entrevistados cerca de 40 homens e 20 mulheres, pré-selecionados pela SEAP - Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do RJ e pelos diretores das unidades prisionais (Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, Penitenciária Plácido Sá Carvalho e Presídio Benjamin de Moraes Filho, em Bangu). Quatro equipes de filmagem acompanharam simultaneamente a saída e a volta dos presos.

Os protagonistas:

·         Midiã

A jovem de 20 anos mora com a mãe e a irmã. Nesse Natal decidiu reencontrar o pai, depois de seis anos sem contato. Está presa há dois anos.

 

·         Sonia

Tem 41 anos e três filhos. Está presa há dois anos.

 

·         Anderson

Com 36 anos, foi fuzileiro naval e bancário. Perdeu o pai aos 13 anos e tem uma filha, que vive com a família materna, e duas irmãs. Decidiu passar o Natal com a mãe. Está preso há 13 anos.

 

·         Leandro

Aos 30 anos, deseja fazer faculdade de Direito ou Sociologia. O pai foi vítima de latrocínio. Seu avô ficou por 15 anos no presídio de Ilha Grande. Foi campeão carioca de luta livre e estudou contabilidade. Tem quatro filhos, que vivem com a esposa e a mãe. Está preso há oito anos.

 

Documentário "De Volta"

Estreia no Canal Futura – 23 de maio, às 22h

Direção: Rafael Figueiredo

Duração: 52 minutos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado