DISCOVERY HD THEATER REVELA O MISTÉRIO POR TRÁS DA LÍNGUA PIRAHÃ


 
Especial mostra uma viagem única e controversa para o Amazonas, cuja língua pode redefinir as regras universais da linguagem
 
Tribo Pirahã, na selva amazônica
 

Em uma remota região da selva amazônica há cerca de 300 membros da tribo Pirahã sem contato algum com outras culturas. Eles passariam despercebidos não fosse um detalhe: a língua falada por eles é a mais estranha do mundo. Sua maneira de entender a vida criou uma forma única de comunicação que pode mudar para sempre a maneira como entende-se a linguagem humana, o que representa um desafio para os linguistas do mundo inteiro.  Na quinta-feira30 de maioàs 22h, o Discovery HD Theater desvenda a LINGUA PIRAHÃ: O CÓDIGO DO AMAZONAS.

Desde os 30 anos, Daniel Everett, ex-missionário e agora professor de línguas no Amazonas, tem feito inúmeras travessias pelo rio Madeira, o sétimo maior rio do mundo, e pelo rio Maici, para conviver e entender um pouco mais dos Pirahã. Mas não é só isso que faz de Everett uma pessoa especial: o aventureiro é uma das três únicas pessoas no mundo capaz de falar a língua Pirahã além dos próprios membros da tribo.

De acordo com Daniel, a exploração à selva amazônica mudou a sua maneira de entender a vida e seu entendimento sobre a comunicação humana, uma vez que os Pirahã criaram uma forma única de se comunicar.

"Os Pirahã não têm números porque simplesmente não utilizam. Não precisam contar, por exemplo, quantos filhos têm, eles o reconhecem por seus rostos, sabem seus nomes e o que sentem por cada um deles. Não sabem quantas plantas têm, porque conhecem cada uma pelo seu nome e suas utilidades", explica Everett.

A língua Pirahã pode ser falada, cantada ou até mesmo ser dita por sílabas; não tem palavras para definir cores ou números nem maneira de expressar o passado ou o futuro –  eles vivem no presente, livres dos remorsos que o passado pode trazer ou dos temores que o futuro trará.

A língua Pirahã parece ser um código único que coloca à prova a, até agora, aceita teoria de Noam Chomsky de uma gramática universal determinada pelos nossos genes. Chomsky garante que todos os humanos se comunicam em uma sequência de frases, algo que os Pirahã não fazem. No universo da linguística, isso é como dizer que Albert Einsten estava errado em sua teoria da relatividade.

Em sua busca pela verdade com imagens e detalhes surpreendentes, Everett leva os telespectadores por paisagens espetaculares e mostra uma cultura desconhecida e fascinante que pode redefinir o que realmente determina o ser humano: sua biologia ou sua cultura.

LÍNGUA PIRAHÃ: O CÓDIGO DO AMAZONAS foi produzida pela Essential Media & Entertainment. Michael O' Neill foi o co-diretor, co-escritor e produtor executivo. Pedro Novaes é co-produtor do especial e Randall Wood o co-diretor.

SERVIÇO: LÍNGUA PIRAHÃ: O CÓDIGO DO AMAZONAS
Canal: Discovery HD Theater
Estreia: Quinta-feira, 30 de maio, às 22h
Classificação Indicativa: 14 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado