Programa Entrevista inicia nova temporada em maio no Canal Futura

 

Episódios vão abordar temas relacionados a tecnologia, vida digital e os avanços científicos que transformam a vida do homem contemporâneo


         A partir de 20 de maio, o Canal Futura exibe a segunda temporada do programa Entrevista. A série vai tratar dos avanços científicos e tecnológicos que estão revolucionando a comunicação, as relações interpessoais e o trabalho. Os temas vão desde a influência das redes sociais nos relacionamentos até as simulações cada vez mais realistas dos novos videogames.

A cada programa, o jornalista e blogueiro Beto Largman entrevista um convidadocom a proposta de investigar o impacto das novas tecnologias na sociedade. No primeiro episódio da série, Beto Largman entrevista o pesquisador Silvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), para  refletir sobre o passado, o presente e apontar o futuro da internet.

Os novos episódios começam a ser exibidos todas as segundas e quartas-feiras, às 21h, com reprises nas madrugadas de terça e quinta-feira, às 4h30.

 

Sobre Beto Largman

Jornalista, blogueiro e consultor especializado em tecnologia, inovação e novas mídias. Gerenciou projetos ligados a tecnologia, comunicação, mídias eletrônicas, arte e cultura, além de ter editado revistas e participado em diversos programas no rádio e na TV.

 

 

CONFIRA AS SINOPSES DOS PRÓXIMOS PROGRAMAS

 

Programa Entrevista - Silvio Meira – A internet de tudo

Exibição: 20 de maio, às 21h (segunda-feira), e no dia 21 de maio, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

A internet já faz parte da vida de cerca de 2,4 bilhões de pessoas, mais de um terço da população mundial. Um estudo prevê que em 2020 cerca de 50 bilhões de dispositivos estarão ligados em rede: de geladeiras a smartphones, passando por carros, tablets, sinais de trânsito, fogões, portas e até cafeteiras. Nesta edição da série do programa Entrevista dedicada a reflexões sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman conversa com o pesquisador Silvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), sobre o passado, o presente e o futuro da internet.

 

Programa Entrevista - Luiz Alberto Oliveira - Homo Sapiens 2.0

 

Exibição: 22 de maio, às 21h (quarta-feira), e no dia 23 de maio, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

Segundo o físico, filósofo e cosmólogo do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Luiz Alberto Oliveira, os avanços das tecnologias em escala molecular poderão permitir a reformatação dos seres humanos, o que significaria uma mutação da nossa própria espécie. O corpo humano, nosso hardware biológico, é o mesmo há 120 mil anos, mas, pela primeira vez na história, talvez seja possível fazer um upgrade no mesmo. O jornalista Beto Largman conversa com ele sobre esta teoria e sobre o incrível processo que pode fazer surgir o "Homo Sapiens, versão 2.0", nesta edição da série do programa Entrevista dedicada a reflexões sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

 

Programa Entrevista - Jorge Lopes - O que é impressão 3D?

Exibição: 27 de maio, às 21h (segunda-feira), e no dia 28 de maio, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série dedicada a reflexões sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade o assunto abordado é a impressão 3D, a chamada impressão física. Com a chegada de uma leva de impressoras destinadas ao mercado de varejo, esta tecnologia está cada vez mais próxima do consumidor final. O convidado para o bate-papo com o jornalista Beto Largman é Jorge Lopes, designer e pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia e da PUC/RJ.

 

Programa Entrevista - Jaime Lerner - A cidade inteligente

Exibição: 29 de maio, às 21h (quarta-feira), e no dia 30 de maio, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

Estamos vivendo a época dos telefones, dos carros, dos edifícios inteligentes. Todas estas invenções estão a serviço do homem para tornar a vida mais fácil e aprazível. Será que um dia as cidades também alcançarão este status? É possível fazer um upgrade em uma cidade? Como inovar na urbanização de uma grande metrópole? O arquiteto e urbanista Jaime Lerner é o convidado do jornalista Beto Largman para falar sobre estas e outras questões nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série dedicada a reflexões sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

  

Programa Entrevista - Daniel Morena - Interfaces

Exibição: 3 de junho, às 21h (segunda-feira), e no dia 4 de junho, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

As interfaces foram criadas para comandar máquinas cada vez mais complexas. Como estas interfaces se desenvolveram através da história? Que tipos de interfaces estão em desenvolvimento? O futuro das interfaces está nos gestos, na voz ou no olhar? Para falar sobre este assunto, o jornalista Beto Largman convidou o designer e programador Daniel Morena, diretor de tecnologia da empresa 32Bits, nesta edição da série do programa Entrevista dedicada a reflexões sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

  

Programa Entrevista - Arthur Protasio - Games

Exibição: 5 de junho, às 21h (quarta-feira), e no dia 6 de junho, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

Já há alguns anos os jogos eletrônicos desbancaram o cinema e outras áreas do setor de entretenimento, tornando-se a que mais fatura no mundo. Segundo algumas projeções, o faturamento global da indústria de jogos pode chegar a US$ 46 bilhões em 2016. E o Brasil já é o quarto na lista dos maiores mercados. O pesquisador e roteirista Arthur Protásio, coordenador do CTS Game Studies da FGV/RJ, é o convidado do jornalista Beto Largman nesta edição da série do programa Entrevista dedicada a reflexões sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade. Arthur explica como se deu esta espetacular evolução, tanto da parte técnica quanto do mercado de games.

 

Programa Entrevista - Fábio Gandour - De onde vem a inovação?  

Exibição: 10 de junho, às 21h (segunda-feira), e no dia 11 de junho, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

  

Nas últimas décadas, a tecnologia vem imprimindo uma velocidade vertiginosa nas transformações da vida individual e coletiva. Para alguns, essa realidade é fascinante. Para outros, assustadora. Neste cenário, a palavra inovação é cada vez mais usada. Mas, o que realmente significa inovação? Nesta edição do programa Entrevista, o jornalista Beto Largman conversa sobre inovação com Fábio Gandour, cientista-chefe do Laboratório de Pesquisas da IBM/Brasil, na série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

 

 

 

Programa Entrevista - Bárbara Mota - Narrativas transmídia e outras histórias

Exibição: 12 de junho, às 21h (quarta-feira), e no dia 13 de junho, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

Os avanços da tecnologia propiciam o surgimento de novas mídias e a rápida disseminação destas. Nesta edição do programa Entrevista, o jornalista Beto Largman conversa com a diretora de conteúdo da empresa "Os Alquimistas", Bárbara Mota, especializada em narrativa transmídia e entretenimento. O bate-papo foi sobre as novas maneiras de se contar histórias e as técnicas que criadores utilizam para desenvolver estratégias e conteúdos multiplataforma. Esta entrevista faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

 

Programa Entrevista - Alexandre Ribenboim - Computação em nuvem

Exibição: 17 de junho, às 21h (segunda-feira), e no dia 18 de junho, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

O empresário e consultor Alexandre Ribenboim é o convidado do jornalista Beto Largman desta edição da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade. Em pauta, a tecnologia chamada Computação em Nuvem, cada vez mais utilizada por empresas para realizar inúmeras tarefas no ambiente digital. Alexandre explica, entre outros pontos, como uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, pode conseguir vantagens competitivas ao adotar esta tecnologia.

  

Programa Entrevista - Luli Radfahrer - Olhando o futuro, pelo retrovisor

Exibição: 19 de junho, às 21h (quarta-feira), e no dia 20 de junho, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

As inovações tecnológicas no ambiente digital se sucedem com uma velocidade vertiginosa. Se hoje as redes sociais, os smartphones, a computação em nuvem e os tablets estão no auge da popularidade, nada garante que alguma ou todas essas tecnologias possam evoluir para se transformarem em algo totalmente diferente ou simplesmente deixarem de existir daqui a alguns anos. Nesta edição do programa Entrevista, o jornalista Beto Largman recebe o professor-doutor em Comunicação Digital da ECA/USP, Luli Radfahrer, um especialista e pesquisador de novas tendências, para debater sobre o assunto. O bate-papo faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

 

 

Programa Entrevista - Cesar Salim - Startups

Exibição: 24 de junho, às 21h (segunda-feira), e no dia 25 de junho, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

As startups são as estrelas do momento no mundo dos negócios. O conceito, que surgiu no Vale do Silício, nos Estados Unidos, na época da chamada bolha pontocom, está ganhando o mundo, inclusive o Brasil. Impulsionadas pela internet e pela disseminação das novas tecnologias, as startups mudaram o cenário corporativo com grandes doses de otimismo, empreendedorismo e informalidade. Para falar sobre este tema, o empresário e professor Cesar Salim, diretor da Anjos Cariocas Empreendimentos e Participações, é o convidado do jornalista Beto Largman nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série dedicada a reflexões sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

 

Programa Entrevista - Ronaldo Lemos - O financiamento coletivo e os novos modelos de produção cultural

Exibição: 26 de junho, às 21h (quarta-feira), e no dia 27 de junho, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

O pesquisador e advogado Ronaldo Lemos, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV/RJ, é o convidado do jornalista Beto Largman desta edição do programa Entrevista que faz parte da série dedicada a reflexões sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade. Eles conversam sobre o desenvolvimento de novas tecnologias que aumentaram exponencialmente as possibilidades de concretização de projetos ligados a arte e cultura. Ronaldo explica como a internet, softwares mais baratos e ferramentas como o crowdfunding, o financiamento coletivo, deram um outro significado para o mote "faça você mesmo".

 

Programa Entrevista - Roberto Cassano - Redes sociais

Exibição: 1 de julho, às 21h (segunda-feira), e no dia 2 de julho, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

As redes sociais são o fenômeno mais importante da comunicação dos últimos anos. Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas plataformas e dispositivos de comunicação digital como smartphones, tablets, consoles de videogames a até os óculos conectados que estarão chegando em breve ao mercado, a revolução descentralizadora do "conteúdo gerado pelo usuário" tornou-se um desafio para empresas, grupos de comunicação, escolas, governos e a sociedade como um todo. Quem conversa com o jornalista Beto Largman sobre o assunto nesta edição do programa Entrevista é o também jornalista e empresário Roberto Cassano, diretor de estratégia da Agência Frog. O bate-papo faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

 

Programa Entrevista - Silvio Meira - Nós, e os robôs  

Exibição: 3 de julho, às 21h (quarta-feira), e no dia 4 de julho, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

Eles estão saindo dos filmes de ficção científica para entrar na vida das pessoas. Seja na indústria, na medicina ou no ambiente de trabalho, os robôs cada vez mais desempenham funções para facilitar o cotidiano dos humanos. Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman recebe Silvio Meira, cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), para bater um papo sobre a evolução dos robôs e o futuro destas ferramentas incríveis.

 

Programa Entrevista - Luiz Alberto Oliveira - A pesquisa cientifica na era da ziliônica

Exibição: 8 de julho, às 21h (segunda-feira), e no dia 9 de julho, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

Há pouco mais de 25 anos, metade da população humana jamais havia dado um telefonema. Hoje temos mais de 3,2 bilhões de usuários de telefones celulares e 2 bilhões de pessoas com acesso a internet em uma população mundial de cerca de 7 bilhões. Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman conversa com Luiz Alberto Oliveira, filósofo e cosmólogo do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Luiz explica como estas mudanças estão afetando a produção do conhecimento e de que maneira a ciência está sendo impactada pela avalanche de dados digitais criados diariamente.

 

Programa Entrevista - Jorge Lopes - Uma revolução impressa em 3D

Exibição: 10 de julho, às 21h (quarta-feira), e no dia 11 de julho, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman recebe Jorge Lopes, designer e pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia e da PUC/RJ. Na pauta, a chegada de novas impressoras e o avanço de diferentes tecnologias que estão fazendo com que a impressão 3D esteja cada vez mais presente em áreas tão diferentes como arqueologia, medicina, design, moda e indústria aeronáutica, entre muitas outras. Jorge fala sobre as possibilidades que estão revolucionando muitos dos processos presentes nestas áreas.

 

Programa Entrevista - Jaime Lerner - Tecnologia e mobilidade

Exibição: 15 de julho, às 21h (segunda-feira), e no dia 16 de julho, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

Muitas vezes sonhamos com mochilas voadoras, carros anfíbios, motocicletas autoguiadas ou outros meios de transporte insólitos para fugir do caos do trânsito diário dos grandes centros. Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman conversa com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Em pauta, as tecnologias e inovações que estão sendo usadas ou planejadas para melhorar o problema da locomoção nas metrópoles.

 

Programa Entrevista - Daniel Morena - Mundo interativo

Exibição: 17 de julho, às 21h (quarta-feira), e no dia 18 de julho, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

O desenvolvimento de novos tipos de sensores – de movimento, toque, luminosidade e temperatura - cada vez mais utilizados em diferentes dispositivos de ambientes como empresas, residências, espaços públicos, museus e exposições estão transformando a maneira como interagimos com o mundo. Todos os dias, desde o momento em que acordamos até deitarmos na cama, nos relacionamos com máquinas e telas: tablets, elevadores, cafeteiras, celulares, leitores eletrônicos, caixas de banco. Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman recebe Daniel Morena, diretor de tecnologia da empresa 32Bits, para conversar sobre este novo cotidiano cada vez mais interativo.

 

Programa Entrevista - Arthur Protasio - Aprendendo com games

Exibição: 22 de julho, às 21h (segunda-feira), e no dia 23 de julho, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

Games podem ser ferramentas de ensino? Nesta edição do Programa Entrevista, vamos conhecer uma faceta pouco comentada sobre os games: o potencial educativo e de aprendizado que as experiências dos jogos podem oferecer. O jornalista Beto Largman recebe o pesquisador e roteirista Arthur Protásio, coordenador do CTS Game Studies da FGV/RJ, neste programa da série dedicada a reflexões sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

 

Programa Entrevista - Fábio Gandour - Inovação: o desafio brasileiro

Exibição: 24 de julho, às 21h (quarta-feira), e no dia 25 de julho, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

Segundo uma classificação elaborada pelo Instituto Insead e pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual, em 2012 o Brasil despencou nove posições no ranking de países mais inovadores do mundo, aparecendo em um desconfortável quinquagésimo oitavo lugar. Nesta edição de Entrevista, o jornalista Beto Largman conversa sobre a inovação no Brasil com Fábio Gandour, cientista-chefe do Laboratório de Pesquisas da IBM/Brasil. O programa faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

 

Programa Entrevista - Batman Zavareze - Arte e Tecnologia

Exibição: 29 de julho, às 21h (segunda-feira), e no dia 30 de julho, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman recebe Batman Zavareze, diretor do Festival Multiplicidade. Em pauta, as manifestações artísticas que utilizam tecnologia de maneira intensiva, o fenômeno da cultura participativa nas artes e reflexões sobre a mistura, cada vez maior, de arte e tecnologia.

 

Programa Entrevista – Alexandre Ribenboim - A computação em nuvem e você

Exibição: 31 de julho, às 21h (quarta-feira), e no dia 1 de agosto, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

A Computação em Nuvem é uma tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas. E sua utilização só tende a crescer. Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman conversa com o empresário e consultor Alexandre Ribenboim sobre como a Computação em Nuvem pode ajudar as pessoas, tanto em suas vidas profissionais quanto pessoais.

 

Programa Entrevista – Luli Radfahrer - Reflexões sobre a educação na era do conhecimento

Exibição: 5 de agosto, às 21h (segunda-feira), e no dia 6 de agosto, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

O aluno contemporâneo pertence a uma geração que navega pela internet, joga games e está habituada a desempenhar múltiplas tarefas simultaneamente. E a escola, do jeito como é hoje, com o seu conteúdo e abordagens que remontam a séculos, cada vez mais perde na disputa pela atenção destes alunos. Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman conversa com Luli Radfahrer, professor-doutor em Comunicação Digital da ECA/USP, sobre o novo papel da escola e os caminhos que podem ser adotados para atualizar o sistema de ensino à nova realidade.

 

Programa Entrevista – César Salim – O mercado de startups no Brasil

Exibição: 7 de agosto, às 21h (quarta-feira), e no dia 8 de agosto, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

O brasileiro está, cada vez mais, se aventurando no mundo do negócio próprio. Muitas destas novas iniciativas são as chamadas Startups, empresas que criam modelos de negócio altamente escaláveis, a baixos custos, a partir de ideias inovadoras e que usam a tecnologia de maneira intensiva. Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman recebe o empresário e professor Cesar Salim, diretor da Anjos Cariocas Empreendimentos e Participações, para saber como anda o panorama do setor de startups no Brasil.

 

Programa Entrevista – Ronaldo Lemos – Compartilhando o conhecimento

Exibição: 12 de agosto, às 21h (segunda-feira), e no dia 13 de agosto, às 4h30, na madrugada de segunda para terça-feira

 

As possibilidades que surgiram com a disseminação da internet estão transformando consumidores passivos de produtos culturais e de informação em criadores de conteúdo. Essa grande revolução no modo como compartilhamos o conhecimento gera mudanças que afetam a indústria cultural, a educação, a política e muitos outros setores da nossa sociedade. O pesquisador e advogado Ronaldo Lemos, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV/RJ, é o convidado do jornalista Beto Largman nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série dedicada a reflexões sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade.

 

Programa Entrevista – Roberto Cassano – Os brasileiros e as redes sociais

Exibição: 14 de agosto, às 21h (quarta-feira), e no dia 15 de agosto, às 4h30, na madrugada de quarta para quinta-feira

 

O Brasil é o terceiro país em número de usuários ativos na internet, ficando apenas atrás dos Estados Unidos e do Japão. Mas quando o critério considerado é o tempo de acesso de cada internauta, somos os primeiros colocados. Com certeza, isso tem a ver com a voracidade com que nos dedicamos às redes sociais. Nesta edição do programa Entrevista que faz parte da série do Canal Futura sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, o jornalista Beto Largman conversa com Roberto Cassano, diretor de estratégia da Agência Frog, sobre os brasileiros e seu envolvimento nas redes sociais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado