CINE_MONSTRO, COM ENRIQUE DIAZ, ESTREIA NO Oi FUTURO DIA 21 DE JUNHO

·         Diretor retoma ligação com Daniel MacIvor, autor de 'In on It' e 'A Primeira Vista', em seu primeiro monólogo

 

·         No palco do centro cultural do Flamengo, Diaz interpreta 13 personagens e mistura drama, comédia e suspense

 

O Oi Futuro e a Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Rio de Janeiro, apresentam a partir do dia 21 de junho o espetáculo "Cine_Monstro", de Daniel MacIvor, dirigido e protagonizado por Enrique Diaz. Desde a estreia de "In on It", a relação de Diaz com MacIvor vem se estreitando. O sucesso do espetáculo – vencedor dos prêmios Shell e APTR nas categorias Direção e Ator e apresentado em concorridas temporadas desde 2010 – foi seguido pelo êxito de "A Primeira Vista", atualmente em turnê nacional. Com a estreia de "Cine_Monstro" ("Monster", no original), Diaz encerra uma trilogia sobre o autor e, além da direção, também está em cena para contar mais uma história com a marca de MacIvor, seja pela estrutura do texto ou pelo equilíbrio entre drama, comédia e suspense. Com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro, o monólogo fica em cartaz até 28 de julho no centro cultural do Flamengo, depois de um processo elogiado em únicas apresentações no Festival de Curitiba e no Itáu Cultural, em São Paulo.

"Depois de patrocinar as montagens de 'In on It' e 'A Primeira Vista', a Oi aposta nesta  terceira incursão de Enrique Diaz no universo de autor canadense. A estrutura intrincada dessas criações, com várias camadas sobrepostas, envolve o público, invariavelmente, em um jogo hipnótico. Com Cine_Monstro, o Oi Futuro fecha esse "ciclo Diaz/MacIvor", reafirmando sua vocação de ser um espaço de produção do teatro contemporâneo, sempre abrindo espaço para pesquisa das linguagens cênicas ", diz Roberto Guimarães, diretor de Cultura do Oi Futuro.

Pela primeira vez em um solo, Diaz dá voz a uma espécie de mestre de cerimônias, que recebe a plateia para narrar histórias que se cruzam e, para contá-las, se transforma em 13 personagens. "Ele escreveu a peça para ser feita por um ator só e, no caso, ele mesmo, quando a peça estreou, na década de 1990. É muito interessante conhecer o texto e saber que o público vai traçando relações entre as diferentes personagens e histórias, até perceber que o quadro geral revela uma série de coisas que não estavam previstas no início", analisa Enrique Diaz.

Assim como em "In On It", o suspense dá o tom e Diaz prefere não revelar uma sinopse mais explícita do que será visto no palco. Apenas adianta que serão vistas histórias em que a crueldade e a violência caminham ao lado do humor e da mais fina ironia. Pouco a pouco, o público poderá formar uma teia mental com os acontecimentos mostrados em cena.

"Os temas e a estrutura dos textos do Daniel se combinam brilhantemente. O desejo de convidar o espectador a se deslocar constantemente é muito atraente, além da visão de mundo dele, em especial no que se refere a uma compreensão dos afetos, que é muito interessante", avalia Diaz, que usa pouquíssimos elementos na encenação. Tudo é feito com um fundo branco, uma cadeira e uma série de vídeos, a cargo de Batman Zavareze e Nathalie Melot.

A opção pelo audiovisual – além das projeções, o espetáculo conta com efeitos sonoros e um delicado trabalho de microfonia – vem de uma constante associação com o cinema e, em especial, com o gênero terror, presente no texto e na concepção da montagem. 'É como se fosse um cinema em 3D, com as imagens sendo projetadas e o ator à frente', resume Diaz, que contou com a colaboração do curitibano Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro ("Vida", "Oxigênio", "Esta Criança"), na direção.

"Cine_Monstro" marca uma nova fase na carreira de Enrique Diaz, fechando o ciclo dos textos de MacIvor e logo após a sua saída da Cia. dos Atores, grupo fundado e liderado por ele há mais de vinte anos, responsável pela criação de espetáculos como "Melodrama" (1995), "O Rei da Vela" (2000) e "Ensaio.Hamlet" (2004). Além do monólogo, ele se dedica a mais trabalhos como ator, incluindo a série "3 Teresas", do GNT, e os longas "Boa Sorte", de Carolina Jabor, e "Noites de Reis", de Vinicius Reis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado