Documentário inédito revela os dilemas de um povoado quilombola em Tocantins. “Mumbuca, risco de extinção” vai ao ar no Canal Futura, dia 20, quinta-feira

SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira, às 14h35

Reprises às 21h, terças, quintas e sextas-feiras

 

17/06 - segunda-feira, 14h35 – Quem cuida dos meus filhos?

Direção: Ana Isabel Cunha e Emily Sasson

"Quem cuida dos meus filhos?" contribui para uma reflexão sobre as complexas relações afetivas, empregatícias, pedagógicas, psicológicas do 'cuidar' das crianças do nosso tempo. 'Confere voz' àquelas mães que têm por profissão cuidar dos filhos de outras(os). O programa acompanha a rotina de duas mulheres, mães e trabalhadoras, que se organizam entre trabalho e filhos. Conta também com depoimentos de outras babás e da participação do médico pediatra José Martins Filho, professor titular e emérito da Unicamp e membro da Academia Brasileira de Pediatria, autor do livro 'A criança terceirizada', da Editora Papirus.

 

18/06 – terça-feira, 14h35 – Tooro Nagashi – Luzes ao vento

Direção: Éster Marçal Fér

No Dia do Imigrante Japonês, o Sala de Notícias exibe documentário realizado na cidade de Registro-SP, onde há mais de um século instalou-se a primeira colônia de imigração japonesa no Brasil. O programa acompanha uma cerimônia de homenagem aos antepassados que acontece no município. A festa transforma o rio Ribeira de Iguape em um espetáculo de luz e cor. Com muita sensibilidade e informação, a produção mostra o resgate da memória dos moradores da região, que, ainda hoje, valorizam as tradições japonesas e suas influências sobre a cultura brasileira.

 

19/06 - quarta-feira, 14h35 – Uma visita para Elisabeth Teixeira

Direção: Susanna Lira

Depois de quase 30 anos da realização do documentário "Cabra Marcado pra Morrer", de Eduardo Coutinho, a diretora Susanna Lira faz uma visita a Elizabeth Teixeira, a principal personagem do filme, hoje com 85 anos, para reviver suas memórias e saber como mantém viva sua luta pelos direitos do homem do campo.

 

20/06– quinta-feira, 14h35 – Mumbuca, risco de extinção (Inédito)

Direção: Fábio Nascimento

Este Sala de Notícias mostra a história do povoado de Mumbuca. Entre as veredas e montanhas do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, uma vila de descendentes de escravos e índios luta pela permanência na terra, declarada recentemente como comunidade quilombola. Na região, existe desde o ano 2000 uma unidade de conservação importante para a manutenção da biodiversidade local e para o desenvolvimento do turismo. No entanto, os moradores locais tiveram sua rotina alterada e hoje lidam com as limitações impostas pela legislação ambiental.

 

21/06 - sexta-feira, 14h35 - Trajetória dos direitos humanos

Direção de Bernardo Brant

O trauma da II Guerra Mundial colocou, a partir da metade do século XX, os Direitos Humanos como uma questão fundamental. E a Declaração Universal dos Direitos do Homem, em 1948, foi um marco. Mas apesar dos avanços, guerras, diásporas, injustiças, violência, desigualdades sociais, questões étnicas e questões ligadas aos direitos políticos, ainda mantêm os Direitos Humanos na agenda atual. No programa Direitos Humanos – Trajetórias, o Sala de Notícias mostra a mobilização e  a luta dos movimentos sociais no Brasil e no mundo pelo respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado