Documentário inédito traz à tona as condições de vida dos habitantes do povoado cubano Pueblo Têxtil. “Constante” vai ao ar no Canal Futura, dia 4, quinta-feira


SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira, às 14h35

Reprises às 21h, terças, quintas e sextas-feiras

 

01/07 - segunda-feira, 14h35 - Kagwahiva - Pelos caminhos dos Parintintin

Direção: Davilson Brasileiro

Segundo o atlas da UNESCO 2011, no Brasil existem cerca de 40 culturas e línguas indígenas que correm risco de desaparecer. Uma delas está na tribo Parintintin, localizada numa reserva no sul do Amazonas entre os Rios Madeira e Tapajós. O Sala de Notícias "KAGWAHIVA" - Pelos caminhos dos Parintintin mostra o esforço dessa comunidade para manter suas tradições e preservar a oralidade indígena. As lideranças mais jovens da aldeia estão sendo capacitadas para o uso de meios audiovisuais. O objetivo é que eles utilizem a tecnologia e a educação para melhoria da qualidade de vida na tribo, fazendo um monitoramento mais efetivo do ciclo da chuva, demarcação das terras e acompanhamento da temporada das cheias.

 

02/07 – terça-feira, 14h35 – Parque ecológico da Prainha

Direção: Claudio Vianna

Em 1989, foi divulgada a existência de um projeto de uma construtora imobiliária que previa a edificação de um hotel e de um condomínio de grande porte na área da Prainha, no Rio de Janeiro. O iniciativa gerou diversas manifestações, lideradas pela Associação de Surfistas, a favor da preservação da Prainha e do cancelamento do projeto. No mesmo ano, a Câmara Municipal elaborou um projeto de lei transformando a Prainha em Área de Proteção Ambiental. Vamos contar essa história por quem a vivenciou: um grupo de surfistas.

 

03/07 - quarta-feira, 14h35 – A Fábrica de Vinil

Direção: João Carlos Martins

Este Sala de Notícias mostra a realidade do mercado fonográfico independente. A partir de uma fábrica de produção de discos de vinil, produtores e músicos debatem os desafios do mercado. Em meio ao processo de fabricação de um LP, desde o acetato até o corte final, bandas, pesquisadores e comerciantes falam de sua relação com os discos de vinil e analisam o atual cenário do mercado fonográfico. Peça fundamental no ressurgimento dos LPs no Brasil, João Augusto, ex-dono da Polysom, narra o renascimento da fábrica, fala de seu compromisso com os independentes, do atual momento e do futuro.

 

04/07– quinta-feira, 14h35 – Constante (Inédito)

Direção: Gustavo Vinagre

"Constante" segue o cotidiano de trabalho de Lázaro Escarze - 87 anos como Fidel Castro - numa loja de verduras estatal em um esquecido povoado cubano, o Pueblo Têxtil – antes um próspero centro têxtil. Através do que conta Lázaro e do contato com os seus clientes, descobrimos a história do povoado, o declínio projeto socialista, bem como o atual contexto econômico e a condição de vida dos habitantes do lugar. Pouco a pouco, o personagem revela como a sua rígida postura ideológica marcou de maneira decisiva sua história pessoal.

 

05/07- sexta-feira, 14h35 - Barcaças do tempo

Direção: Rafael Nogueira e Rodolfo Gomes

O documentário trata da pesca artesanal na Baía de Guanabara. Diariamente, na comunidade do Gradim, em São Gonçalo, um movimentado leilão de peixes acontece no final da madrugada, uma das principais portas de desembarque de pescado extraído das águas da baía. Acompanhamos um dia da rotina de pescadores do local para conhecer melhor sua situação de trabalho. Redução do estoque de peixes, ocupação desordenada de mananciais, despejo de esgoto sem tratamento, industrialização acelerada das margens e das ilhas da baía, tráfego contínuo de embarcações de grande porte são alguns dos graves problemas enfrentados por estes profissionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado