NET lança NETLABTV e incentiva novos talentos e ideias para séries de TV brasileira

 

Voltado para criadores, roteiristas, escritores ou dramaturgos, profissionais ou estreantes, NETLABTV incentiva e apoia o surgimento de novos talentos para a indústria audiovisual brasileira

 

NET, maior empresa de serviços de telecomunicações e entretenimento via cabo da América Latina, lança dia 04 de junho o NETLABTV, que identificará e premiará novas ideias de séries brasileiras para TV por assinatura nas categoriasficção e não ficção. Criado para apoiar e fortalecer a cadeia de valor do audiovisual no Brasil, NETLABTV é voltado para criadores, roteiristas, escritores ou dramaturgos, podendo ser estreantes ou profissionais.

 

O regulamento do concurso e a relação de documentos necessários estão disponíveis no site www.netlabtv.com.br. Dentre as informações solicitadas, estão sinopse da série, argumento, descrição de personagens/entrevistados e trechos do roteiro, dentre outros. Serão aceitas inscrições de brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.

 

O site do NETLABTV também disponibilizará informações sobre roteiro e mercado de TV, com depoimentos em vídeo de roteiristas, produtores e showrunners. Há também espaço dedicado a cases, entrevistas, dicas e links de interesse.

 

NETLABTV é uma iniciativa idealizada pela NET e realizada pela Casa Redonda Cultural, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. "O NETLABTV é um programa de fomento a ideias e novos talentos na indústria audiovisual, que vai apoiar toda a cadeia de valor: criadores, produtores, distribuidores, canais e programadoras", afirma Fernando Magalhães, diretor de programação da NET. "O mercado brasileiro está passando por grandes transformações incentivadas pela nova Lei da TV Paga e a NET quer colaborar com este momento. O NETLABTV nasce para identificar talentos em todo Brasil e encontrar novas ideias e formatos de séries brasileiras, ajudando programadoras e canais na busca por conteúdos para nossos assinantes."

 

"O enorme crescimento da TV por assinatura no Brasil, além de políticas setoriais bem estruturadas, abrem um universo de oportunidades à atuação de roteiristas e criadores de todo o país. Apoiar o desenvolvimento e aprimoramento de ideias de séries brasileiras significa fortalecer com novas e potentes propriedades intelectuais não apenas a indústria audiovisual do país, mas principalmente redes criativas e produtivas regionais dentro das perspectivas trazidas pela Economia Criativa. Precisamos de novas ideias e formatos para a televisão e deroteiristas dispostos a criar e empreender em diálogo com o mercado", afirma Minom Pinho da Casa Redonda Cultural, empresa parceira da NET na realização do NETLABTV.  

 

 

PROCESSO DE SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

 

Todos os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por especialistas em roteiros de séries e em mercado de TV, que selecionará 20 finalistas com base nos critérios: originalidade, qualidade técnica e potencial comercial da série. Desses, serão escolhidos oito ganhadores, que participarão do Laboratório imersivo em São Paulo com monitoria de profissionais de destaque no mercado audiovisual.

 

Além de atuar como uma incubadora de ideias e formatos para televisão, o NETLABTV oferecerá também premiação de incentivo em dinheiro, laboratório e consultoria para o desenvolvimento dos roteiros e rodada de apresentação dos projetos de série para os principais programadores e canais de TV por assinatura do País.

 

"O laboratório de TV está começando a crescer no Brasil. É muito difícil desenvolver uma série com o olhar de um único roteirista. Trocar informações, impressões, bater bola sobre os problemas enfrentados no percurso e contar com o olhar fresco e experiente de outros profissionais é muito importante. O consultor pode ajudar a encontrar o foco e a arquitetar a coesão da série. Compartilhar sua experiência como roteirista é compartilhar técnica. O laboratório de TV é um caminho fundamental para conseguirmos séries brasileiras de qualidade" nos conta o diretor e roteirista Philippe Barcinski, um dos idealizadores do NETLABTV. 

 

A iniciativa já conta com inúmeras parcerias a exemplo do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo - SIAESP, correalizador da iniciativa e do laboratório em São Paulo, além da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV), da Associação de Roteiristas (AR) e dos principais canais e programadoras de TV por assinatura do Brasil. "Por meio dessas parcerias e aproveitando a presença da NET nas principais cidades e capitais brasileiras, vamos buscar o apoio de órgãos de governo, universidades, cursos livres de roteiro, associações regionais de produtores e roteiristas e demais grupos de interesse nas cinco regiões. Nosso objetivo é criar oportunidade para o surgimento de novos talentos, independentemente de onde eles estejam", explica Magalhães.

 

 

NETLABTV

Inscrições gratuitas.

Período de Inscrição: de 04 de junho a 28 de julho de 2013

Regulamento e Informações: www.netlabtv.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado