Futura: Documentário inédito mostra a maior feira de antiguidades da América Latina, realizada Praça XV, no Rio de Janeiro. “Almas das coisas” vai ao ar no Canal Futura, dia 18, quinta-feira

 

SALA DE NOTÍCIAS

Segunda a sexta-feira, às 14h35

Reprises às 21h, terças, quintas e sextas-feiras

 

15/07 – segunda-feira, 14h35 – Promessas Partidas: Mães Solteiras de Pernambuco

Direção: Susanna Lira

O reconhecimento da paternidade é um desafio no Brasil que obteve conquistas no campo jurídico e legislativo nos últimos anos. Este Sala de Notícias traz a discussão à tona a partir de um exemplo pernambucano. Em uma casa singela na periferia do Recife vive Marli Márcia, mulher que transformou seu luto em motivo para lutar pelo benefício dos outros e pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Fundadora da Associação Pernambucana de Mães Solteiras, Marli é responsável pela única instituição da América Latina que trata da questão do amparo psicológico e jurídico para mães sozinhas e filhos que nascem sem a presença do pai. O programa "Promessas Partidas" acompanha a rotina dessa mulher e de outras famílias que buscam o reconhecimento paterno.

 

16/07 – terça-feira, 14h35 – Viciados em energia

 Direção: Dago Schelin

Em meio a um mundo viciado em consumir energia com carros e eletrodomésticos, surge um grupo de amigos que resolve se juntar para criar um tipo de energia mais limpa, mais antiga e talvez até mais divertida. A ideia é simples e cativante. O produto final? Bicimáquinas e muita alegria.

 

17/07 - quarta-feira, 14h35 - Cavalgadas

Direção: Marcus Martins

Pelas estradas de chão de antigas trilhas e de cidades do interior do Brasil seguimos rastros de sonhos. Durante oito dias, homens, mulheres, jovens e idosos percorreram 335 quilômetros unidos por uma tradição denominada Cavalgada. Rumo à casa da Padroeira do Brasil, o cavalo ganha trato de gente, as paradas têm ar de festa e a viagem é coroada pela camaradagem. De Lima Duarte (MG) à Aparecida (SP), a paisagem encanta tanto quanto a receptividade das pessoas. Mas, sem dúvida, a emoção de chegar ao destino encerra o relato de união e fé.

 

18/07– quinta-feira, 14h35 – Almas das coisas (inédito)

Direção: Rafael Bacelar

A Feira de objetos antigos e usados da Praça XV acontece todo sábado no centro histórico do Rio de Janeiro. Com mais de quinhentas barracas, onde se encontra praticamente de tudo, a feira recebe até 15 mil visitantes por dia e é a maior do gênero na América Latina. Transitar por ela é percorrer um verdadeiro labirinto de histórias. Mas, com a demolição do Viaduto da Perimetral, sob o qual é montada, a Feira ainda não tem um novo lugar para acontecer.

 

19/07- sexta-feira, 14h35 - O Futebol Imortal de Nelson Rodrigues

Produção: Equipe Futura
Roteiro e reportagem: Jorge Melo

Um dos maiores dramaturgos do país, responsável por uma revolução no teatro brasileiro com a peça Vestido de Noiva, em 1943, Nelson foi também um brilhante escritor, cronista da vida como ela é e do futebol. Suas crônicas sobre o violento esporte bretão transformavam as partidas em verdadeiras batalhas épicas e os jogadores, juízes e bandeirinhas em heróis e  vilões. Essas crônicas até hoje podem ser lidas com muito prazer, já que não falam apenas sobre o futebol, mas do Brasil e da alma brasileira. No centenário do nascimento do genial Reacionário, como ele mesmo se definia, o Sala de Notícias mostra porque as crônicas futebolísticas de Nelson Rodrigues são consideradas até hoje o melhor que o país já produziu no gênero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado