Futura: “Entre Fronteiras” visita o Djibuti no dia 12

No episódio inédito, Luís Nachbin registra o contexto socioeconômico do pequeno país muçulmano localizado às margens do Mar Vermelho

Na próxima sexta-feira (12), às 19h30, os espectadores poderão acompanhar a viagem de Luís Nachbin ao Djibuti. A ex-colônia francesa é um pequeno país mulçumano localizado no chamado "chifre" da África com cerca de 900 mil habitantes. O documentarista é guiado pela socióloga Mouna Iltireh, uma das criadoras da revista feminina Marwo ("senhora" em somali). Ao mesclar moda e ativismo social, a publicação ajuda a definir novas tendências de beleza e pensamento entre as mulheres da região.

Ao lado de Mouna, Nachbin visita uma instituição que apoia mulheres pobres contaminadas pelo vírus HIV. Além de medicamentos, as visitantes recebem alimentos. Outro grande problema local entra na pauta do episódio de "Entre Fronteiras": a mutilação genital feminina. Uma prática tradicional e cultural que atinge, segundo estimativas, aproximadamente 98% das djibutianas.

Nesta temporada de "Entre Fronteiras", Luís Nachbin, acompanhado apenas de sua câmera, atravessou o oceano Atlântico para retratar os diferentes povos, idiomas e costumes da África, marcada pelo escravismo e pela dominação imperialista. O jornalista apresenta histórias surpreendentes e heróis do cotidiano, que contribuem para a construção de um olhar original e sensível sobre um continente tão presente na história e na memória coletiva do Brasil.

"Entre Fronteiras – África" é fruto da parceria entre Canal Futura, Turner e Matrioska Filmes.

 

Entre Fronteiras – África

Sextas-feiras, 19h30

Reprises: sábados, 21h30 e domingos, 13h30

Duração: 30 minutos

Classificação: livre 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado