Oi Futuro apresenta VIDEOFOTOPOESIA, releitura dos 30 anos de carreira de Tadeu Jungle


·         Cineasta, poeta e artista visual Tadeu Jungle apresentará, do dia 15 de julho a 8 de setembro, no centro cultural no Flamengo, uma releitura de seus 30 anos de carreira, através da utilização de diversos suportes

·         O destaque ficará por conta da obra TAMTA (Tudo Ao Mesmo Tempo Agora), que mistura tudo o que o artista já fez desde os anos 1970

O Oi Futuro no Flamengo apresenta de 15 de julho a 8 de setembro a exposição TADEU JUNGLE VIDEOFOTOPOESIA, que destaca a produção do videoartista paulista desde o final da década de 1970. Com curadoria de Alberto Saraiva, do Oi Futuro, e patrocínio da Oi e Secretaria de Estado de Cultura, TADEU JUNGLE VIDEOFOTOPOESIA é uma realização do Oi Futuro e Fase 10 Produções. A exposição reúne poemas visuais, instalações e videoprojeções.

A mostra acontecerá em diversos espaços espalhados pelo centro cultural no Flamengo, com destaque para a videoinstalação inédita TAMTA (Tudo Ao Mesmo Tempo Agora), apresentada na galeria do segundo nível. Na obra, o artista "se visita" e mistura tudo o que já fez em 30 anos, envolvendo diversas linguagens artísticas: fotografias, snapshots, trechos de vídeos premiados nos anos 80, vídeos feitos recentemente com celular, poemas expostos em outdoor e anotações de cadernos. Três telas, com projeções simultâneas, compõem uma narrativa em que momentos de tensão e violência se alternam com suavidade e poesia. Uma trilha sonora será composta especialmente para o trabalho.

"TAMTA apresenta um conjunto significativo da produção de Tadeu Jungle, artista responsável pela quebra de paradigmas da videoarte nos anos 1980, em São Paulo", define Alberto Saraiva. "Esta é uma grande oportunidade para o público carioca conhecer melhor a produção do artista, com um repertório instigante que passeia pela poesia visual, fotografia, cinema, dentre outras mídias", explica o curador. 

Artista com trabalhos nos campos da videoarte, videoinstalação, fotografia, cinema, arte-correio, grafite, poesia visual e performance, Tadeu Jungle realiza sua segunda e mais importante exposição individual no Rio de Janeiro. A primeira foi em 2011, no projeto Poesia Visual, quando apresentou no Oi Futuro em Ipanema o poema visual "A Flecha".

 

 

OBRAS EM EXPOSIÇÃO

·         TAMTA (Tudo Ao Mesmo Tempo Agora) – Videoinstalação, numa sala escura, em três telas simultâneas (2º nível)

·         FUGA – Poema visual em grande proporção (230 x 180 cm), feito em 2009, que será aplicado na entrada do Oi Futuro no Flamengo.

·         Vários – Série de poemas visuais caligráficos (alguns inéditos) feitos entre 1983 e 2009 que serão colocados lado a lado nos vitrais do primeiro piso.

·         VOCÊ ESTÁ AQUI – Instalação e parede-colagem com poemas visuais na escadaria e parede do 5º nível, a obra de 1997 já foi utilizada sobre vários suportes. Ela nasceu em uma viagem à Europa, quando Jungle tentou se orientar, sem sucesso, a partir de um mapa de localização numa estação de trem que não tinha o tradicional sinal "você está aqui".

·         PLAYGOD  Vídeoanimação do poema PLAYGOD. Num videowall de quatro monitores, na recepção do centro cultural, PLAYGOD exibirá as frases DEUS ESTÁ AQUI e DEUS NÃO AQUI, alternadamente ou simultaneamente, num movimento nunca repetido.

Sobre Tadeu Jungle

 

Tadeu Jungle é um artista multimeios que transita entre a videoarte, a poesia visual, a fotografia, a TV e o cinema. Iniciou suas atividades no final da década de 1970, em São Paulo, com mídias alternativas: grafites poéticos, arte-correio e poesia em pequenos adesivos. Foi um dos pioneiros na disseminação no Brasil do vídeo como forma de arte. Criou a primeira escola de vídeo no Brasil. Escreveu para vários jornais e revistas sobre o assunto. Apresentou e dirigiu programas de TV, entre eles o emblemático "Fábrica do Som", nos anos 80, lançando várias bandas famosas até hoje. Desde 2000 dedica-se à fotografia. É sócio da produtora de cinema Academia de Filmes, onde dirige filmes, programas de TV e documentários. Dirigiu o longa-metragem de ficção "Amanhã Nunca Mais", tendo Lázaro Ramos como protagonista, lançado em 2011 pela Fox Filmes. Dirigiu o documentário EVOÉ, (com Elaine Cesar) sobre o ator, dramaturgo e diretor Zé Celso, lançado pelo Itaú Cultural, também em 2011. Atualmente prepara uma comédia para o cinema: "Dé Real", além de escrever uma série dramática para a TV, com Estela Renner.

 

 

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.  

 

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e apreços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.  

 

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado