Pesquisador da Unesp apresenta programa na Rádio Cultura


 
Às quintas-feiras, 11h, Marcos Pupo fala sobre polifonia na série Ideias Musicais

Há alguns meses, a Fundação Padre Anchieta convidou cinco especialistas da área da música para que produzissem o programa 'Ideias Musicais', onde escolheriam um tema e desenvolveriam 13 programas, cada um. A Marcos Pupo Nogueira, do Instituto de Artes (IA) da Unesp, coube o tema "O espaço polifônico: ouvindo a simultaneidade".

A série vai ar, na Rádio Cultura FM, entre segunda e sexta-feira, sempre às 11 h. "Decidi aproveitar o convite para divulgar um tipo de música que normalmente tem pouco espaço nas programações das rádios", diz Pupo, que dirigiu o IA entre 2008 e 2012 e hoje coordena a Pós-graduação na instituição.

Entre as temas abordados por Pupo, que ocupa o espaço às quintas-feiras, está a Música Medieval. "Muitas vezes, ouvimos dizer que a polifonia é uma conquista exclusiva do Ocidente, o que não é verdade", conta. "A aventura da sobreposição de ritmos, melodias ou camadas sonoras está presente de alguma maneira em culturas e épocas diferentes".

Música étnica
No próximo programa, que deve ir ao ar no dia 25 de julho, o pesquisador examina a Música Étnica. "O conceito de etnia, na música, é muito amplo, e abrange desde peças clássicas até compositores africanos contemporâneos", ele explica. "Vamos dar especial atenção ao compositor italiano Luciano Berio, que viveu entre 1925 e 2003".

Nos outros dias da semana, "Idéias Musicais" enfoca os seguintes temas: "Master Class" (segunda), "Música fora dos Cânones" (terça), "Polifonias Mestiças" (quarta) e "Reinvenção da Escuta" (sexta).

O programa pode ser sintonizado em 103.30, Radio Cultura FM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado