Philos estreia "A Ascensão do Dinheiro", "Shakespeare na Itália" e "Segredos das Noites Árabes"


Acervo de documentários e espetáculos do Philos, serviço de video on demand da Globosat, ganha novas atrações em julho

Novos conteúdos chegam em julho ao Philos, serviço de video on demand por assinatura (SVoD) da Globosat especializado em documentários e espetáculos de alta qualidade. Entre os destaques estão "A Ascensão do Dinheiro", uma verdadeira aula de economia e história financeira do mundo; "Segredos das Noites Árabes", documentário que aborda os segredos e polêmicas envolvendo o famoso livro "As Mil e Uma Noites"; e "Shakespeare na Itália", sobre as inspirações por trás das obras de sucesso do escritor inglês. 

A série "A Ascensão do Dinheiro", dirigida por Adrian Pennink, é baseada no décimo livro do professor Niall Ferguson, da Universidade de Harvard ("The Ascent of Money: A Financial History of the World"). Apresentado pelo próprio escritor, a série procura explicar a história financeira do mundo, explorando a forma como o nosso complexo sistema financeiro global evoluiu ao longo dos séculos e como o dinheiro moldou o curso das relações humanas.

Ao longo dos seis episódios que dividem essa obra, Ferguson mostra que a história do dinheiro encontra-se de fato no centro da história humana, em que a força econômica determina o controle político, travam-se guerras com o intuito de criar riqueza e barões financeiros influenciam o destino de milhões. Em uma verdadeira aula de economia, o professor traça as origens do dinheiro desde o sistema bancário da família Médici, passando pelo mercado de títulos na Itália renascentista, as bolhas econômicas, as origens do seguro e do mercado livre e o papel das hipotecas na economia empreendedora, chegando até os efeitos da globalização e a importância dos mercados emergentes.

O livro "As Mil e Uma Noites" chegou pela primeira vez no Ocidente há 300 anos, e desde então têm encantado gerações de crianças e adultos seduzidos por sua visão de um exótico e mágico Oriente Médio. No documentário "Segredos das Noites Árabes", o ator e diretor Richard E. Grant busca compreender o sucesso do livro, investigar as origens dessas histórias e desvendar porque a obra ainda causa polêmica nos dias de hoje. Para isso, Grant viaja para Paris, Cairo e Londres a fim de descobrir como as histórias de Sinbad, Ali Babá e Aladim foram levadas ao Ocidente no início do século 18 e posteriormente traduzidas em todas as principais línguas europeias. O apresentador explora o mundo islâmico medieval e descobre que "As Mil e Uma Noites" não é apenas um livro para crianças, e é considerado por muitos no Oriente um livro imoral com histórias profundamente controversas e conteúdo sexualmente explícito.

Conhecer a inspiração por trás de obras como 'O Mercador de Veneza', 'Romeu e Julieta', 'Júlio César', 'Otelo', 'A Megera Domada' e tantas outras. Essa é a premissa do documentário apresentado pelo renomado escritor e historiador italiano Francisco da Mosto. Nesta sedutora série de duas partes ele viaja por Verona, Veneza e Roma revelando belos locais, mitos e histórias italianas que inspiraram alguns dos mais famosos contos de Shakespeare. Assumidamente apaixonado pela Itália, um terço de suas peças - com suas tramas de amor, guerra, fidelidade, traição e, sobretudo, política - se passa no país. Francesco da Mosto se esforça para mostrar como os cenários, a cultura e a aura daquele período preenchiam a imaginação de um escritor britânico do século XVI.

Todas as produções estarão disponíveis para os assinantes doPhilos, que podem assisti-las pela TV (através do decodificador da operadora parceira), pelo site www.philos.tv ou por tablets e celulares, através de apps específicos para sistemas iOS ou Android.

Outras estreias do Philos em julho

Alice: Aventuras no País das Maravilhas (balé)
 - Baseado no homônimo livro de Lewis Carroll, este belíssimo espetáculo criado por Christopher Wheeldon para o Royal Ballet conta a história de Alice, menina curiosa e aventureira que cai na toca de um coelho apressado e é transportada para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares. Apesar de encantar as crianças, o livro tem um riquíssimo subtexto político, linguístico e até mesmo matemático e serve, até hoje, como referência para artistas que flertam com o surreal e o simbólico.

As Bodas de Fígaro (ópera) - "As Bodas de Fígaro" é considerada por muitos a obra-prima de Wolfgang Amadeus Mozart. Diz-se que ao estrear em Viena, em maio de 1786, a ópera-bufa afetou a reputação do compositor, pois satirizava certos costumes da nobreza. Na trama, Fígaro (interpretado pelo barítono uruguaio Erwin Schrott) e Susanna (a soprano sueca Miah Persson), servos da corte do Conde e da Condessa Almaviva, estão noivos. Nos atos 1 e 2, Fígaro planeja enganar o Conde ao ficar sabendo que ele pretende fazer uso do Direito de Senhor e dormir com sua noiva na noite de núpcias. A montagem conta com a participação da orquestra da Royal Opera House, sob a regência de Antonio Pappano. A direção é de David McVicar.

Um Tributo a Thelonious Monk (show) - Um dos arquitetos do bebop, o pianista Thelonious Monk é um dos grandes nomes da história do jazz. Suas mais de 70 composições tiveram impacto sobre artistas de todos os gêneros. Neste espetáculo, o lendário ator Bill Cosby e seu coapresentador T.S. Monk Jr. (filho do artista) apresentam um tributo a este extraordinário músico diretamente do teatro Hammerstein em New York.

Vulcões (documentário - série) - Cerca de 450 vulcões se espalham pelos 40 mil km do Anel de Fogo no Pacífico, onde ocorrem 90% dos terremotos do planeta. A série investiga a cultura e a ciência destas perigosas regiões. Neste episódio, conheça os vulcões e os povos do Equador e do Chile. Vulcanólogos usam tecnologia de ponta para tentar prever a próxima (e iminente) erupção do mais alto vulcão ativo do planeta, o Cotopaxi. Nos Andes, os Mapuche veem os vulcões como altares e lhes pedem energia e fertilidade.

O Poder da Arte, com Simon Schama - ep. 5 (documentário - série) - Simon Schama e seu estilo único nos transportam ao passado para analisar grandes obras de arte da história. No quinto episódio, ele analisa "Marat Assassinado", de David. Quando o jornalista Marat, amigo do povo, foi morto, o pintor da Revolução jurou registrar sua imagem para a posteridade. Com ares propagandistas, a obra se transformou em objeto de culto da "igreja" revolucionária iluminista, tornando a arte cúmplice do poder.

O Poder da Arte, com Simon Schama - ep. 6 (documentário - série) - "Campo de Trigo com Corvos", tida como a última obra de Van Gogh é o objeto de pesquisa do sexto episódio. O famoso impressionista só começou a pintar aos 30 anos e suas obras sombrias e sofridas não encontraram aceitação no meio artístico. Sua importância só foi reconhecida bem depois de sua trágica morte em um hospício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado