Série de documentários inédita no HISTORY elege os 101 Objetos, Fast-foods e Inovações que entraram para a história

 

O documentário 101 Objetos que Mudaram o Mundo, que o HISTORY estreia do dia 13/7, sábado, às 22h, mergulha na história de coisas que, se não tivessem sido usadas por determinada personalidade ou para um propósito nobre ou outras muitas variáveis, não passariam disso – coisas! Ou seja, um pedacinho de rocha é apenas isso até que seja revelado que é da Lua. É quando se revela mais do que é objetivamente e se torna uma conquista para a humanidade. Uma guitarra é somente um instrumento, mas se nos dizem que pertencia a Jimi Hendrix, então ela não é mais uma simples caixa de madeira com cordas e ganha o significado de toda uma geração. Alguns objetos são únicos – como a máscara mortuária do Rei Tutankamon – e outros são universais – como uma aliança de casamento –, mas todos afetam de forma muito pessoal a todos. São símbolos, e sem eles o mundo não seria o mesmo.

 

É sobre esses e muitos outros objetos que são ranqueados pelo especial, até chegar ao Top 1 de todos os tempos no mundo ocidental – a Bíblia (imagem). Sem ela não haveria crucifixos, árvores de Natal. Sem ela, Davi de Michelangelo seria só um pedaço de pedra e o Santo Sudário não passaria de um pano. É graças a ela que esses e outros objetos ganham importância histórica, o que demonstra que sua grandeza é tão patente que influencia demais invenções. Sua influência é tão clara que se contam seis bilhões de reproduções no mundo, presentes em templos e nas casas de judeus, evangélicos e católicos. A Bíblia poderia ser o objeto mais comum e palpável da história, não fosse o mais relevante de todos.

 

Na semana seguinte, dia 20/7, sábado, às 22h, o episódio 101 Fast-foods que Mudaram o Mundo traça um histórico dos diferentes tipos de comida rápida que ganharam as grandes e pequenas cidades de todo o planeta, numa época em que tempo é dinheiro e o os minutos dedicados a uma boa refeição são cada vez mais escassos. Além das inevitáveis batatinhas fritas e o hambúrguer nosso de cada dia, o documentário inédito vai das cavernas à era espacial e analisa como ao longo do tempo o homem necessitou adaptar à comida a seu estilo de vida. O programa propõe um passeio aos tempos em que não se cogitava a geladeira e o único modo de consumir a carne era na hora do abate ou conservada em sal, o famoso charque (imagem), e explora a tecnologia das comidas "espaciais" que alimentam as tripulações de astronautas.

 

Para finalizar a maratona, no dia 27/7, às 22h, em 101 Inovações que Mudaram o Mundo, estão em pauta as ideias que começaram com uma fagulha, mas cresceram e facilitaram a vida da humanidade em diversas épocas, como a invenção da vela para driblar a escuridão da noite e o advento do telefone (imagens) para se comunicar a distância. A disseminação da invenção de Graham Bell, aliás, possibilitou o que se conhece como namoro moderno, nos anos 20. Mocinhas não precisavam mais da presença de um parente na sala para namorar, elas podiam ficar no conforto de seus quartos e falar com os rapazes apaixonados a qualquer hora. Entre outras ideias bem-sucedidas e valiosíssimas: a máquina a vapor, o telescópio e a internet. O programa inédito mostra ainda como algumas inovações nasceram do simples uso, como o martelo, enquanto outras desafiaram os limites do que se acreditava ser possível, como o avião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado