TV5MONDE festeja o 14 de Julho com especial inédito e concerto ao pé da Tour Eiffel

dom 14 - 20h30

 

SEGREDOS DA HISTÓRIA edição especial

Um programa do canal France 2

2013

Duração: 80 min

 

Apresentação: Stéphane Bern

 

14 de julho de 1789: a manhã da grande noite

14 de julho de 1789. A Bastilha, símbolo da arbitrariedade real, cai nas mãos dos revolucionários. Nesta edição especial de SEGREDOS DA HISTÓRIA, Stéphane Bern nos leva a reviver, hora por hora, o dia que marcou para sempre a História da França. Inúmeras lendas ainda hoje acompanham o grande acontecimento. O que realmente se passou? O que sabem, precisamente, os historiadores?

 

Vamos aos próprios locais onde se passaram os acontecimentos dos dias 12, 13 e 14 de julho: os jardins do Palais Royal, onde o revolucionário Camille Desmoulins exorta os parisienses à revolta; o jardim das Tulherias, onde um grave erro da guarda desencadeia a ira popular; o Hôtel des Invalides, invadido por 8 mil amotinados que se apossam de fuzis... sem pólvora; o castelo de Versalhes, onde Luis XVI é informado dos eventos: "É uma revolta? Não, Majestade, é uma revolução!"; e finalmente a fortaleza da Bastilha, onde ocorrerá a invasão final.

 

Com a participação de: Jean Tulard (Membro do Institut d'Étude Politique de Paris), os historiadores Claude Quétel, Patrice Gueniffey, Jean-Christian Petitfils, Evelyne Lever, Eric Hazan, Gérard Bonn, Charles Zorgbibe e Michel de Decker; Philippe de Carbonnières (Museu Carnavalet de Paris), Pierre Casselle (Hôtel de ville de Paris), Aldo Bastié (Castelo de Tarascon) e Mickaël Blasselle (Museu do Exército de Paris).

 

LEGENDAS EM PORTUGUÊS

 

dom 14 - 21h15

 

LE CONCERT DE PARIS

Concerto comemorativo ao pé da Tour Eiffel, em Paris, antes da tradicional queima de fogos de artifício do 14 de julho, a festa nacional francesa. O espetáculo celebra o eterno romantismo de Paris, com obras primas interpretadas pela Orchestre National de France e o Coro de Radio France, sob a regência de Daniele Gatti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado