“100% boliviano, mano” é o destaque da semana no Sala de Notícias do Canal Futura


No dia 26/9 (quinta-feira) o documentário inédito "100% boliviano, mano", dirigido por Luciano Onça e Alice Riff, acompanha a trajetória de Choco, um jovem boliviano de 15 anos de idade que vive em São Paulo desde os nove. Imigrantes sempre povoaram a paisagem urbana da capital paulista, desde o final do século XIX e início do XX. Mas os egressos da Bolívia só começaram a se estabelecer de forma significativa na cidade a partir da década de 1990, quando a crise econômica boliviana afugentou muitos "hermanos". Choco, no entanto, faz parte de uma segunda onda de migração. Sem perder de vista suas tradições e origem, o jovem enfrenta os dilemas de crescer numa cidade que, embora cosmopolita, não é sua terra natal.

 

 

 

SALA DE NOTÍCIAS

 

Segunda-feira a sexta-feira, 14h35

Reprise: Quinta-feira, às 21h

 

 

23/09 – segunda-feira - Almas das coisas

 

Direção: Rafael Bacelar

 

A Feira de objetos antigos e usados da Praça XV acontece todo sábado, no centro histórico do Rio de Janeiro. Com mais de quinhentas barracas, onde se encontra praticamente de tudo, a feira recebe até 15 mil visitantes por dia e é a maior do gênero na América Latina. Transitar por ela é percorrer um verdadeiro labirinto de histórias. Mas, com a demolição do Viaduto da Perimetral, sob o qual tem sido montada, a Feira ainda não um novo lugar para acontecer.

 

 

24/09 – terça-feira – Muqui, Cidade de Reis (inédito)

Direção: Eliza Capai

"Muqui, Cidade de Reis" é um cortejo pelo maior sítio histórico capixaba, conduzido por Mestres de Folias de Reis: a vida no campo, a devoção e o mais antigo encontro de Folias do país são algumas de nossas bandeiras.

 

25/09 – quarta-feira – Américo, um cowboy dentro da lei

 

Direção: Pablo de Moura

 

A vida de Américo é daquelas que beira o inverossímil. Durante 18 anos, de 1989 a 2007, ele conciliou a profissão de escrivão da Polícia Federal com a atividade de cantor de uma banda cover de Raul Seixas, a Raul Queixas & Mágoas. Neste episódio do programa Sala de Notícias, Américo conta sua história intercalando depoimentos e fatos que são narrados por ele no decorrer do documentário.  Com a morte de Raul Seixas, em agosto de 1989, Américo decidiu com um grupo de amigos fazer uma homenagem ao grande ídolo. A homenagem que seria apenas um show acabou se transformando numa banda que existe até hoje. No decorrer do programa, Américo conta de forma resumida os fatos que aconteceram em sua vida e como a obra de Raul Seixas influenciou sua vida.

 

 

26/09 - quinta-feira – 100% Boliviano, mano (inédito)

 

Direção: Luciano Onça e Alice Riff

 

Choco tem 15 anos, é boliviano e vive em São Paulo, no Bairro do Bom Retiro, desde os nove anos de idade. Assim como Choco, a cidade de São Paulo possui uma comunidade de imigrantes bolivianos em fase de consolidação. Os imigrantes bolivianos começaram a se estabelecer massivamente na cidade na década de 1990, na maioria dos casos fugindo da crise econômica de seu país em busca de trabalho. Grande parte dessa comunidade trabalha nas oficinas de costura da região central. 100% Boliviano, mano acompanha o cotidiano de Choco, buscando compreender  esta segunda geração de bolivianos que vem criando raízes na cidade.

 

27/09 - sexta-feira – Silêncio, Família

 

Direção: Maria Clara Escobar

 

Carlos Henrique Escobar, um importante intelectual brasileiro de esquerda, foi preso e torturado, em 1973, quando o país vivia numa Ditadura Militar (1964-1985). Ele nunca falou sobre essa dolorosa experiência com sua filha, a realizadora Maria Clara Escobar, o que só fez aumentar o interesse dela. Mesmo nos dias de hoje, Escobar, que vive em Portugal, ainda tem dificuldade de lidar com essas lembranças. No documentário Silêncio, Família mais uma vez Clara tenta descobrir o que realmente aconteceu com o pai. A tarefa não é fácil mas revela de forma clara como uma experiência limite como a tortura impacta a vida de um homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado