Educação é destaque no jornalismo do Canal Futura na próxima semana

"Sala de notícias" exibe documentários que enfocam os diferentes aspectos da educação na Amazônia e Antônio Góis conversa com especialistas sobre habilidades não cognitivas e o perfil do educador brasileiro na série "Entrevistas"

 

 

De 16 a 19/9 (segunda a quinta-feira), às 14h35, o Sala de Notícias - Educação na Amazônia continua a exibição de episódios inéditos. Serão apresentados os programas intitulados "Formação dos professores" (16/9), "Currículo tradicional e saber local" (17/9), "Impacto dos grandes projetos" (18/9) e "Tecnologia" (19/9). Fruto de uma parceria entre o Futura e a Fundação Carlos Chagas, a série busca difundir iniciativas educativas voltadas para povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas e urbanos, mostrando ao público a diversidade da região.

 

Nos dias 16 e 18/9 (segunda e quarta-feira), às 21h, o jornalista Antônio Góis receberá  especialistas para analisar os principais desafios relacionados à educação no Brasil na série "Entrevista". Na próxima semana, as convidadas Tatiana Filgueiras, coordenadora de avaliação do Instituto Ayrton Senna, e Priscila Cruz, diretora-executiva do Movimento Todos pela Educação, tratam de assuntos como o desenvolvimento de habilidades não cognitivas (ou seja, motivação, autonomia e relacionamentos interpessoais, entre outros) nas instituições de ensino e o perfil do professor no Brasil. O objetivo do programa é ampliar o debate sobre a educação, além de apontar caminhos para a melhoria da qualidade do ensino no país.

 

Confira as sinopses da semana:

 

16/09 - segunda-feira

 

14h35 – Educação na Amazônia - Formação dos professores

Direção: Jorge Mansur

O Pará é o estado que mais recebe recursos do PARFOR, o Plano Nacional de Formação de Professores. São mais de 23 mil professores/alunos que, apesar de darem aulas, não tinham licenciatura específica. Mesmo assim, a qualificação dos professores na Amazônia ainda é deficiente. Como resultado, os alunos não aprendem o suficiente para seguir adiante e abandonam as salas de aula. O programa mostra um pouco da vida desses alunos que, apesar dos problemas, continuam lutando em busca de seus sonhos e realizações profissionais. A maioria está no campo, longe dos grandes centros. Cilene, a professora que sonhava em se licenciar em matemática e, depois de três anos, conseguiu se matricular no PARFOR. Evacir, que acabou tirando dinheiro do próprio bolso para ajudar os colegas é outro exemplo registrado no episódio.

Teaser:http://www.youtube.com/watch?v=L_CrDGqap2k&feature=youtu.be

 

21h – "Entrevista" - Parte 1 – Habilidades não cognitivas

Cada vez mais surgem evidências empíricas de que fatores como a motivação, controle emocional e capacidade de trabalhar em grupo são fundamentais para o sucesso na vida adulta, fomentando debates acadêmicos sobre a  teoria de que uma  escola não pode ser avaliada apenas pelo desempenho de seus alunos em testes nacionais de português e matemática. Para tratar do tema, Antônio Góis entrevista Tatiana Filgueiras, coordenadora de avaliação do Instituto Ayrton Senna. 

 

 

17/09 - terça-feira

14h35 - Educação na Amazônia - Currículo tradicional e saber local

Direção: Jorge Mansur

O episódio aborda um tema muito recorrente na Região Norte e quase desconhecido em grandes centros urbanos: o valor do saber local. O programa apresenta como o conhecimento dos moradores é incorporado ao currículo tradicional, desenvolvido com base no meio urbano para as escolas de todo o país. Como a diversidade é enorme, uma das lutas de muitos segmentos ligados à educação na Amazônia é a diversificação dos currículos de acordo com cada região. Enquanto isso não acontece, muitas escolas acrescentam e modificam certas questões apresentadas nos livros escolares. É o caso da Escola Nossa Senhora de Fátima, na comunidade de Anã, quatro horas de barco de Santarém, no Pará. Já na Ilha de Combu, perto de Belém, os professores buscam os hábitos locais para ajudar na pedagogia.

Teaser:http://www.youtube.com/watch?v=KcX9dFdoYQo&feature=youtu.be

 

 

18/09 - quarta-feira

14h35 - Educação na Amazônia – Impacto dos grandes projetos

Direção: Jorge Mansur

O episódio se passa na cidade de Altamira, no interior do Pará, onde mudanças aconteceram, principalmente na educação, com a chegada do Consórcio de Belo Monte, que está construindo a terceira maior hidrelétrica do mundo na região. A cidade recebeu em menos de um ano mais de trinta mil novos moradores. O custo de vida subiu muito e até o açaí e a farinha, alimentos tradicionais da região, quase triplicaram de preço. Nesse contexto, a educação sofre maiores impactos. Mais de 1000 novos alunos em um ano. Como receber esse contingente se não há salas de aula? O aumento comprometeu a qualidade do ensino. Foram criadas salas anexas em algumas escolas, mas de forma precária. Um dado curioso é o fato de que alguns professores largaram o magistério para trabalhar no consórcio, o que mostra como a profissão é pouco valorizada. O documentário traz depoimentos marcantes de professores, diretores de escola que mostram que, apesar dos problemas, a vontade de conseguir uma educação de qualidade ainda persiste.

Teaser:http://www.youtube.com/watch?v=NIvMG8xO8iw&feature=youtu.be

 

21h – "Entrevista" - Parte 1 – O perfil do professor no Brasil 

Em 2010, segundo dados do IBGE, o salário médio de um professor que dava aula no ensino fundamental correspondia a apenas 60% da média dos demais profissionais com nível superior. Logo, uma pergunta a ser feita é: quem quer ser hoje professor no Brasil? E o que precisa ser repensado em termos de formação docente no Brasil? Para discutir essa questões, Antônio Góis conversa com a diretora-executiva do Movimento Todos pela Educação Priscila Cruz.

 

 

19/09 - quinta-feira

14h35 - Educação na Amazônia – Tecnologia

Direção: Jorge Mansur

Quando o assunto é acesso à tecnologia, o Pará figura como um dos estados com mais dificuldades do Brasil. Apenas 20% das casas têm computador e somente 25% da população têm acesso à internet. Muitos municípios ainda carecem de falta de energia elétrica. O episódio "Tecnologia" irá mostrar como educadores, famílias e políticos estão tentando melhorar a educação em uma região onde os jovens não têm acesso aos mínimos recursos de tecnologia. As escolas de ensino fundamental carecem de salas de informática e professores especializados, pois alguns não possuem qualquer conhecimento sobre informática. Por outro lado, quando há um mínimo de recursos, os resultados aparecem rapidamente. Em Anã, jovens alunos do ensino fundamental usam o celular para gravar vídeos sobre a comunidade e publicar no YouTube através de um único computador. A iniciativa ajudou a resgatar a cultura local e, em tempos de internet, divulgar o turismo na região.

Teaser: http://www.youtube.com/watch?v=cD1fh8OaBjg&feature=youtu.be

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado