Futura: “Sala de Notícias” exibe série sobre a educação na Amazônia

Entre os dias 9 e 19 de setembro, o Canal Futura apresenta documentários que enfocam os diferentes aspectos da educação na região

 

Os desafios, as metodologias e as boas práticas pedagógicas de projetos educacionais implementados hoje na Amazônia serão tema de uma série especial no Canal Futura. Com oito episódios documentais de 15 minutos cada, dirigidos por Jorge Mansur, o Sala de Notícias: Série Especial Educação na Amazônia busca difundir iniciativas voltadas para povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas e urbanos, mostrando ao público a diversidade da região. Fruto de uma parceria entre o Futura e a Fundação Carlos Chagas, os documentários serão exibidos de segunda a quinta-feira, às 14h35, entre os dias 9 e 19 de setembro.

 

Intitulados "Desafios da floresta" (9/9), "Caminho das águas" (10/9), "O Campo" (11/9), "O saber indígena" (12/9), "Formação dos professores" (16/9), "Currículo tradicional e saber local" (17/9), "Impacto dos grandes projetos" (18/9) e "Tecnologia" (19/9), os programas trazem à tona as peculiaridades do contexto geográfico e da realidade socioeconômica das comunidades locais no estado do Pará.

 

O primeiro episódio, "Desafios da Floresta", traça um panorama do sistema educacional e seus desdobramentos para os povos amazônicos. A partir de depoimentos de professores, educadores e outros personagens que vivem o dia a dia nas escolas, o programa trata, por exemplo, da dificuldade de se levar aos municípios mais distantes o material necessário para a construção de salas de aula.

 

Segundo dados do Ministério da Educação, a qualidade da educação na Amazônia está abaixo da média nacional, com nota 3,3 nas primeiras séries do Ensino Fundamental — a média nacional é 3,8. Com a difusão do programa Sala de Notícias: Série Especial Educação na Amazônia, o Canal Futura vem ressaltar que o desafio da implementação da educação na região é uma questão que deve ser incorporada à pauta de discussões nacionais, e não apenas locais. O conteúdo também ficará disponível no site www.futura.org.br.

 

SALA DE NOTÍCIAS: SÉRIE ESPECIAL EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA

Estreia: 9 de setembro (segunda-feira), às 14h35

Exibição: de segunda a quinta-feira (9 a 12/9 e 16 a 19/9), às 14h35

 

Sinopses da semana de 9 a 12/9

 

09/09 – segunda-feira, 14h35 – Educação na Amazônia - Desafios da floresta

Direção: Jorge Mansur

A partir de depoimentos de professores, educadores e, principalmente, daqueles que vivem o dia a dia nas escolas do campo, o programa traça uma radiografia do setor educacional e seus desdobramentos para os povos da floresta. Um dos maiores problemas é a dificuldade logística para levar às escolas o material necessário para construção de salas de aula em municípios mais distantes. Estradas mal conservadas e, muitas vezes, inexistentes tornam o desafio ainda maior. Em função da enorme quantidade de rios, o transporte hidroviário acaba sendo muito utilizado encarecendo os custos da construção escolar. As dificuldades de acesso acabam tornando deficiente a formação dos professores. No Pará, somente 10% dos professores têm o ensino superior. Em função da baixa densidade populacional na maior parte das cidades da região norte e, especificamente, do estado do Pará, o sistema de classes multisseriadas, onde se misturam alunos do 1ºao 4º ano, foi a solução encontrada para não deixar as crianças fora da sala de aula. Porém, a eficiência desse sistema é muito discutida.

 

10/09 – terça-feira, 14h35 - Educação na Amazônia - Caminho das águas

Direção: Jorge Mansur

As chuvas e as águas dos rios fazem parte da vida do povo da Amazônia e são tema do episódio "O caminho das águas" da série especial do Sala de Notícias – Educação na Amazônia.  Oitenta e cinco por cento do território do Pará é composto por rios e igarapés. Como levar a educação de qualidade aos povos ribeirinhos, aos que vivem nas várzeas e a tantas outras comunidades que, em muitos casos, só podem ter acesso através dos rios? O documentário apresenta cenas surpreendentes de escolas destruídas pela força do rio Amazonas. E traz questionamentos: como vivem os ribeirinhos e como é a educação nas ilhas que estão próximas a Belém, onde o transporte escolar é feito por lanchas e barcos, e dependem sempre da maré e do bom tempo?  E ainda uma experiência de sucesso na educação dos ribeirinhos, que é a Casa Escola de Pesca, uma ilha de excelência em meio a tantas dificuldades.

 

11/09 – quarta-feira, 14h35 - Educação na Amazônia - O campo

Direção: Jorge Mansur

O Pará tem aproximadamente dois milhões de estudantes. A maioria no meio rural. De todas as escolas do estado, setenta por cento estão no campo. Assentados, extrativistas e agricultores lutam pelo direito à educação. No episódio "O campo" da série especial do Sala de Notícias – Educação na Amazônia vamos conhecer uma escola, em Castanhal, que só foi construída em função da luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e, que hoje, atende aos moradores vizinhos que nunca tiveram escola nas proximidades. O programa passa ainda pelo rio Arapiuns, a caminho da Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns. Lá, na comunidade de Anã, vamos ver como a escola vai além do currículo básico tentando se integrar com a cultura local. Uma das alunas ganhou o prêmio de redação na Olimpíada da Língua Portuguesa. Por fim, a Casa Familiar Rural de Altamira, onde a educação se dá a partir da pedagogia da alternância, um método onde os estudantes dividem o tempo entre a escola e as atividades no campo.

 

12/09 - quinta-feira, 14h35 – Educação na Amazônia - O saber indígena

Direção: Jorge Mansur

Como se dá a educação para os povos indígenas no Brasil? A maior parte das aldeias está localizada em regiões de difícil acesso. Por conta disso, a construção das escolas fica prejudicada e os indígenas acabam tendo de improvisar usando suas próprias casas como escola. Este é um debate recorrente entre educadores em todo país. O episódio "O saber indígena" da série especial do Sala de Notícias – Educação na Amazônia leva o espectador à Aldeia dos Tembés, onde funcionam várias pequenas escolas, criadas pelos moradores. Lá trabalham professores indígenas e não indígenas. Apesar das dificuldades, alguns estudantes indígenas conseguiram entrar na Universidade do Estado do Pará através do sistema de cotas, e pretendem se formar e voltar para as aldeias para ajudar na educação e na saúde de seus povos. Vamos conhecer também um simpático professor, que é o primeiro indígena a lecionar em uma universidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado