Novos episódios de “Um Pé de Quê?” no Canal Futura

Nesta temporada, a apresentadora Regina Casé visita um oásis na região do Cariri cearense e conta a história do milho, desde as suas origens ancestrais no México à sua difusão por todos os continentes

 

A partir do dia 25 de setembro (quarta-feira), o Canal Futura exibe programas inéditos do "Um Pé de Quê?". A atração, realizada pela Pindorama, com apresentação de Regina Casé e direção de Estevão Ciavatta estreia nova temporada com cinco episódios e uma seleção especial dos melhores momentos das gravações. Sempre às quartas-feiras, às 22h30, "Um pé de quê?" faz um passeio pelas mais diversas áreas de conhecimento – da música à culinária, da geografia à botânica, da antropologia ao paisagismo – usando a árvore como ponto de partida.

No episódio de estreia, dia 25, "Louro D'água e Janaguba", a equipe do "Um Pé de Quê?" viaja até o sul do Ceará e desvenda riquezas em um oásis no meio da caatinga e do cerrado: a Chapada do Araripe. A área localizada na região do Cariri cearense abriga o mais expressivo patrimônio paleontológico, com fósseis e pinturas rupestres pré-históricas que contribuem para a famosa profecia atribuída a Antônio Conselheiro – "o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão."

Com formações florestais semelhantes à Mata Atlântica, a Chapada do Araripe conta com árvores como o louro d'água, que serve de alimento para o soldadinho-do-araripe, um passarinho endêmico da região. Outra espécie apresentada no programa é a janaguba, cuja seiva é muito procurada por seus poderes medicinais. Regina Casé conversa com moradores do Cariri que compartilham saberes transmitidos entre gerações.

Nas próximas semanas, o Futura exibe os episódios intitulados "Angico" (2/10), "Umburana" (9/10), "Milho" (16/10), "Guapeba" (23/10) e um programa especial com os principais momentos da nova temporada (30/10).

"Um Pé de Quê?" estreou na TV há 12 anos. O programa apresenta a origem das árvores e mostra a importância das diversas espécies na vida das populações, na formação cultural e na história no Brasil.

UM PÉ DE QUÊ?

Estreia: 25 de setembro, quarta-feira, 22h30

Exibição: quarta-feira, 22h30

Reprise: segunda-feira, 13h30

Duração: 30 minutos

Classificação indicativa: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado