“Sobre Rodas América Latina” evidencia a criatividade popular no Canal Futura a partir da quinta-feira, 26


Artistas, vendedores ambulantes e personagens inusitados que exercem atividades sobre rodas em vias públicas estrelam a nova série

realizada em parceria com a Turner, Abbas Filmes e Ocean Films

 

As ruas de grandes cidades do continente americano servem de cenário para os protagonistas da nova série do Canal Futura, "Sobre Rodas América Latina", dirigida pelo produtor carioca Sérgio Bloch. O programa estreia no dia 26 de setembro (quinta-feira), às 21h30, com episódios gravados em diferentes países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Cuba.

No roteiro, a criatividade de personagens que se destacam na paisagem urbana, tais como o vendedor de esfirras que desfila pelas praias montado em um camelo cenográfico; a criteriosa vendedora de livros usados que lê todas as obras para determinar um preço justo de acordo com o conteúdo dos exemplares; ou o tocador de organillo (instrumento musical conhecido como realejo em português, uma espécie de órgão cujo teclado é manejado por meio de uma manivela) que se apresenta acompanhado por um papagaio adestrado.

O projeto nasceu a partir de uma pesquisa de cinco anos e contou com a participação de internautas, responsáveis por boa parte das indicações de personagens. Segundo Bloch, também autor do premiado "Guia Carioca da Gastronomia de Rua", reunir o elenco dos 13 episódios semanais da série demandou um trabalho semelhante a "procurar agulha num palheiro".

"O nosso universo era muito amplo, o continente americano com muitos países e diversas culturas. Além disso, buscávamos algo muito específico: pessoas independentes que ganhassem a vida utilizando um veículo movido a tração humana e realizassem um trabalho significativo para elas. Ou seja, que as atividades e os equipamentos, o carrinho ou a bicicleta, transmitissem a alma dos personagens retratados, como se transbordassem suas personalidades", ressalta o diretor.

A motivação para o programa surgiu de experiências anteriores, como o longa "Olho na rua" (2001), acerca de profissionais que trabalham nas vias públicas do Rio de Janeiro. A iniciativa ganhou profundidade com a expansão para outras fronteiras além do Brasil. "A rua é um espaço de convivência, democrático, para todos. O programa mostra pessoas que integram prazer e trabalho. Os veículos, na verdade, são como extensões deles próprios", avalia Bloch.

Na quinta, dia 26, o episódio de estreia é dedicado à arte de entreter o público: no Rio de Janeiro, a Cyclophonica é a única orquestra onde os músicos tocam enquanto pedalam; em Buenos Aires, Charly faz proezas na roda alemã e o acrobata e palhaço Von Rueda pedala a menor bicicleta do mundo; em Santiago, o mímico Luis cria esculturas com balões; e, em Havana, Rodney é um mensageiro que pratica esportes radicais sobre rodas.

A atração é fruto da parceria entre Turner, Abbas Filmes e Ocean Films e contou com apoio da Agência Nacional do Cinema (ANCINE). "Sobre Rodas América Latina" chega também ao canal Glitz*, da Turner, com estreia prevista até o fim do ano.

 

SOBRE RODAS AMÉRICA LATINA

Estreia: 26 de setembro, quinta-feira, às 21h30

Exibição: quinta-feira, 21h30

Reprise: domingo 19h e segunda-feira 14h

Duração: 30 min

Classificação indicativa: livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado