TELECINE CULT EXIBE ESPECIAL ‘JORGE AMADO NO CINEMA’


No dia 13 de setembro, sexta-feira, o Telecine Cult homenageia o saudoso escritor baiano Jorge Amado com um especial que irá exibir dois clássicos baseados em livros de sua autoria: Capitães da Areia (2011) e Gabriela (1983). Um dos mais famosos e traduzidos romancistas brasileiros, Amado teve sua obra adaptada para cinema, teatro e televisão. Foi casado com Zélia Gattai, também escritora, que o sucedeu na Academia Brasileira de Letras. Entre diversos prêmios, em 1994 viu sua obra ser reconhecida com o Camões, atribuído a autores que contribuíram para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.

Capitães da Areia abre a programação às 18h15. Dirigido por Cecília Amado, neta do autor, o longa venceu na categoria Melhor Filme no Los Angeles Brazilian Film. Na história, Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias e crescem juntos nas ruas de Salvador. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia, Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte), que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados com a presença de uma mulher no local.

Às 20h10 é a vez de Gabriela, de Bruno Barreto. Baseado no livro Gabriela, Cravo e Canela, o romance se passa na Bahia, em 1925, quando uma retirante chamada Gabriela (Sônia Braga) chega a Ilhéus fugindo da seca do Nordeste. Com sua sensualidade e beleza, ela conquista Nacib (Marcello Mastroianni), o proprietário do bar mais popular da cidade. Apaixonados, eles se casam, mas as coisas começam a mudar quando Gabriela o trai com o maior conquistador da cidade.

SERVIÇO:

Dia 13 de setembro, sexta-feira, no Telecine Cult.

Às 18h15: Capitães da Areia
Direção: Cecília Amado e Guy Gonçalves.
Elenco: Jean Luis Amorim, Ana Graciela e Robério Lima.
BRA, 2011. Aventura. 95 min. 16 anos.

Às 20h10: Gabriela
Direção: Bruno Barreto.
Elenco: Sonia Braga, Marcello Mastroianni e Paulo Goulart,.
BRA, 1983. Romance. 96 min. 16 anos.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

​EM SAFRA INÉDITA NO TLC, “OS BUSBYS + 5” VIAJAM A NOVA YORK E APOSTAM EM NOVO NEGÓCIO

​NOVA SAFRA DE “UMA MULHER DE PESO” NO TLC SEGUE WHITNEY THORE EM FASE CRÍTICA DA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

Série Rotas do Ódio estará com acesso livre no Universal Channel Play nesta semana