CANAL OFF EXIBE O DOCUMENTÁRIO NACIONAL INÉDITO “ARQUITETOS DO SKATE” NO DIA 21 DE OUTUBRO


Sylvio Azevedo e Bruno Pires contam como o skate despertou o amor pela arquitetura em suas vidas

Divulgação Canal OFF

 

No dia 21 de outubro, segunda-feira, às 23h, o Canal OFF exibe o documentário nacional inédito "Arquitetos do Skate". Os cariocas Bruno Pires, 26 anos, e Sylvio Azevedo, 37, contam como a prática do skate despertou o amor pela arquitetura em suas vidas. A dupla que é referência na construção de pistas de skate no Brasil e no mundo, relembra suas principais obras como a construção do Parque de Madureira e viaja para Barcelona a fim de buscar referências e inspiração para novos projetos. A produtora é a Faissol Filmes.

 

"O skatista é um observador nato, ele tem uma maneira diferente de ver a cidade. O meu interesse pela arquitetura veio através do skate. A forma e a função é o que difere a arquitetura das outras artes. O skatista observa as formas e dá um novo sentido para o que ele está vendo", declara Sylvio Azevedo.

 

No Rio de Janeiro, a dupla é responsável pela criação e construção dos 3.850 metros quadrados do Parque de Madureira inaugurado em 2012. "As pessoas não enxergavam aquilo como uma coisa que ia ter tanta repercussão. Ao apresentar o projeto, tivemos um discurso muito conciso e elaboramos um documento de umas 20 páginas com um argumento muito forte pra que aquilo realmente acontecesse", conta Sylvio sobre o projeto. No dia da inauguração, a pista recebeu grandes nomes do skate nacional e internacional, como Tony Hawk. "A realização deste projeto é revolucionária pra gente de várias formas, como skatista, arquiteto, urbanista e paisagista. Tudo que a gente estudou, viu e vivenciou na construção do Parque de Madureira foi como uma grande escola", completa Sylvio.

 

Ainda no Rio, Sylvio e Bruno, na companhia de skatistas como Ademar Luquinhas, Miguel Felipe, Yuri Amorim e Gabriel Bila, visitam os espaços da Praça XV no Centro, os arredores do Estádio Olímpico João Havelange, mais conhecido como Engenhão e a nova pista da Lagoa. Durante a visita ao novo Bowl de Campo Grande, a dupla narra detalhadamente sobre a construção do espaço. "Foi a primeira obra que fizemos o papel de construtora, foi um desafio, nos envolvemos muito mais e contratamos projetistas internacionais  que trouxeram transições e formas mais artesanais que proporcionam sensações diferentes quando usamos a pista", conta Sylvio.

 

Entre os atuais projetos de Sylvio e Bruno no Rio de Janeiro estão a revitalização da Praça Duó na Barra da Tijuca e a reforma do Complexo do Alemão. "É muito interessante poder participar de um projeto em um lugar que possui acesso precário à cultura e ao esporte, é muito bom poder criar essa oportunidade para as crianças do local", diz Sylvio.

 

Em Barcelona, a dupla observa a cidade por outro ângulo e conta curiosidades sobre os espaços que geram a prática do skate, como a praça em frente ao Macba – Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. "Eu acho que o skate e a arquitetura possuem uma relação direta. O skate acontece na cidade e sem a arquitetura o skate não aconteceria", declara Bruno ao analisar a arquitetura de Barcelona.

 

Os arquitetos e skatistas Bruno Pires e Sylvio Azevedo tentaram fazer desde o início da faculdade a interação ideal dos dois mundos. Hoje, a dupla possui uma sociedade no Rio Ramp Design, escritório responsável pela concepção das principais pistas e rampas de skate que foram erguidas na cidade do Rio de Janeiro nos últimos tempos e que também possui projetos internacionais.

 

OFF DOCS (NACIONAL) – "Arquitetos do Skate" (INÉDITO)

Estreia: Segunda, 21 de outubro, às 23h, no Canal OFF

Horários alternativos: terça às 12h e domingo às 23h

Classificação Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado